Atenção aos alertas e ordens de evacuação por causa de enchentes e deslizamentos em várias províncias

Os governos locais estão emitindo ordens de evacuação e alertas de enchentes, inundações e deslizamentos, em várias províncias atingidas pelo temporal desta quarta-feira (21).

Rio sendo observado pelo risco de enchente em Wakayama (NHK)

Há localidades, segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, que foram atingidas com 420mm de chuvas fortíssimas e intermitentes, como na província de Wakayama, e com quase 300mm em algumas cidades de Mie. A AMJ está pedindo vigilância máxima para os riscos de deslizamentos e enchentes nas regiões Kinki e Tokai. Além disso, nas cidades costeiras, o alerta é para as ondas altas.

Publicidade

Confira os alertas lançados até o meio-dia desta quarta-feira, por província.

Aichi

  • Cidades de Hekinan, Okazaki, Nishio, Chiryu, Takahama e Koda: risco de enchente
  • Cidades da região de Chita (Handa, Minami Chita e Mihama): riscos de enchente e ondas altas
  • Cidades do oeste de Owari (Tsushima e Konan): risco de enchente
  • Cidades do sul de Mikawa (Toyohashi, Toyokawa, Gamagori, Tahara e Shinshiro): risco de enchente

Mie

  • Região de Ise-Shima: riscos de enchente e ondas altas
  • Owase, Kumano, Mihama e Kiho: risco de deslizamento, com alertas e diretivas de evacuação

Shizuoka

  • Cidades de Shizuoka, Shimada, Yaezu, Fujieda, Makihohara, Yoshida, Izu, Shimoda, Numazu, Mishima, Fujinomiya, Fuji, Hamamatsu, Iwata, Fukuroi, Kosai, Omaezaki e Kikugawa: risco de enchente
  • Cidades costeiras: risco de ondas altas

Em Hamamatsu, pouco depois do meio-dia desta quarta-feira, 77.795 famílias receberam ordem de evacuação por conta do risco de enchente dos rios Magome e Anma, o que abrange 195.411 pessoas.

As municipalidades pedem que a população fique atenta aos alertas, sobretudo os de evacuação por conta dos riscos de deslizamento e das populações que vivem próximas aos rios. Também há riscos de inundações, além das chuvas fortes e raios até a noite desta quarta-feira.

Em Hamamatsu milhares de pessoas receberam ordem de evacuação pelos riscos (NHK)

Fontes: AMJ, NHK, CBC e Yahoo
Fotos: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto de Oita: risco de mais tremores de intensidade 5

Publicado em 21 de junho de 2017, em Informações

Especialista alerta para novos tremores ao sul do Japão, após o terremoto M5 forte de terça-feira (20). Veja os detalhes.

Terremoto de magnitude 5 atingiu Oita e outros abalos menores em Kyushu e Shikoku (imagens: Yahoo e ANN)

Apesar do perigo de tsunami ter sido descartado, o terremoto de magnitude 5 (forte) assustou os residentes da província de Oita, às 23h27 de terça-feira (20). O epicentro do terremoto foi no Canal Bungo, cidade de Saiki (Oita), com profundidade de 42 Km, e tremores sentidos nas regiões Kyushu e Shikoku.

Publicidade

Risco de novos tremores

Nesta manhã, Yusuke Ozaki, oficial do Planejamento de Informações sobre Terremotos da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre o abalo sísmico.

Ozaki explicou que “o sismo ocorrido na noite anterior difere da falha ativa que provocou o Terremoto de Oita, o qual era de uma profundidade mais rasa”.

Segundo o oficial, desta vez foi um abalo sísmico provocado pelo interior da Placa das Filipinas, bem profundo. Esta é uma placa tectônica localizada no Oceano Pacífico, portanto, tratam-se de tipos de sismos diferentes.

Ozaki chama à atenção da população para o risco de novos tremores, com a mesma intensidade sísmica, nos próximos 7 dias.

De acordo com informações da Shikoku Electric Power, apesar do abalo de intensidade 3, não houve nenhum dano à usina nuclear de Ikata Unidade 3. A província de Oita não registrou nenhum dano até a manhã desta quarta-feira (21).

Fontes e imagens: ANN e Yahoo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!