Saiba a diferença dos fenômenos gelados como a neve e escarcha

A previsão do tempo informa se a localidade terá neve, geada ou escarcha. Saiba a diferença entre elas, inclusive em japonês.

Azuma Sports Park coberto de neve (Pixabay)

O inverno do Japão costuma ter dias de neve, o que pode deixar a paisagem bonita como pode ser um transtorno para os meios de locomoção ou alegria para quem gosta de praticar esqui e snowboard.

Publicidade

Ao ouvir ou ler a previsão do tempo, os termos usados não são só de neve. Há outros que soam estranhos, como “mizore”. Então, quais são as diferenças entre eles, já que todos “caem do céu” e todos são gelados? Se são gelo, porque a neve é fofa e o granizo é sólido?

Diferença entre a neve e outros gelos

  • 霜 (shimo = geada): quem mora no sul do Brasil sabe o quanto a geada, principalmente a negra, afeta e acaba com a agricultura. A geada se forma camadas de gelo em forma pontiaguda, através da sublimação do vapor da água em áreas próximas à superfície imediata, como plantas, gramados e objetos. A geada negra mata os vegetais, congelando desde a sua parte interna.
  • 霙 (mizore = escarcha): é um termo bastante usado durante o inverno, quando a neve cai misturada à chuva, chamada de escarcha, diferente do granizo.
  • 雪 (yuki = neve): esse fenômeno de inverno nada mais é que a precipitação em forma de gelo, em diversos formatos de cristais. O vapor da água cai congelado formando flocos (neve leve), grãos (neve média) ou pelotas (neve pesada). Eles caem em formatos de cristal, translúcidos, os quais brilham quando recebem a luz solar.A neve é fofa porque é composta de vários cristais minúsculos, cujos tamanhos variam na ordem de até 2 ou 3 mm.
  • 氷柱 (tsurara = sincelo): esse fenômeno ocorre quando as gotas em suspensão entram em contato com a superfície gelada ou congelada, como rochas, paredes ou as cascatas que se congelam, por exemplo.
  • 雹 (hyo = granizo): chuva de pedaços de gelo (maiores do que 5mm) é chamada de granizo e ele pode cair junto com a chuva “líquida”, independente de ser no inverno.

da esq. p/ dir.: geada, escarcha, neve, sincelo e granizo

Todos esses fenômenos são originários das nuvens, sendo que a neve se forma em temperatura abaixo de 1°C , quando a água se cristaliza de forma lenta até cair nas superfícies, enquanto que, para formar o granizo, a água se congela rapidamente.

Universo dos cristais de neve

Se você ainda não conhece esse vasto universo dos cristais, de vários formatos, vale a pena conferir as belíssimas imagens capturadas pelo fotógrafo russo Alexey Kljatov, clicando aqui.

confira belíssimas fotos como essa capturadas pelo fotógrafo russo Alexey Kljatov

Imagens: Wikipedia/Pixabay/Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi: serpente desapareceu do zoológico

Publicado em 13 de janeiro de 2017, em Sociedade

O zoológico percebeu que a serpente desapareceu no dia primeiro e até hoje ainda não foi encontrada. Saiba mais sobre a espécie.

filhote de serpente continua desaparecido (Chukyo TV)

O desaparecimento do filhote de serpente da espécie Morelia Splilota, conhecida como Carpet Phyton, foi constatado pelo cuidador em 1o. deste mês. O filhote da serpente deveria estar dentro de sua caixa, segundo o zoológico Higashiyama Park, situado na cidade de Nagoia (Aichi). De acordo com informações do parque, a serpente tem cerca de 50 cm e, apesar das buscas, ela ainda não foi encontrada.

Publicidade

A serpente não oferece perigo

O parque informa que a serpente não é venenosa, portanto, não causaria danos às pessoas.

O zoológico do parque estava fechado temporariamente por conta da gripe aviária e retoma as atividades nesta sexta-feira (13), com essa preocupação.

A administração do zoológico continua realizando patrulha para procurar o filhote da serpente nos arredores. E anunciou que providenciará um cadeado para a caixa onde a serpente recebe cuidados.

Fonte e imagem: Chukyo TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!