‘Kafunsho’ e sua relação com o sistema imunológico

Na época dos pólens o melhor é tomar cuidados com o corpo e mente para evitar a indesejável e incômoda polinose ou febre do feno.

‘Kafunsho’ (Takeda)

A incômoda polinose, febre do feno ou rinoconjuntivite alérgica sazonal, chamada de kafunsho em japonês, é um dos inconvenientes antes e durante a primavera. É uma reação alérgica aos pólens do cipreste e cedro, em grande quantidade na atmosfera.

Publicidade

Em geral, as pessoas acometidas com a febre do feno devem cuidar do seu sistema imunológico e gerenciar o estresse.

Quem explica sobre isso é um médico, especialista em alergias, imunidade e vírus, autor de diversos livros, doutor Takahiro Kiyomasu, em entrevista para a revista Dime.

As pessoas podem usar vários produtos como máscaras, sprays, pomadas, óculos, entre outros, para prevenção, mas devem tomar cuidado com seu estado de saúde.

Segundo o médico uma das primeiras coisas é reavaliar a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool é um vasodilatador, ou seja, expande os vasos sanguíneos, o que pode piorar a situação para quem sofre dessa alergia.

Bom sono (Public Domain Pictures)

Outras situações que requerem atenção são a falta de bom sono – dormir pouco ou tarde demais – e estresse. Esses são fatores para desequilibrar o sistema nervoso autônomo. Ele é o responsável para controlar funções importantes como a respiração, a circulação sanguínea, temperatura do corpo e também a digestão. Além disso, funciona como controle do corpo diante das modificações ambientais.

O que é bom para o sistema imunológico

Por isso, é importante ingerir alimentos que contenham bactérias ácido láticas como os lactobacilos, por exemplo, para melhorar o sistema imunológico. No Japão, um desses alimentos é o natto (leia a matéria tocando aqui). Outros são os iogurtes, principalmente o R-1, GG e LG21.

Da esq. p/ dir. natto, iogurte e chá verde

Também pode fazer uso de suplementos como pó das plantas moringa, astragalus e equinácea, além do própolis. Além disso, procurar alimentos ricos ou suplementação de vitaminas C, B6 e D, e também ômega 3.

Pode se servir do chá verde, 3 vezes ao dia, pois contém bastante catequina, um fitonutriente da família dos polifenóis, com forte ação antioxidante. Além disso contém L-Teanina, um aminoácido que ajuda  ajuda a reduzir o estresse e tem grande efeito no aumento da imunidade, segundo o resultado de uma pesquisa da Universidade de Shizuoka.

Fatos sobre a polinose

A polinose não tem nada a ver com a herança genética, tampouco é contagiosa. Ela pode diminuir com o avanço da idade. Na faixa dos 50 observa-se queda de 33% e aos 70 diminuição de 11%. Mas, segundo o médico, há idosos que repentinamente se tornam alérgicos aos pólens, portanto, o ideal é gerenciar a o sistema imunológico.

Há possibilidade de desenvolver esse quadro quando se constata alergia aos pelos dos animais como gato e cachorro, na infância.

Como o estresse provoca queda do sistema imunológico, pode ser que nesse período, o quadro piore. Por isso, os cuidados com a saúde nesta época são importantes.

Fontes: Dime e WN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Economias e viagens no Japão: valor fixado para poupar

Publicado em 25 de fevereiro de 2019, em Sociedade

O resultado de uma extensa pesquisa sobre economias mensais e lazer foi divulgado pela empresa. Veja a média e quanto se poupa.

Para onde vai o salário e as províncias mais procuradas para viajar (Yahoo)

A companhia de seguros Sony Life informou na semana anterior (21) o resultado de uma extensa pesquisa a respeito de dinheiro e viagens nas 47 províncias do Japão.

Publicidade

Foi realizada no período de outubro a novembro do ano passado, entrevistando 100 pessoas de cada província, totalizando 4.700 entrevistados. A faixa etária dessa amostragem é de 20 a 59 anos, de ambos os sexos.

Entre várias questões analisadas uma das perguntas foi o quanto separa dos seus ganhos, mensalmente, para uso pessoal. Em 10.º lugar foi Gunma, com 26,5 mil, em 3.º ficou Tóquio com 32,7 mil, em 2.º Mie com 36,9 mil e no topo Kanagawa, com 44.050 ienes.

Economias e poupança

Em relação à definição de um valor para ser depositado como poupança, todos os entrevistados afirmaram que fazem isso. As províncias top foram Fukui (34%), Fukushima (30%), Yamagata, Kagawa e Saga, com 29% cada.

E a média geral de pessoas que definem o valor da poupança foi de 15%. A média do país em economias foi de 3,659 milhões de ienes. Veja o ranking por província, em milhões de ienes.

  1. Tóquio: 6,391  
  2. Mie: 5,334  
  3. Osaka: 5,327
  4. Aichi: 5,205
  5. Wakayama: 4,903
  6. Nara: 4,901
  7. Kagawa: 4,9
  8. Kanagawa: 4,866
  9. Ishikawa: 4,617
  10. Hyogo: 4,461

Onde gastam

Gastronomia japonesa: sushi e lámen de Fukuoka (Pixabay e PM)

Na análise para onde vai parte do dinheiro mensal, constatou-se que em geral 32% das pessoas gastam com alimentação, especialmente em Shimane, Saitama e Kagoshima, com mais de 39% das respostas.

Há também uma tendência a investir na saúde, com média de 23%, cujo top ficou com Ishikawa, 32%. Pelo visto academias de ginástica, suplementos ou atividades físicas, têm chamado à atenção das pessoas.

Os gastos com telefonia celular e internet ou com aparelhos eletroeletrônicos são baixos, com média de 5% e 11%, respectivamente.

Mas, com confecção e beleza, parece que as pessoas não se importam em gastar. A média foi de 18% e 14%, respectivamente. Desembolsam cerca de 6 mil ienes mensais para adquirir alguma peça nova no vestuário.

Também não se importam em gastar com carro e casa. As médias foram de 9 e 12%, respectivamente. As províncias onde as pessoas mais ostentam carros são Osaka, Tóquio e Kanagawa, com médias de 5,2 milhões, 3,3 e 3,2 milhões respectivamente usados no carro atual.

Mas o destaque ficou para gastos com a família, com média nacional de 30%, sendo que em Kagoshima foi de 46%.

Viagens dentro do país

Fotos ilustrativas: Flickr, Pixabay e Wikimedia

Os destinos de viagem mais agradáveis entre os pesquisados foram:

  1. Hokkaido: natureza, gastronomia local e águas termais
  2. Okinawa: paisagens naturais, atmosfera das cidades, lazer e diversão, e comida local
  3. Tóquio: lazer, compras e facilidade dos transportes públicos
  4. Quioto
  5. Osaka
  6. Fukuoka
  7. Chiba
  8. Nagasaki
  9. Kanagawa
  10. Nagano

Se gosta de viajar, toque aqui para abrir a seção de Turismo.

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!