“Lua cheia de morango” irá iluminar os céus do Japão em junho

Publicado em 9 de junho de 2017, em Curiosidades e atualizado em 12 de junho de 2017 as 7:24 PM

Este mês será possível ver a "Lua Cheia de Morango"!!! Veja os detalhes e aproveite para registrar o momento!!

 Mesmo neste início de temporada de chuvas, a “Lua cheia de morango” irá iluminar os céus nos próximos dias! É um nome bonito para uma lua, mas “lua de morango” era um apelido para a lua dado pelos nativos americanos. Como junho é o mês da colheita de morangos, e a lua cheia tende a ficar avermelhada nesta época, o fenômeno começou a ser chamado de “lua cheia de morango”. Nos países ocidentais, também é chamada de “lua rosa” ou “lua quente”.

Por que a lua fica vermelha?

Qual será o motivo de a lua cheia sempre ficar mais vermelha nesse período? 

O motivo está relacionado com a altura da lua cheia. No hemisfério norte, a lua cheia de junho, que acontece no solstício de verão, desce até a altura mais baixa do ano. Como a altura da lua segue uma relação contrária à do sol, a altura da lua chega a seu nível mais baixo no solstício de verão e ao mais alto no de inverno. Este é o mesmo motivo do crepúsculo ter a cor avermelhada.

Ou seja, quanto mais baixa está a lua, mais avermelhada ela aparenta ser e, especialmente a lua cheia de junho parece estar mais avermelhada do que o de costume. 

Se compararmos a altura da lua nos meses de junho e dezembro, a altura da lua cheia em Tóquio atinge no máximo o ângulo de 30º a partir do horizonte. Já em dezembro, a lua atinge uma altura no ângulo médio de 80º.

Além disso, como junho está exatamente no meio do período de chuvas, a umidade aumentará e, devido à dispersão da luz, a lua ficará mais avermelhada do que o normal.

Alta probabilidade de vê-la neste ano 

90% das “luas cheias de morango” aconteceram em dias chuvosos. No ano passado, o fenômeno ocorreu quando Kyushu registrava uma chuva histórica, e no ano retrasado aconteceu no primeiro dia da temporada de chuvas.

Contudo, neste ano o fenômeno ocorrerá num período ensolarado. A coloração acontecerá ao anoitecer e ao amanhecer.

A “lua cheia de morango” não possui uma cor tão avermelhada quanto o morango, mas não perca a chance de vê-la!

Em Tóquio, o dia irá escurecer por volta das 18h30. O horário em que a lua atingirá sua altura máxima será por volta das 23h45! Contudo, como o céu continuará claro mesmo após o fim da tarde, provavelmente o melhor horário para ver a lua cheia de morango será entre as 20h00 e 22h10.

Segundo o leitor e colaborador Fábio Yamaoka, quando nasce, a Lua está tão próxima do horizonte que a luz por ela refletida precisa passar por uma espessa camada da atmosfera terrestre antes de chegar aos nossos olhos, diferentemente do que acontece quando o satélite aparece alto no céu, onde o ar é mais rarefeito.

Ainda segundo Fábio, quando atravessa a atmosfera da Terra, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar. Em contato com as moléculas de gases que compõem o ar, algumas cores se dispersam e ficam imperceptíveis. No caso da Lua (e até o Sol) próxima do horizonte, a atmosfera mais densa “absorve” a cor verde, azul e violeta e deixa passar somente os tons vermelhos.

Fonte: Yahoo News

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão by Fujiarte
Waysu - Empregos com segurança!