Empresa quer usar drone para reduzir as horas extras de trabalho

O drone que paira sobre os funcionários e toca uma música para forçá-los a irem embora para casa foi revelado por sua fabricante no início de dezembro.

O drone que paira sobre os funcionários e toca uma música para forçá-los a irem embora para casa foi revelado por sua fabricante no início de dezembro (Impress Watch )

Um drone que paira sobre os funcionários e toca uma música para forçá-los a irem embora para casa foi revelado por sua fabricante em 7 de dezembro, enquanto o país tenta reduzir suas horas de trabalho notoriamente longas.

Publicidade

O “T-Frend” emite um som para aqueles que ficam trabalhando até tarde, tocando trechos da “Auld Lang Syne” (Canção de André Rieu) – uma melodia escocesa usada no Japão para anunciar que uma loja está encerrando o expediente.

O drone está equipado com uma câmera, que armazena imagens em um cartão SD. Cenas do escritório também podem ser monitoradas quase em tempo real a partir de um local remoto.

A máquina reconhece sua localização em andares de prédios sem um GPS.

Ela decola de seu porto, faz um voo de vigilância em um trajeto pré-estabelecido e depois retorna de forma autônoma.

A Taisei planeja começar a vender o serviço T-Frend em abril, em colaboração com a desenvolvedora de sistema para drones Blue Innovation e a operadora de telecomunicação NTT East.

A taxa para o serviço ainda será oficialmente estabelecida, mas o “preço indicativo” será de 500 mil ienes por mês.

Os desenvolvedores do T-Frend também estão estudando a possibilidade de dar ao drone tecnologia de reconhecimento facial para dizer quem está no escritório após o horário do expediente.

O governo japonês vem tentando mudar uma cultura em que longas horas de trabalho são percebidas como prova de lealdade e dedicação.

Todos os anos no Japão culpam-se as longas jornadas de trabalho por dezenas de mortes devido a ataques cardíacos e suicídios.

Em fevereiro, o país lançou um programa chamado “Premium Friday” para que as empresas liberassem seus funcionários mais cedo na última sexta-feira de cada mês com o objetivo de reduzir as horas de trabalho e revigorar os gastos.

Contudo, o plano não foi muito seguido, com muitos observando que a última sexta-feira do mês é um dos dias mais atarefados.

Confira um vídeo do drone:

Fonte: Japan Times, Jiji
Imagem: Impress Watch 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trampolim: a nova febre entre as crianças

Publicado em 14 de dezembro de 2017, em Sociedade

De acordo com um ranking do conglomerado Rakuten, o trampolim foi um dos presentes para o Natal mais vendidos no início de novembro.

Muitos pais devem estar passando pela seguinte situação: “Que presente devo comprar para meu (minha) filho (a) no Natal?”

Publicidade

Para ajudar os pais aflitos, o Rakuten havia realizado um ranking dos presentes para o Natal mais vendidos no início de novembro. Segundo a empresa, em terceiro lugar entre os homens e quinto lugar entre as mulheres estava o trampolim.

Segundo o Rakuten, a popularidade do item começou a crescer há alguns anos e as vendas triplicaram. A empresa japonesa também comentou que as vendas desse ano podem ser ainda mais surpreendentes. “Desde outubro, os pedidos estão aumentando. Muitas pessoas estão comprando pela Internet porque é difícil carregar (o trampolim) das lojas físicas até a casa”, comentou o Rakuten.

Aumento das lojas especializadas

Diversas instalações amplas de trampolins estão sendo inauguradas nas áreas metropolitanas de Tóquio, Kansai e Nagoia.

Um desses locais é o “Trampoline Park Trampoland”, localizado em Niiza (Saitama). A instalação se parece com uma grande depósito, mas na verdade é um grande parque de diversões do ponto de vista das crianças. Mesmo nos dias de semana, o local recebe muitas crianças e suas famílias em qualquer horário. O Trampoland tem mais de 30 trampolins e algumas áreas recreativas para diversas brincadeiras diferentes.

Segundo a loja, a instalação pode acomodar até 100 crianças e o tempo de espera aos fins de semana é de aproximadamente duas horas.

O motivo está em Youtubers?

Segundo um grupo de estudantes do ensino fundamental (shougakko) que estava visitando o Japão, eles foram até o local após terem visto um vídeo no YouTube.

Segundo Torahiko Tooda, gerente da loja, o número de clientes aumentou drasticamente em novembro do ano passado.

“Esta loja existe há três anos, mas o número de clientes cresceu drasticamente em novembro de 2016. Um grupo de Youtubers vieram e disseram que queriam gravar um vídeo aqui. Nós não tínhamos nenhuma intenção de nos promover, mas após isso, nos dias com bastante movimento, o número de clientes aumentou em 5 a 6 vezes e continua numeroso mesmo depois (da publicação do vídeo).”

Os Youtubers que foram ao local gravaram o vídeo para o canal “Fischer’s”, composto por um grupo de jovens. Famoso entre o público infantil pelos vídeos de pega-pega em parques, o vídeo gravado na instalação ultrapassou 14 milhões de visualizações.

Febre mundial

A popularidade do trampolim não está apenas no Japão.

Ao pesquisar o termo “Trampolim Park” no Google, serão mostradas instalações em Bangkok (Tailândia), Doha (Qatar), Oriente Médio, e em outros locais ao redor do mundo.

Contudo, o responsável pelo boom é a “Sky Zone”, dos EUA. A empresa que começou com apenas duas lojas em 2004 registrou um crescimento repentino e agora administra 176 instalações em 6 países, segundo artigo da Forbes americana. Apenas nos EUA, existem mais de 600 locais em território nacional.

Aumento dos competidores

De recreação à modalidade das Olimpíadas, o trampolim vem conquistando muitas pessoas de diversas idades.

Segundo Hisune Tamagawa, da Associação de Ginástica do Japão, há aproximadamente 2.200 atletas registrados na organização. Houve um aumento de 500 pessoas em relação ao ano passado, segundo Tamagawa.

A modalidade será oficial no Festival Nacional de Esportes do Japão de Ibaraki, previsto para 2019. Acredita-se que o esporte ganhou mais popularidade quando Kenzo Shirai, ginasta japonês e campeão olímpico, comentou que era bastante familiarizado com o trampolim para elevar suas habilidades físicas.

No mês passado, ocorreu o Campeonato Mundial de Trampolim na Bulgária. Ayano Kishi, atleta da modalidade individual, e o par composto pelas ginastas Hikaru Mori e Yumi Takagi ganharam as primeiras medalhas de prata para o Japão.

O próximo campeonato será sediado em Tóquio e está prevista para 2019.

Cuidado na hora da prática

Em julho deste ano, a Sociedade Americana de Ortopedia (AOA) emitiu um aviso em relação aos machucados em trampolins. Segundo o relatório do grupo, os machucados relacionados a trampolins registrados em 2015 ultrapassam os 295.000. Aproximadamente 103.000 feridos passaram por tratamentos de emergência.

A maioria dos casos ocorreram nas casas dos feridos, sendo que 90% eram crianças entre os 5 e 14 anos. A AOA desaconselha o uso de trampolins por crianças com menos de 6 anos, e pede para os adultos orientarem as crianças e realizarem as medidas de segurança adequadas.

É muito importante saber sobre os perigos do trampolim principalmente quando uma criança estiver utilizando!

Fonte: NHK News
Imagens: NHK News, ABC News e Banco de Imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!