Hospitalidade japonesa chega a novo nível com chinelos que ‘estacionam sozinhos’

Uma pousada em Hakone (Kanagawa) está fazendo uso da tecnologia de direção automatizada para oferecer a mais nova hospitalidade.

Hóspedes selecionados no ryokan poderão vivenciar a tecnologia em março (YouTube – Nissan/ reprodução)

No Japão, onde as tradições antigas estão constantemente sendo atualizadas com nova tecnologia, uma pousada está fazendo uso do sistema de direção automatizada para oferecer a mais nova hospitalidade mãos livres – chinelos que “estacionam sozinhos”.

Publicidade

A Nissan Motor Co desenvolveu o sistema para os chinelos “estacionarem” sozinhos na entrada de tradicionais ryokan – tipo de pousada japonesa – com o apertar de um botão, prontos para os hóspedes usarem assim que chegarem.

Cada chinelo está equipado com duas rodas minúsculas, um motor e sensores para “dirigir” por todo o piso do saguão de madeira usando a tecnologia ProPilot Park da Nissan.

A Nissan usa essa tecnologia na mais recente versão de seu carro totalmente elétrico, o Leaf. Sensores de alta tecnologia e câmeras permitem ao carro localizar e dar a marcha a ré para estacionar nos locais designados sem qualquer interferência do condutor.

Uma versão simplificada da tecnologia foi instalada no ryokan, localizado na cidade turística de Hakone (Kanagawa), a cerca de 75 quilômetros de Tóquio e famoso por suas vistas do Monte Fuji. Hóspedes selecionados poderão vivenciar a tecnologia em março.

“Os chinelos que estacionam sozinhos visam aumentar a conscientização sobre as tecnologias de condução e seu potencial, aplicações sem direção”, disse o porta-voz da Nissan Nick Maxfield.

E não são somente os chinelos que percorrem os pisos do ryokan. Os quartos de hóspedes forrados com tatami destacam almofadas de chão e mesas baixas tradicionais que também voltam ao lugar por conta própria.

Muitas das principais fabricantes de veículos do mundo estão desenvolvendo tecnologia de direção autônoma. Até o ano 2020, a Nissan planeja comercializar um carro que dirige sozinho nas ruas das cidades.

Assista ao vídeo para ver os chinelos em ação:

Fonte: Agência Reuters
Vídeo e imagem: YouTube/Nissan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com a mesma escova sanitária funcionários de hotel de luxo na China limpam vaso e copos

Publicado em 27 de janeiro de 2018, em Ásia

A mesma escova para limpar o vaso sanitário foi usada para lavar copos e pia de hotel de luxo na China.

A escova para limpar o vaso sanitário foi usada para lavar copos e a pia de hotel de luxo na China (Twitter/ SCMP News)

Práticas nada higiênicas em um restaurante e hotéis de luxo na China, incluindo copos usados por hóspedes sendo lavados com a mesma escova usada para limpar vaso sanitário, espalharam revolta no país após evidência em vídeo ter viralizado.

Publicidade

De acordo com a mídia chinesa, o escândalo veio à tona primeiro quando imagens registradas secretamente em três hotéis em Harbin, na província de Heilongjiang, terem sido publicadas na internet e compartilhadas amplamente no final de dezembro.

As imagens mostraram um funcionário da limpeza do Kempinski Hotel Harbin usando uma escova sanitária para lavar copos , enquanto um outro no Shangri-la Hotel Halbin secou copos e uma lata de lixo usando o mesmo pano e até o molhou usando a água do vaso sanitário.

No terceiro hotel, o Sheraton Harbin Xiangfang, um funcionário usou a mesma escova para limpar o vaso sanitário e uma pia.

Após investigar os relatos, o governo da cidade de Harbin anunciou que as condições e práticas sem higiene expostas nos vídeos era genuínas, e repreendeu os hotéis.

Enquanto isso, mais imagens similares que foram filmadas em um restaurante em Chongqing, sudoeste do país, foram reportadas na mídia chinesa em 10 de janeiro.

No vídeo, o funcionário do restaurante reutilizou as sobras de sopa dos clientes ao coletá-las e despejá-las em uma panela grande na cozinha.

“Eu vi uma bituca de cigarro e um palito de dente na panela com a sopa”, disse uma testemunha que capturou a cena chocante a pedido de um indivíduo que havia passado mal após comer no restaurante.

Muitas pessoas demonstraram indignação em relação ao conteúdo do vídeo com comentários como “Penalize-os severamente”.

Já outros pareciam conformados com a predominância das práticas insalubres, com uma pessoa dizendo “Todo hotel e restaurante fazem as mesmas coisas”.

Fonte: Asahi
Imagem: Twitter

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!