Trabalhosa troca do telhado de palha da aldeia de Shirakawa

Publicado em 14 de maio de 2018, em Tradições

Solidariedade japonesa chamada yui: aldeões ajudam o dono da casa a trocar o telhado de palha, conforme as tradições.

&nbspTrabalhosa troca do telhado de palha da aldeia de Shirakawa
Com espírito de coletividade aldeões se ajudam mutuamente para realizar trabalhos que seriam difíceis para executar sozinho (Chunichi)

Depois de 20 anos a residência Otsuka recebe novo telhado de palha, na aldeia de Shirakawa (Gifu). Essa atividade trabalhosa é executada em apenas um dia, de acordo com as tradições.

Publicidade

No sábado (12), cerca de 60 pessoas, entre aldeões e parentes da família Otsuka, se empenharam na troca do volumoso telhado de palha. Como a aldeia toda é patrimônio mundial, tudo é executado conforme rezam as antigas tradições.

Os 4 mil maços de palha de uma gramínea especial japonesa vieram da província de Shizuoka. Logo que amanheceu as pessoas se reuniram para iniciar a obra trabalhosa. O yui (結) é uma atividade onde os aldeões se ajudam mutuamente. Baseado nele, removeram o telhado antigo, usando escadarias, e depois se dedicaram a recobrir a casa de 130 anos.

Foram recolocados os 4 mil maços de palha na área de 140 metros quadrados. Depois, com uma agulha de 1 metro de comprimento para “costurar” e fixar as palhas com corda. A casa centenária recebeu o novo telhado chamado de kayabuki, em japonês.

Após o árduo trabalho, no final do dia, a família ofereceu uma refeição preparada em casa, regada a saquê para todos os colaboradores. Assim, encerraram a obra trabalhosa em clima de festa, conforme uma das tradições locais.

Fonte e foto: Chunichi 


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!