Vastos danos econômicos de megaterremotos

Publicado em 7 de junho de 2018, em Desastres Naturais

Se um megaterremoto acontecesse neste momento, o resultado seria inimaginável e poderia tornar o Japão um dos países mais pobres do leste asiático.

&nbspVastos danos econômicos de megaterremotos
Danos poderiam ser reduzidos em 30 a 40% ao construir rodovias, portos e barragens mais resistentes a terremotos (NHK)

Pela primeira vez, especialistas japoneses fizeram a estimativa de danos econômicos a longo termo causados por um possível megaterremoto na fossa submarina Nankai (Nankai Through ou Nankai Torafu), ao largo da costa do Pacífico da área central e oeste do Japão, ou na área metropolitana de Tóquio.

A Sociedade de Engenheiros Civis do Japão emitiu um relatório nesta quinta-feira (7) dizendo que um megaterremoto suspenderia os sistemas de transporte e danificaria instalações de produção, o que poderia resultar em quedas na produção e na renda a longo termo.

O relatório diz que no cenário de pior caso um terremoto na fossa submarina Nankai resultaria em danos econômicos de 12.8 trilhões de dólares, e um megaterremoto em Tóquio 7 trilhões de dólares, ao longo de subsequentes 20 anos.

O número para terremotos na fossa submarina Nankai é cerca de 14 vezes o tamanho do orçamento nacional para o corrente ano fiscal, enquanto aquele para o terremoto de Tóquio é oito vezes maior.

A sociedade de engenheiros civis descreve isso como uma crise nacional em que o padrão da população seria reduzido ao longo de um extenso período.

O relatório também diz que os danos a longo termo poderiam ser reduzidos em 30 a 40% ao construir rodovias, portos e barragens mais resistentes a terremotos.

O líder da sociedade de engenheiros civis, Hisakazu Onishi, disse que os danos estimados vêm como um choque. Segundo ele, se um megaterremoto acontecesse neste momento, o resultado seria inimaginável e possivelmente poderia tornar o Japão um dos países mais pobres do leste asiático.

Onishi fez um apelo ao governo para realizar planos de construção de infraestrutura a fim de ajudar a reduzir os danos.

Fonte e imagem: NHK

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão