Alongamento é eficaz na perda de peso e promoção da saúde

Publicado em 22 de agosto de 2018, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

É o que apontam as pesquisas sobre alongamento, quebrando o paradigma de que é para evitar lesões. Veja a importância de receber massagem!

&nbspAlongamento é eficaz na perda de peso e promoção da saúde
Os benefícios do alongamento são muitos mas não são indicados para aquecimento (Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Emory, de Atlanta, EUA, realizaram um estudo sobre o alongamento. Com o resultado, propõem não usá-lo como prevenção de lesões em atletas e marombeiros. É mais eficiente de outra forma. O público em geral deve praticar para perda de peso e promover a saúde.

Publicidade

Os exercícios de alongamento puxam e estendem os músculos. Foi incorporado como aquecimento antes dos exercícios físicos e também para relaxamento depois.

Com essa pesquisa, alargou-se o ponto de vista sobre ele.

Alongamento: perda de peso, saúde em dia e mudar a chave

No prólogo da publicação os pesquisadores apontam: “não é necessário para o atleta fazer alongamento para efeitos de prevenção de lesões. Tampouco não precisa fazê-lo em tempo curto para a recuperação da fadiga”.

&nbspAlongamento é eficaz na perda de peso e promoção da saúde
O alongamento para aquecimento e no pós-treino não tem efeito, segundo pesquisa (Pixnio)

Explica que é preciso compreender que essa prática está associada à recuperação e remodelação. Mas antes disso é e grande importância compreender a diferença entre eles.  

Quando a pessoa está se exercitando os músculos estão em movimento. Com isso consome-se energia e geram produtos de decomposição metabólica, “quebrando” as fibras.

Quando os músculos retornam ao seu estado normal, já sem nenhuma dor, a isso chama-se recuperação.

Existem várias maneiras de promover essa recuperação segundo os autores. Podem ser massagem, alongamento, banho de imersão, crioterapia, compression wear, alternância de água quente e fria, entre outras.

Massagem para recuperação pois alongamento não é útil

Segundo uma outra pesquisa, da Universidade de Poitiers, França, de abril deste ano, a qual estudou essas maneiras há uma altamente eficaz. Concluiu que para a recuperação de dor de início tardio muscular ou DOMS em inglês, e da fadiga, deve-se receber massagem.  

&nbspAlongamento é eficaz na perda de peso e promoção da saúde
Massagem para a recuperação de dor de início tardio muscular e fadiga, alongamento não resolve

Além disso, de acordo com os resultados de outra pesquisa realizada pelo PhD Anthony Barnett, da Austrália, em 2006, “não foi observado efeito na recuperação e prevenção de lesões de lesões, tanto a curto e longo prazo, em relação ao alongamento”. Concluiu que “não pode ser dito que é útil para a recuperação”.

O que é remodelação

Por outro lado, com os exercícios contínuos, ocorrem mudanças na estrutura muscular, no metabolismo e na fisiologia. O corpo vai se adaptando a esse estresse causado pelos movimentos contínuos. A essas mudanças dá-se o nome de remodelação.

Estudos comprovam efeitos benéficos do alongamento

A sugestão de uma equipe japonesa é fazer 30 minutos de exercícios para alongar o corpo por dia, durante 5 dias da semana. Em apenas 4 semanas a pessoa notará melhoras no corpo. “As respostas imediatas nos microvasos sanguíneos contribuem para a melhora do fluxo sanguíneo dos músculos em movimento por meio do alongamento”, analisa o PhD Kazuki Hotta.

&nbspAlongamento é eficaz na perda de peso e promoção da saúde
Yoga tem técnicas de alongamento, podendo ser uma boa escolha (Pixabay)

Ajuda a manter e melhorar a amplitude de movimento da articulação, como efeito benéfico. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil, analisou 14 resultados de pesquisas a respeito dos benefícios do alongamento. Concluiu que realizado continuamente tem um efeito positivo no desempenho muscular.

A partir desses resultados de pesquisa, ficaram claros os resultados do alongamento na remodelagem.

Que tal introduzi-lo e ver os efeitos em pouco tempo? Além disso, o alongamento pode mudar a chave do humor.

Assista a um vídeo com dicas rápidas.

Fonte: NewsWeek Japan 
Fotos: Pixabay e Pixinio


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - World