Alerta de emergência sobre a chuva intermitente: veja onde

A Agência de Meteorologia do Japão fez alerta de emergência para as províncias de Shikoku, Kinki e mais tarde incluiu Gifu.

Chuva continua e há alertas especiais; deslizamento em Kitakyushu (Fukuoka) e cidade de Kure em Hiroshima, inundada (CBC TV e Sankei)

Sob a influência da frente de chuva sazonal, boa parte do Japão está amargando tragédias. A causa é o registro histórico de índice pluviométrico, de Kyushu a Tokai. A chuva intermitente e torrencial vem provocando deslizamentos, enchentes e inundações, gerando vítimas.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ incluiu Gifu no alerta de emergência, depois de ter anunciado as de Hyogo e Quioto.

Na província de Gifu foram 631mm em Gujo e 425mm em Takayama, nas 48h até as 16h deste sábado (7). Não foi diferente em Seiyo (Ehime), com 408mm. Em Miyazu (Quioto) foram registrados 389mm e em Yabu (Hyogo) 327mm.

A chuva desta estação só ocorre uma vez a cada várias décadas, declarou o representante da AMJ, o que causa desastres.

Veja como ficou Kurashiki (Okayama) com a chuva torrencial e intermitente no vídeo da Sankei.

Províncias com alerta de emergência cancelado

O alerta de emergência nas províncias de Fukuoka, Saga, Nagasaki, Hiroshima, Okayama e Tottori foi cancelado nesta tarde. Todavia aumenta o risco de inundações e deslizamentos.

Riscos de inundação

Apesar do cancelamento do alerta de emergência, a AMJ informa que até 16h, há risco de inundação por conta das cheias dos rios em Fukuoka, Hiroshima, Okayama, Yamaguchi, Shimane, Tokushima e Ehime.

Riscos de deslizamento

Segundo a AMJ há locais nas províncias de Kumamoto, Kagoshima, Hiroshima, Okayama, Tottori, Kagawa, Ehime, Tokushima, Kochi, Osaka, Hyogo, Quioto, Shiga, Fukui, Ishikawa e Gifu com riscos de deslizamento.

Previsão: chuva continua

Apesar de ter locais onde a chuva está mais amena, ainda há riscos de chuvas muito intensas, em 24h, até a tarde de domingo (8). Veja onde:

  • 250mm em Tokai e sul de Kyushu
  • 200mm em Hokuriku e Shikoku
  • 150mm em Kinki e norte de Kyushu
  • 120mm em Hokkaido
  • 100mm em Tohoku e Kanto-Koshin
  • 80mm em Chugoku

A vigilância para a ocorrência de deslizamentos e inundações deve continuar, reitera a AMJ.

Alerta para não se aproximar de locais perigosos como encostas, rios caudalosos e canais com correnteza.

Até esta tarde 18 das 47 províncias se encontram em estado de tragédia, algumas de emergência, por causa dos desastres e vítimas.

Fontes: NHK e JNN 
Fotos: Sankei e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tragédia causada pela chuva: 27 mortes e 5 gravemente feridos

Publicado em 7 de julho de 2018, em Informações

Aumenta o número de vítimas, incluindo as fatais, por conta da chuva histórica. O número de pessoas desaparecidas aumenta.

Profunda tristeza por causa da chuva intermitente (NHK e Asahi)

Até as 16h deste sábado o número de vítimas levando pela NHK junto às autoridades de cada província foram: 27 mortes, 5 gravemente feridos e pelo menos 47 desaparecidos.

Publicidade

A chuva histórica e intermitente provocou tragédia em vários locais do Japão.

Na província de Hiroshima foram registradas 13 mortes. Na cidade de Higashi Hiroshima foram 4 vítimas fatais. Ainda, em Mihara, mais 3, 2 em Takehara, 1 em Fuchu, 1 em Aki Takata e 1 em Fukuyama.

Na província de Ehime foram 9 perdas. Em Seiyo foram 5, 3 em Matsuyama e uma pessoa na cidade de Ozu.

Nas demais províncias os registros de pessoas que perderam a vida são 1 em Kasaoka (Okayama), 1 em Inagawa-cho (Hyogo), 1 em Kameoka (Quioto), 1 em Takashima (Shiga) e 1 em Chikushino (Fukuoka).

Gravemente feridos

Por causa dos deslizamentos, pessoas que foram resgatadas por terem ficado soterradas, 5 se encontram em estado grave, sem consciência. São 2 de Uwajima (Ehime), 2 de Hiroshima (província homônima) e uma de Iwakuni (Yamaguchi).

Buscas pelas pessoas desaparecidas

Embora os bombeiros estejam trabalhando em vários locais, encontram dificuldades por causa das condições. Por isso a extensão dos danos ainda não pode ser confirmada.

No entanto estão sendo realizadas buscas por 47 pessoas desaparecidas. São 22 em Hiroshima, 6 em Ehime, 6 em Okayama, 4 em Quioto, 3 em Fukuoka, 2 em Saga, 1 em Hyogo, 1 em Nara, 1 em Kochi e 1 em Osaka, até o momento (16h).

Fonte: NHK 
Fotos: NHK e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!