Carne bovina: nomes em japonês e português

Quer saber os nomes das peças de carne bovina e os miúdos em japonês? Além disso, saiba em que pratos pode usar cada um deles.

Saber os nomes das peças e miúdos de carne bovina em japonês ajudam na hora da compra e no yakiniku (Pixabay)

Para quem gosta e aprecia bons cortes de carne bovina esse é um guia para facilitar a compra no Japão, tanto das peças quanto dos miúdos. Seja em loja japonesa ou brasileira, na época do churrasco, esse roteiro pode servir de ajuda.

Publicidade

Além disso, quando vai ao supermercado japonês ou em restaurante especializado em yakiniku, poderá escolher as carnes com mais facilidade.

Os cortes à moda brasileira e japonesa têm uma leve diferença, mas as partes em comum seguem abaixo.

A pronúncia está entre parênteses, logo depois do nome em japonês.

Peças mais comuns da carne bovina no Japão (Niku Higashihara)

  • Cupim: コブ肉 (kobu niku) ou クッピン. Corte de músculos entremeados de gordura, indispensável para quem gosta de carne gorda e suculenta no churrasco.
  • Pescoço: ネック (necku). O boi japonês não tem tanta gordura, mas o do Brasil tem. É mais dura, saborosa, muito usada para cozidos e para a carne moída.
  • Acém: 肩ロース (kata roosu). Carne que cobre o “lombo” do ombro. O teor de gordura é baixo e a carne é mais dura mas o sabor é rico e contém colágeno. Indicada para cozidos e ensopados.
  • Peixinho: ミスジ (misuji). É um corte especial pois se extrai somente de 2 a 3Kg de cada boi. Pode ser assado, recheado, usado em ensopados e com molho.
  • Raquete: トンビ (tonbi). É uma parte pequena do ombro, de 2Kg em média, com fibras longas, parecida com coxão, com excelente sabor. Pode ser usada em bifes, ensopados, cozidos, sukiyaki e molhos (carne moída).
  • Costela e contra-filé de costela: リブロース (ribu roosu). São carnes com fibra, saborosas, muito requisitadas para churrasco e também para cozidos. Vai bem no sukiyaki também. A bisteca é chamada de ロース (roosu).

Peças e partes do boi, em português (Wikimedia)

  • Costela ponta de agulha: 骨付バラ肉 (honetsuki baraniku). É a ponta da costela, com osso, considerada a parte mais saborosa para churrasco.
  • Contra-filé de lombo: サーロイン (saaroin). Carne macia e texturizada com gordura, ideal para um bife ou medalhão suculento. Mas também pode ser usado no churrasco e nos cozidos. A bananinha, sub corte do contra-filé pode ser encontrada nas lojas e açougues brasileiros no Japão. É muito apreciada nos churrascos e espetinhos, pois é saborosa e rica em gordura.
  • Filé mignon: ヒレ (hire). Carne nobre, macia e saborosa, pode ser usada no medalhão, escalope e churrasco. Tem sabor doce, textura fina e pouquíssimos nervos.  
  • Carne em volta da costela: バラ(bara). É uma mistura de carne magra e dura, combinada com bastante gordura. Em geral, é cortada bem fina para ser usada em sukiyaki, gyudon e em cozidos. Outra parte dela chama-se カルビ (karubi), palavra coreana. Apesar de ser da mesma parte, esta carne é mais nobre e mais saborosa. Indispensável no yakiniku e nas delícias coreanas.
  • Coxão mole: うちもも ou 内もも (uchimomo). Carne macia, sem muita gordura, com fibras curtas e como é retirado em bloco, pode ser cortado para bifes e roast beef. Pode ser usado em assados, grelhados e sukiyaki.
  • Patinho e maminha: しんたま (shintama). Tem um pouco mais de gordura e deve ser cortada contra as fibras. Carne saborosa e macia, é indicada para churrasco, grelhada, bife, ensopado e roast beef.
  • Coxão duro: そともも ou 外もも (sotomomo). A gordura fica na parte externa e este corte tem fibras mais longas e mais duras, por isso é recomendado para assado ou cozido de panela, com recheio, moído para usar em molhos e ensopados. No Japão, o lagarto faz parte do coxão duro.
  • Miolo de alcatra: ランプ (ranpu). Carne macia e saborosa, é excelente para churrasco, bifes grossos, grelhados e assados.
  • Picanha: イチボ (ichibo). Coberta com uma camada de gordura, é saborosa, ideal para churrasco. Pode ser fatiada ou assá-la em peça inteira junto com a gordura para acentuar o sabor e maciez. Pode ser preparado como bife na chapa.
  • Músculo:すね (sune). No Brasil é separado em músculos dianteiro e traseiro. Mas no Japão é tudo músculo. Carne excelente para cozidos, papinhas e ensopados, apesar do tempo prolongado de cozimento. Oferece colágeno.
  • Rabo: テール (teeru). O prato mais conhecido no Brasil é a rabada. Rico em colágeno, excelente para quem quer ter pele mais bonita e articulações em dia.

Peça nobre do boi, filé (Pixabay)

Miúdos do boi (内蔵, naizo)

  1. Coração: ハツ (hatsu) ou 心臓 (shinzo)
  2. Fígado: レバー (lebaa) ou 肝臓 (kanzo)
  3. Rins: マメ (mame) ou 腎臓 (jinzo)
  4. 1.º estômago ou bucho: ミノ(mino) ou 胃袋 (ibukuro)
  5. 3.º estômago ou bucho: センマイ(senmai) ou 第三胃袋 (daisan ibukuro)
  6. Músculo do diafragma: ハラミ (harami)
  7. Outra parte do músculo do diafragma: サガリ (sagari), porque parece estar pendurado ao harami
  8. Intestino delgado: 小腸 (shocho)
  9. Intestino grosso: 大腸 (daicho)
  10. Língua: タン (tan)
  11. Bochecha: ホホニク (hohoniku)
  12. Nervo e tendão: 牛すじ (gyusuji)
Fontes: Niku, Yamada Meat e Debu
Fotos: Pixabay, Wikimedia e Niku Higashihara

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O que usar para frango karaaguê magro e rápido, sem fritura (vídeo)

Publicado em 12 de abril de 2019, em Culinária

O frango karaaguê caiu no gosto da população mundial. Mas a preocupação é com as calorias. Saiba que tem um jeitinho especial e barato, sem fritura!

Se gosta de karaaguê de frango, aprenda a preparar com 1 segredo para ficar magro, pois não é frito no óleo (divulgação)

A receita típica do Japão – karaaguê de frango – conquistou pessoas do mundo todo. Mas fica a preocupação com as calorias. Para resolver isso uma empresa lançou um produto útil e barato, muito usado pelas donas de casa do país. Não é novo, existe desde 2014.

Publicidade

Mas, primeiro será apresentada a receita fácil. É para uma coxa de frango desossada ou cerca de 240 gramas. Se quiser mais basta multiplicar a receita, sem ovo e sem farinha de trigo.

Ingredientes A

  • 1 coxa de frango cortada em cubos de 5 a 6 cm, com pele
  • 1 ½ colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de chá de saquê
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Ingredientes B

  • 2 colheres de sopa de amido de batata ou de milho
  • 2 colheres de chá de óleo de cozinha ou azeite

Modo de preparar

  1. Em uma tigela coloque todos os ingredientes A e deixe de molho por pelo menos 15 minutos para temperar o frango
  2. Pegue um por um dos pedaços de frango que estão de molho e seque-os com papel toalha
  3. Em um saco plástico coloque primeiro o amido de batata ou milho
  4. Coloque os pedaços secos dentro do saco plástico com o amido
  5. Feche a boca do saco plástico e agite bem para que o amido envolva todos os pedaços
  6. No mesmo saquinho, abra-o e coloque as colheres de óleo, feche a boca e agite mais uma vez

Produto útil para o karaaguê magro

Agora, aqui entrar o produto a ser apresentado. Chama-se クックパー・レンジで唐揚げトレー, lê-se kukkupaa renji de karaage toree, da fabricante Asahi Kasei. Ele pode ser encontrado nos supermercados, nas lojas online da Amazon ou Rakuten e até no Daiso. O preço varia de 260 a 350 ienes.

Cada embalagem vem com uma bandeja ondulada e 6 folhas. Pegue a bandeja, coloque-a sobre o prato de porcelana, cubra a bandeja com uma das folhas.

Pegue cada um dos pedaços de frango e disponha sobre a bandeja com a ajuda de um hashi. Disponha-os de forma a não encostar um no outro.

Leve ao forno de micro-ondas, sem cobrir. Se seu forno é de 500W programe 6 minutos. Se é de 600W bastam 5 minutos.

Produto: vem em embalagem com 1 bandeja e 6 folhas descartáveis (divulgação)

Karaaguê magro para toda a família

Enquanto assa, pegue uma travessa ou prato, decore com folhas e alface, tomate e fatias de limão.

Quando sair do forno, basta colocar os pedaços de frango, um por um, e colocá-los na travessa.

Verá que a folha ficou com bastante óleo entre as ondulações. Descarte só a folha pois a bandeja poderá ser lavada e usada para próxima vez.

Outras variações são karaaguê de asinhas ou coxinha da asa do frango. Nesses casos, se não quiser karaaguê basta temperar com sal e pimenta do reino a gosto e levar ao microondas.

Assista ao vídeo do fabricante e veja o passo a passo, muito fácil e prático.

Fonte, foto e vídeo: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!