Calamidade em Kyushu: 3 vítimas do deslizamento, 1 morte e cai o número de desaparecidos

O número de desaparecidos caiu de 10 para 6, novas 3 vítimas do deslizamento e mais de 450 mil pessoas em abrigos ou alerta máximo.

Cidade cheia de lama das montanhas, próximo a Haki IC da Estrada de Oita (foto aérea: Asahi)

O Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, se pronunciou pela segunda vez nesta quinta-feira (6) pela calamidade nas duas províncias em Kyushu. Ele falou que há 7.800 homens da Força de Autodefesa trabalhando em conjunto com a polícia e bombeiros no resgate das vítimas em Oita e Fukuoka.

Publicidade

Segundo os veículos de imprensa, o número de desaparecidos caiu de 10 para 6, por terem encontrado 3 pessoas em Fukuoka e 1 em Oita. Equipes de resgate estão trabalhando para auxiliar as populações locais que sofrem com os deslizamentos, enxurradas, enchentes e inundações. O governo japonês ainda não tem dados oficiais sobre o número total das vítimas e tampouco dos danos na infraestrutura e moradias das cidades atingidas pelas chuvas, que causaram desastres em várias cidades da região Kyushu.

A polícia de Fukuoka informou que por volta das 9h00 desta manhã, 1 homem foi encontrado morto na cidade de Asakura. Ele foi localizado por uma pessoa que passava por lá, próxima ao rio, na região de Haki.

Chuva histórica com 450 mil pessoas em alerta

Segundo o pronunciamento do responsável pela AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o volume pluviométrico como esse de Kyushu só ocorre 1 vez a cada dezenas de anos, provocando vigilância máxima nas 2 províncias. Na cidade de Asakura o índice pluviométrico chegou a 542mm em 24 horas.

Até as 9h00 desta manhã de quinta-feira (6), a ordem de evacuação subiu para 186 mil famílias, ou mais de 450 mil pessoas, em 10 cidades de 3 províncias de Kyushu, de acordo com levantamentos da Kyodo.

Deslizamento provoca 3 vítimas

Um deslizamento ocorrido por volta das 10h00 desta quinta-feira, na cidade de Hita (Oita) engoliu 3 pessoas. A equipe de salvamento resgatou 2 idosas e elas se encontram em estado consciente. Já o homem foi retirado da lama com parada cardiorrespiratória, segundo o Asahi e NHK.

De acordo com depoimento da testemunha ouvida pelo Asahi “ele estava no abrigo mas resolveu dar uma olhada no rio próximo e foi pego pelo deslizamento”.

Fontes: Asahi, Sankei, NHK e FNN
Foto: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

População do Japão em queda pelo 8º ano consecutivo

Publicado em 6 de julho de 2017, em Sociedade

Em contraste com a queda populacional, o número de idosos aumentou, bem como o dos estrangeiros. Confira.

Cruzamento de Shibuya, em Tóquio, onde houve aumento da população (Flickr)

O governo divulgou na quarta-feira (5) os dados mais recentes da população do Japão. Houve uma queda de 308.084 pessoas em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados foram fechados em 1o. de janeiro deste ano, com base nos registros do cidadão. A população total do país é de 125.583.658 pessoas, em queda pelo 8o. ano consecutivo. A queda histórica mostra redução máxima desde 1.968.

Publicidade

Por outro lado, no ano passado foram registrados mais de 1 milhão de nascimentos. A população estrangeira também teve aumento de 6,85%, chegando a 2.323.428 pessoas. As cidades top em estrangeiros são Tóquio, Nagoia e Osaka, bem como de concentração da população em geral.

As províncias que tiveram aumento populacional foram Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Aichi e Okinawa.

Houve aumento também da população de idosos. Pessoas com mais de 65 anos fazem parte da fatia de 27,17% da população geral.

Fontes: NHK, Asahi e Tokyo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!