Por que jogar grãos de soja no Setsubun?

Setsubun é uma das festividades japonesas praticada nos lares, templos, locais públicos e até nas escolas. Compreenda o significado e como fazer com alegria!

Artistas famosos foram até Tsutenkaku em Osaka fazer ‘fuku mame maki’, no dia 1.º (Asahi)

Dia 3 de fevereiro é a data que os japoneses fazem fuku mame maki (福豆まき) ou jogam os grãos de soja torrados, de dentro de uma vasilha, para fora de casa. E o ritual deve ser feito com alegria para atrair prosperidade no mais amplo sentido da palavra.

Publicidade

Enquanto polvilha, pronuncia-se em voz alta fuku wa uchi, oni wa soto (福は内、鬼は外). Com essa atitude espanta os males e traz a prosperidade, sorte ou felicidade para si e para a família.

Para esse festival, você pode (ou não) se vestir de quimono e ir a um templo levando sua vasilha com os grãos de soja torrados. 

O que tem a ver com Setsubun

O ato de jogar os grãos de soja faz parte das festividades de Setsubun (節分). Marca o início da primavera (立春, pronuncia-se risshun) do calendário lunar. No gregoriano seria entre os dias 4 a 8, mas no Japão foi fixado em 3 de fevereiro.

Para os asiáticos o Setsubun é de grande importância pois é o primeiro ciclo dos 24 da longitude eclíptica do sol, a 315º. É um marco de ⅛ de um ano, cerca de 45,66 dias, depois do solstício de inverno. Portanto, por volta do dia 5 deste mês, quando se inicia a primavera. 

Pode parecer uma incoerência, pois ainda estamos no inverno. Sim, no calendário gregoriano.

Que tal fazer esse ritual para espantar os males e atrair prosperidade?

Lenda dos grãos

Ainda na Era do Imperador Uda, antes do ano 900, um demônio teria saído do Monte Kurama e destruído a capital, na época em Quioto. Ele foi contido com rezas e com os grãos jogados nos seus olhos.

Desde então, a lenda conta que os infortúnios foram afastados por conta dos grãos.  

O povo passou a acreditar que os grãos de soja têm vitalidade e servem de amuleto contra as maldições. Há uma outra linha. Diz ela que para os olhos amaldiçoados (魔目, pronuncia-se mame), ou olho gordo como se diz no português, nada melhor do que 豆 (também pronuncia-se mame), por isso, o uso dos grãos de soja.

Há regiões que antes do ritual de jogar os grãos, oferece-os no altar ou no oratório. Assim, tornam-se abençoados.

Quando se polvilha o lado de fora da casa, templos ou santuários xintoístas com os grãos torrados e abençoados, afastam-se as doenças de um ano inteiro.

Pode comer os grãos? Onde comprar?

Além de jogar ou polvilhar, há um costume de comer uma certa quantidade dos grãos torrados. A forma é bem simples, basta comer 1 a mais da sua idade. Se tem 22, come-se 23, por exemplo. Assim, estará protegido.

Se não sabe como preparar, compre os pacotinhos prontos no supermercado. Em geral está escrito 福豆 (fuku mame) no pacote.

Além desses rituais, procure preparar pratos à base de feijão ou de soja no dia. Todo tipo de feijão é bem-vindo.

Divirta-se no Setsubun!

Os grãos podem ser encontrados em pacotes plásticos ou embalados na vasilha própria, nos supermercados

Fotos: Asahi e internet

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem é encontrado enforcado em consulado japonês na Coreia do Sul

Publicado em 1 de fevereiro de 2018, em Ásia

O corpo do sul-coreano foi encontrado no consulado japonês em Busan na quarta-feira (31).

Cidade de Busan, Coreia do Sul (Wikimedia/mill56)

Um sul-coreano de 63 anos foi encontrado enforcado no Consulado-Geral do Japão na cidade de Busan em um aparente suicídio, informou a polícia local na quinta-feira (1º).

Publicidade

Acredita-se que o homem tenha morrido há mais de duas semanas. Um funcionário do consulado encontrou o corpo em um depósito no prédio na quarta-feira (31).

Imagens de circuito fechado mostraram o homem entrando no prédio do consulado ao subir no muro em 12 de janeiro, após a polícia ter negado sua entrada à biblioteca do local, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

O homem vivia sozinho desde que se divorciou há 20 anos. A polícia está investigando por que ele entrou no consulado japonês.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!