Sal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética

Publicado em 29 de dezembro de 2016, em Tradições

O sal é usado para limpeza energética desde a antiguidade e é essencial no final do ano. A ciência já comprovou essa eficácia. Saiba como pode usá-lo e, para as mulheres, veja uma dica para usá-lo no sutiã.

&nbspSal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética

O sal grosso usado no churrasco potencializa o sabor das carnes, mas sua utilização vai além da culinária. Desde os tempos mais remotos da humanidade o sal é usado para curas e limpezas energéticas. Na modernidade, a ciência verificou os poderes do sal.

Os radiestesistas viram que o cristal do sal tem um comprimento de onda eletromagnética capaz de ajudar a neutralizar os ambientes com energia negativa. Essa onda tem a cor violeta, a mesma com forte poder purificador. Além disso, o cristal do sal emite o poderoso íon negativo, presente na natureza nas proximidades das cachoeiras, nas matas e nas praias por causa do mar. Por isso, esses íons negativos neutralizam poeiras e fumaças do ambiente.

O sal é usado desde a antiguidade para conservar alimentos e, todas as religiões o usam para os seus rituais de purificação. Já foi considerado o “ouro branco” pelo seu poder. A palavra salário é derivada do sal, tamanha importância dada a ele no passado.

&nbspSal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética
foto: livedoor.jp/kaigainoomaver

O sal e o povo japonês

Nos campeonatos de sumô os lutadores entram com um punhado de sal e jogam no espaço da luta, como um ritual de oração para limpeza energética do dojô, mas também para que se um dos lutadores se ferir, que tenha ação antibactericida. Esse ritual pode ser proveniente do xintoísmo. O sal foi muito importante para o povo japonês, como antibactericida natural, usando-o para conservar os alimentos, na antiguidade. Além disso, quando ainda não existia a pasta dental, os dentes e a boca eram higienizados com o sal.

Existem vários tipos de sal usados para os rituais japoneses, exceto os sais de cozinha refinados. Os muito apreciados são os sais marinhos, onde estão conservados todos os nutrientes. E o sal grosso (chamado de arajio) também é usado para afastar más energias.

&nbspSal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética
foto: Matome Naver

Morijio (盛り塩)

São cones feitos de sal mais fino, sobre um pires branco ou dourado, colocado nas portas dos estabelecimentos comerciais ou restaurantes. Diferentes de outras culturas, esses são colocados de forma visível para atrair clientes. Pode ser usado em casa, de preferência nos cantos.

A recomendação é deixar de 2 a 3 dias e nada de reaproveitá-lo para outros fins. Afinal, ele deve ter absorvido energias negativas. Assim, a recomendação dos especialistas é jogá-lo na pia da cozinha com bastante água ou no vaso sanitário e dar descarga. Eles dizem que jamais deve ser colocado na lixeira, pois cada vez que se abre a tampa, é possível que essa energia se espalhe.  Depois, deve ser feito um outro cone para ser colocado no mesmo pires limpo.

Sal grosso na banheira

Tomar um bom ofurô com sal grosso, até esse barato, é uma prática comum no Japão. Como o sal diminui a condutividade térmica da água quente, os japoneses dizem que ela fica suave. Em geral, a recomendação é mergulhar o corpo por alguns minutos quando está preocupado, cansado, irritado ou ansioso. Dizem que é melhor do que qualquer sais de banho caros. Basta um punhado de sal na banheira para sentir os efeitos de alívio. Depois do banho de ofurô com sal, convém esvaziar logo a banheira.

Escalda pés

Colocar os pés de molho em água quente e sal grosso pode ser um santo remédio para tirar o cansaço do dia. Só de fazer isso por alguns minutos estimulará a circulação sanguínea, ajuda a fazer um detox, relaxa e alivia tensões.

Polvilhar o sal

Segundo os especialistas, polvilhar um punhadinho de sal na varanda ou no hall de entrada faz muito bem para espantar o que vem de fora. Nesses casos, deixe o sal agir por alguns minutos ou horas e depois, recolha-o varrendo. Nesse caso, depois de recolhido na pá, pode-se jogar na lixeira.

Talismã de sal

&nbspSal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética
foto: Sila Tarot

Em eventos como uma prova, vestibular, uma entrevista, embrulhe uma pitada de sal grosso em uma folha de washi branco (papel artesanal japonês), e leve-o consigo. Os especialistas lembram que o papel precisa ter uma certa “respirabilidade”, por isso o uso do washi.

 

 

Limpeza doméstica energética

Depois de feita a faxina e a limpeza, pegue uma bacia com água e coloque um punhado de sal grosso. Misture e quando o sal derreter na água, pegue um pano branco limpo, umedeça, torça e passe esse pano com água salgada nas paredes da casa e no piso. Isso ajudará a remover as energias indesejadas.

&nbspSal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética

Decoração

Existem no mercado vários objetos de decoração feitos com sal rosa do Himalaia. Mas os japoneses também gostam de fazer enfeites de cozinha dentro de um recipiente de vidro, onde colocam o sal e terminam de enfeitá-lo com cristais, por exemplo. Ou, simplesmente, colocam um punhado de sal em um copo de água e deixam em algum canto da casa.

Mulheres: sal no sutiã

Depois que uma famosa artista declarou que usa sal dentro do sutiã para relaxar ou eliminar uma energia negativa, no ano passado, virou moda. É fácil. Basta pegar uma folha de lenço de papel, colocar cerca de 5 gramas de sal de boa qualidade e embrulhar. O modo de colocar no sutiã é:

  • do lado direito: para relaxar
  • do lado esquerdo: para “limpar” a energia ruim recebida

Segundo as usuárias a explicação do motivo que funciona é que o íon negativo do sal em contato com o calor do corpo ou com o suor, melhora a circulação sanguínea.

&nbspSal: ciência explica seu poder e como é usado no Japão para limpeza energética

Lua cheia

Sabe-se que a relação água versus lua cheia é profunda. O mar produz sal rico em minerais nessa lua. Portanto, tomar um bom banho de ofurô, com sal, na lua cheia é altamente recomendado. Confira o calendário da lua cheia em 2017.  

  •    12 de janeiro:  20:35
  •    11 de fevereiro: 09:34
  •    12 de março: 23:55
  •    11 de abril: 15:09
  •    11 de maio:  06:43
  •    9 de junho: 22:10
  •    9 de julho: 13:07
  •    8 de agosto: 03:11
  •    6 de setembro: 16:03
  •    6 de outubro:  03:41
  •    4 de novembro: 14:24
  •    4 de dezembro: 00:48

 

Fontes: HinokiKaki e Spichie
Imagens ilustrativas: Pixabay e Wikimedia

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Mugen Homes - Construindo Sonhos
Clínica Dental ai - atendimento em português
Baladas no Japão
Empregos no Japão