Chuva histórica causa danos em Aichi e Gifu

Chuvas torrenciais acima de 90mm/h causam estragos em Inuyama e arredores.

Como ficou Oguchi-cho logo após a chuva torrencial (Sankei News)

Até as 14h00 desta sexta-feira (14) os danos causados pelas chuvas torrenciais e históricas são materiais, sem informação de feridos.

Publicidade

Segundo a NHK, 17 edificações sofreram com a inundação, sendo que 2 residências a água subiu além do nível do piso, uma em Komaki (Aichi) e outra em Oguchi-cho, vizinha de Inuyama. Já o Sankei News informou que em Inuyama uma casa sofreu inundação e outras 7 a água chegou ao piso.

Uma estrada está interrompida no trecho entre Maebara e Imai, em Inuyama, por conta de um deslizamento. Os sedimentos cobriram a estrada. Um grande trecho da estrada próxima ao Rio Gujo, entre Inuyama e Oguchi-cho, está alagada por conta da enchente.

Às 12h46 a água batia nos joelhos em Oguchi-cho (Sankei)

Ordem de evacuação em Aichi e Gifu

Em Inuyama, cerca de 30 mil famílias, ou cerca de 74 mil pessoas, foram avisadas para se dirigirem aos 45 abrigos da cidade, no período da manhã. A cidade de Komaki também deu ordem de evacuação para 700 famílias, cerca de 1.400 pessoas.

Na província de Gifu, não foi diferente. As autoridades locais de Kawabe-cho e Hichiso-cho, deram ordem de evacuação para 5 mil famílias, cerca de 14 mil pessoas.

Estacionamento com a água quase cobrindo os pneus dos veículos em Oguchi-cho (Sankei)

Apagão em Aichi e Gifu

A cidade de Kakamigahara teve apagão registrado em 2.600 edificações, por volta das 9h15, segundo a Companhia Elétrica Chubu. O mesmo ocorreu, mais tarde, por volta das 10h40, em Konan e Oguchi-cho. Em ambas as cidades de Aichi foram 900 localidades que ficaram sem energia elétrica.

Índice pluviométrico histórico

O ar úmido e a frente sazonal provocaram chuvas fortes e históricas em várias cidades das províncias de Aichi e Gifu. Em uma hora o índice pluviométrico registrado de manhã em Inuyama e Komaki foi de 120mm, segundo o Observatório de Meteorologia de Nagoia.

Em Minokamo (Gifu), o índice foi de 89,5mm, também no período da manhã.

Apesar da trégua do tempo, a chuva continua caindo, de forma mais amena nessa localidades. Entretanto, o Rio Gojo ainda está com seu nível acima do normal, portanto, todo cuidado é pouco, informou a CBC TV (15h04). Ainda não se tem dados oficiais de todos os danos causados pela chuva histórica da manhã de sexta-feira.

Inundação e alagamento na região de Inuyama, Oguchi-cho e Komaki

Fontes: NHK, Sankei News e CBC TV
Fotos: Sankei News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor, poeira, mil desabrigados e 30 mortes em Kyushu

Publicado em 14 de julho de 2017, em Informações

Calor de 34°C castiga o povo em Kyushu. Governo irá construir abrigos provisórios para as famílias que perderam suas casas em Fukuoka.

O calor secou a lama em Kyushu e as pessoas trabalham pela reconstrução depois da tragédia, no meio de muita poeira (TBS/JNN)

Em Asakura (Fukuoka) os termômetros registraram 34°C na quinta-feira (13). Com esse calor as lamas da cidade secaram e por onde passam os carros e caminhões levanta-se muita poeira. Dentro desse quadro, as pessoas das cidades atingidas pelos desastres naturais por conta da chuva histórica do dia 5, estão reconstruindo suas vidas. Voluntários de várias partes do Japão estão lá para ajudar no trabalho.

Publicidade

Desabrigados em Kyushu

Na província de Fukuoka mais de mil pessoas estão dormindo no chão dos locais que servem de abrigo. Aguentam o total desconforto por não terem mais um teto. O governo anunciou que terá que construir alojamentos temporários para acomodar as pessoas desabrigadas.

Segundo informações dos governos locais, 139 casas foram destruídas em Fukuoka e 38 em Oita.

Nas duas províncias o número de habitações danificadas pelas inundações foram 456, sendo 243 em Oita.

Mais de mil pessoas sem suas casas, destruídas pela tragédia, enfrentam calor e desconforto nos abrigos (FNN/JNN)

Kyushu: 30 vítimas fatais, além de pessoas feridas

De acordo com informações da imprensa, até a manhã desta sexta-feira (14), o número de mortes por causa dos desastres naturais subiu para 30 pessoas. A mais atingida foi a província de Fukuoka onde foram registradas 27 mortes.

Nessa província, ainda há 10 pessoas desaparecidas e as autoridades prosseguem na busca. Há 14 pessoas feridas, sendo 10 de Fukuoka.

Na província de Saga, também em Kyushu, foram registradas 3 mortes. Ainda não se sabe se foi em consequência da chuva histórica.

Números da tragédia em Kyushu

Os números dos danos materiais foram divulgados pelos governos locais. Somente na província de Fukuoka foram 23 pontes perdidas por terem sido arrastadas com as enxurradas ou quebradas.

Em Oita foram verificados 335 pontos de danos nas estradas, seja por deslizamentos que provocaram obstrução ou por prejuízos como rachaduras, buracos e outros. Em Fukuoka são 211 localidades, o que somando resulta em 546 pontos.

Foram registrados 404 pontos de colapsos nos rios, sendo 318 em Oita.

Até as 18h00 de quinta-feira (13) os especialistas das duas províncias detectaram 175 pontos de colapso das falésias e deslizamentos, sendo a maioria em Fukuoka, com 156 locais. Segundo a NHK há possibilidade desse número aumentar, pois há locais onde a perícia ainda não pôde ser realizada.

Colapso nas falésias e deslizamentos podem passar dos 175 casos já detectados (NHK)

Fontes e fotos: NHK e TBS/JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!