Japão faz exercício em preparação para o temido terremoto Nankai Trough

O ministro da terra e outros funcionários superiores participaram do exercício, avaliando medidas para reunir informações, enviar funcionários e capturar imagens de drone.

Funcionários do governo reunidos para o exercício em preparação para o Nankai Trough (NHK/reprodução)

O governo realizou um exercício na segunda-feira (7) em preparação para o temido terremoto que poderá ocorrer dentro dos próximos 30 anos.

Publicidade

O exercício Nankai Trough ( 南海トラフNankai Torafu) foi o primeiro realizado desde novembro, quando um novo sistema de alerta foi lançado.

O cenário hipotético envolveu a ocorrência de um terremoto de magnitude 9 após um alerta de emergência ser emitido para um tremor de magnitude 7 no Nankai Trough, um fosso marinho ao largo da costa da central do Japão que se estende ao sudoeste, ao longo da costa do Pacífico do arquipélago.

O Comitê de Pesquisa de Terremoto do governo, liderado pelo professor Naoshi Hirata da Universidade de Tóquio, anunciou em 9 de fevereiro que a probabilidade de um terremoto de magnitude 8 ou 9 ocorrer no Nankai Trough havia aumentado ligeiramente no ano passado de 70 para 80% dentro de 30 anos, datado de 1º de janeiro.

Em amarelo a área de epicentro projetada e a linha em vermelho o fosso Nankai Trough (NHK/reprodução)

Afirmações similares foram feitas para outras regiões do Japão por décadas, mas o Japão teria tido pouca sorte ao prever grandes terremotos, apesar de colocar recursos financeiros significativos na pesquisa de previsão.

O ministro da terra, Keiichi Ishii, e outros funcionários superiores, participaram do exercício, avaliando medidas para reunir informações, enviar funcionários e capturar imagens de drone.

No exercício, agências do governo reportaram medidas para enviar helicópteros em prontidão após um alerta de emergência, e movimentar veículos de resgate a partir da costa do Mar do Japão em direção à costa do Pacífico.

Sob o novo sistema, a AMJ- Agência Meteorológica do Japão alertará sobre o risco elevado de um intenso terremoto em áreas perto do fosso após um abalo secundário ou se movimentos da crosta forem detectados.

Fonte: Japan Times, Kyodo
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menina morre por acidente: brincava na canaleta de água

Publicado em 8 de maio de 2018, em Acidentes

Em Shiga, menina de 6 anos brincava na canaleta de água e foi levada pela correnteza. Seu pai conseguiu retirá-la, mas não resistiu.

Publicidade

Por volta das 15h10 uma menina de 6 anos, do primeiro ano primário, brincava com os amigos de colocar o pé na canaleta de água, em Koka (Shiga). Escorregou e caiu na canaleta, cheia por causa da chuva. Um transeunte viu e chamou pelo socorro, na segunda-feira (7).

A correnteza estava forte e a menina foi levada. Seu pai veio socorrê-la e a resgatou cerca de 80 metros abaixo. Foi levada para o hospital onde morreu 6 horas depois.

Segundo a polícia, o pai retirou a tampa do bueiro para resgatar a filha. No local onde ela brincava a canaleta é aberta, mas depois passa a ficar coberta.

A canaleta tem 45cm de profundidade por 45cm de largura. Segundo o observatório meteorológico da cidade, a chuva fina intermitente na noite de domingo elevou a quantidade de água da canaleta.

As crianças voltavam da escola quando resolveram brincar na canaleta aberta.

Fontes: Sankei e JNN
Foto: Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!