Epidemia do eritema infeccioso em 33 províncias do Japão

O quadro da epidemia do eritema infeccioso é de expansão, por isso, conheça a doença e saiba como evitá-la.

Bebê com eritema infeccioso (Wikipedia)

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas divulgou um relatório sobre a epidemia do eritema infeccioso, também conhecido como quinta doença ou parvirose. No Japão é conhecido popularmente como ringo-byo (リンゴ病) porque as bochechas dos bebês e crianças ficam vermelhas como a maçã.

Publicidade

A doença foi detectada em 33 das 47 províncias e houve um aumento de 45% no período de 5 a 11 deste mês. A média aumentou para 0,64 paciente por instituição médico-hospitalar. Esse índice mostra que é bem maior do que a epidemia no período de 2015 a 2016.

As províncias do norte e da região Kanto são as com mais pacientes por instituição médica. Miyagi tem 4,95, Niigata com 1,7, Tóquio com 1,54, Kanagawa tem 1,41 pessoas, Iwate com 1,05, Saitama com 1,02, Chiba com 0,87, Tochigi com 0,79, e assim por diante.

Quadro da epidemia, por semana de outubro, e a média de pacientes por instituição hospitalar no Japão (Instituto Nacional de Doenças Infecciosas)

O que é eritema infeccioso

É uma doença infecciosa causada pelo vírus chamado parvovírus B19. É transmitida através de contato, seja pela respiração, tosse ou espirro, afetando principalmente as crianças. Mas, adultos, como as gestantes, também podem ser afetados.

No quadro de sintomas nas crianças são observados febre baixa, garganta inflamada, erupções vermelhas na pele (rosto, braços e pernas), coceira, dor de cabeça e fadiga.

No período de incubação do vírus, cerca de 14 dias, o paciente pode disseminar a doença, por isso é recomendado o uso de máscara. Após o aparecimento das erupções não há mais risco de contágio.

No caso dos adultos as erupções não aparecem. No lugar delas sentirá dores nas articulações.

Ao perceber os sintomas a recomendação é de procurar uma clínica ou hospital. As especialidades podem ser de medicina interna (naika), dermatologista (hifuka) e no caso da criança a pediatria (shonika).

Em geral, a recomendação será de repouso e ingestão de líquidos, como a água.

Como se prevenir

Os pais devem orientar as crianças para lavar as mãos com água e sabão frequentemente, pois não há vacina.

Para ler outras matérias relacionadas ao cotidiano toque aqui e selecione.

Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio (Pexels)

Fonte: CBNews/Yahoo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Post da concessionária da Honda tira uma onda com a prisão de Carlos Ghosn

Publicado em 21 de novembro de 2018, em Sociedade

O post na rede social gerou polêmica e a Honda se desculpa, apesar do ato ter sido de uma concessionária de Osaka.

Print de um post de uma concessionária da Honda que tirou uma onda com a prisão de Carlos Ghosn (BuzzFeed News)

Logo depois que o jornal Asahi publicou a matéria sobre a prisão de Carlos Ghosn, na segunda-feira (19), surgiu um post na rede social Twitter tirando uma onda com o empresário.

Publicidade

O post foi publicado por volta das 19h30 com uma foto e com a frase やったぜ日産, algo como chupa Nissan. Foi de uma conta da concessionária da montadora, de Osaka Higashi.

Logo gerou críticas e foi retirado cerca de 10 minutos depois, mas foi registrado em diversas páginas da web.

O BuzzFeed News entrevistou o responsável pelo departamento de relações públicas da Honda Giken Kogyo, a qual afirmou que essa conta é da Honda Cars Osaka Higashi, sem controle da montadora.

Até ser procurado não sabia do post e, apesar de não ser de sua responsabilidade, pediu desculpas pelo post inapropriado. Informou que tomará medidas para evitar que se repita.

Fonte: BuzzFeed News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!