Daruma, o boneco da sorte em alta

Daruma voltou com força total na época das eleições. Conheça o boneco da sorte e saiba como usá-lo.

Daruma em alta no Japão: saiba como fazer o pedido e o como se proceder depois (Flickr)

Desfeita a Câmara dos Representantes do Japão nesta semana, os políticos se apressam para as campanhas eleitorais. Com a formação do novo Partido da Esperança, lançado pela governadora de Tóquio, Yuriko Koike, há sinais de que o vermelho tradicional do daruma, possa ganhar a cor verde.

Publicidade

O daruma voltou com força total, pois não dá para dissociá-lo das atividades dos políticos. Os partidos e cada um deles sempre adquire um.

O jornal Sankei entrevistou o dono de uma empresa tradicional, fabricante de daruma, Daimonya, situada em Takasaki (Gunma). “Oito artesãos já trabalham a todo vapor para preparar os darumas da vitória”, se referindo às eleições. Os mais vendidos ficam na faixa dos 30 aos 50 mil ienes, explicou.

Apesar do daruma ser vermelho, essa empresa preparou alguns brancos. O motivo é que sobre o vermelho fica difícil pintar em verde.

Dono do Daimonya, tradicional fabricante de daruma, em Gunma (Sankei News)

Daruma e a superstição da vitória

Daruma vem da palavra Dharma, que em sânscrito significa o caminho para a verdade superior. Essa espécie de boneco foi criad no Japão para representar o monge indiano Bodhidharma, criador do budismo na China.

O daruma é, em geral, confeccionado de madeira ou papel machê, pintado de vermelho. Como a história conta que o monge Bodhidharma levou nove anos meditando para chegar à iluminação, chegando a remover suas pálpebras para não dormir durante as meditações, o daruma vem sem as pupilas dos olhos pintados.

O daruma criado em Takasaki tem características especiais. Os olhos têm o formato das aves grous (tsuru) e a barba tem riscas representando as tartarugas. Ambos são considerados auspiciosos. A cor vermelha é associada à da cor do traje do monge, do sangue ou fogo – ambos fonte de vida. No Japão, o vermelho é usado desde a antiguidade pois acreditava-se que essa cor evita acidentes e desastres.

Os candidatos pedem para o fabricante de daruma escrever seu nome entre os ideogramas da vitória (必勝).

Mas o daruma pode receber outros ideogramas, como afortunado (福), passar no vestibular ou em alguma prova (合格), melhorar a sorte (開運) ou sorte para a felicidade (幸運), entre outros, todos auspiciosos.

Darumas que cumpriram seus papéis realizando o desejo das pessoas, no Templo Katsuo

Daruma e os rituais

Qualquer pessoa pode ter um daruma, seja comprado ou ganhado. Como vem sem o desenho das pupilas, é preciso pintar uma delas, com tinta preta.

A lenda diz que se deve pintar primeiro a pupila esquerda, mas tanto faz. Enquanto desenha se faz o pedido. Onde será colocado o daruma que recebeu uma pupila parece não importar. Há quem recomende colocá-lo preferencialmente em algum lugar do lado sul da casa.  

Quando o pedido se concretizar, pinta-se a outra pupila em sinal de agradecimento. Como não faz sentido manter um daruma que já realizou o desejo, deve ser levado para algum templo budista porque o papel dele já foi cumprido.

Fontes: Chiebukuro e Sankei News 
Fotos: Flickr e Sankei News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

EUA e Coreia do Norte tentam organizar encontro ‘informal’ na Noruega

Publicado em 29 de setembro de 2017, em Sociedade

Os dois países estão tentando realizar diálogos “informais” a fim de abrandar as crescentes tensões e evitar um conflito militar.

Os dois países estão movendo para realizar diálogos “informais” a fim de abrandar as crescentes tensões e evitar um conflito militar (exército norte-coreano/imagem ilustrativa)

Os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão se movendo para realizar diálogos “informais” em Oslo (Noruega) no próximo mês para abrandar as crescentes tensões e evitar um conflito militar entre os dois países.

Publicidade

Fontes próximas a Washington e Seul disseram que representantes americanos, ex-oficiais do governo dos EUA e especialistas sobre assuntos da Coreia do Norte, poderão participar das discussões realizadas por oficiais do Departamento de Estado americano responsáveis por assuntos norte-coreanos.

Representantes dos EUA que poderão viajar à capital norueguesa incluem um indivíduo que se encontrou com Han Song Ryol, vice-ministro de relações exteriores da Coreia do Norte e outros oficias de Pyongyang, em Kuala Lumpur em outubro passado.

Encontro em meados de outubro

Pyongyang poderá enviar Choi Sun Hee, o chefe do departamento da América do Norte do ministério de relações exteriores, disseram fontes. A reunião poderá ocorrer em meados de outubro.

O lado dos EUA está pressionando a participação de Han ou Kim Kye Gwan, o primeiro vice-ministro de relações exteriores.

Os EUA também estão pedindo que oficiais do Departamento de Estado americano participem das discussões.

Joseph Yun, representante especial do Departamento de Estado para a política da Coreia do Norte, se encontrou com Choi em Oslo no mês de maio para discutir o retorno de americanos detidos no país.

A Coreia do Norte liberou Otto Warmbier em junho, mas ele morreu após seu retorno aos EUA.

Na ausência de qualquer sinal de que Pyongyang está considerando a desnuclearização da península coreana no presente clima, houve especulações de que o governo dos EUA permitirá que representantes discutam somente questões humanitárias.

Meta primária do encontro é assegurar que o Norte abandone seu programa nuclear

Para o lado dos EUA, a meta primária da reunião de Oslo é garantir a aceitação de Pyongyang para congelar seu desenvolvimento nuclear e de míssil.

Contudo, a posição dos EUA em relação à Coreia do Norte é que a península deve estar livre de armas nucleares antes que qualquer negócio econômico ou outros, como a normalização de relações diplomáticas, possam ser concluídos. Sem a desnuclearização total da península coreana, os EUA estão preocupados de que isso possa ser percebido como aceitar a Coreia do Norte como um poder nuclear.

Também é possível que o regime em Pyongyang, liderado por Kim Jong-un, não concorde em participar nas conversas enquanto o país estiver tentando desenvolver mísseis balísticos interncontinentais com ogivas nucleares capazes de atingirem os EUA.

Observadores da Coreia do Norte acreditam que mesmo se Pyongyang concordar em um congelamento, ela exigiria, em troca, a suspensão de exercícios conjuntos realizados pelas forças americanas e sul-coreanas, juntamente com a mobilização de bombardeiros estratégicos do exército americano e porta-aviões à península coreana.

Forças americanas e sul-coreanas planejam conduzir um exercício conjunto em águas ao largo da costa da península coreana em meados de outubro, o qual envolverá porta-aviões dos EUA.

Fonte: Asahi,
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!