ONG lança fórum para conscientização sobre câncer de mama em homens

Casos de câncer de mama masculino tendem a ser diagnosticados em estágios mais avançados pela falta de conscientização associada à baixa incidência em homens, citam especialistas.

OMG reuniu pacientes do sexo masculino que estão recebendo tratamento para câncer de mamacom o objetivo de e gerar uma maior compreensão pública sobre a doença (imagem ilustrativa)

Normalmente acredita-se que o câncer de mama seja uma doença que afeta somente as mulheres, mas os homens também podem desenvolvê-la.

Publicidade

Essa falta de conscientização, associada à baixa incidência em homens, é citada por especialistas como a razão pela qual os casos de câncer de mama masculino tendem a ser diagnosticados em estágios mais avançados e menos tratáveis.

Agora, uma ONG decidiu agir.

A Cancer Net Japan, uma organização sem fins lucrativos som sede em Tóquio, organizou recentemente um evento para reunir pacientes do sexo masculino que estão recebendo tratamento para câncer de mama e gerar uma maior compreensão pública sobre a doença.

Mais de 80 mil novos diagnósticos de câncer de mama no Japão

Em 2015, mais de 87 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama no Japão. Menos de 1% delas, ou 560, eram homens, de acordo com dado divulgados pela Sociedade Japonesa de Câncer de Mama.

“Fatores de risco para câncer de mama incluem contribuintes genéticos, como histórico médico na família e idade, assim como obesidade”, disse Akihiko Shimomoura, médico no Departamento de Oncologia Médica e Mama do Hospital Central Nacional do Câncer.

Muitos pacientes notam que algo está errado quando descobrem um caroço sob um de seus mamilos ou notam uma desproporção no formato do peito.

Contudo, ao contrário das mulheres, que prestam mais atenção a caroços se desenvolvendo em suas mamas, os homens geralmente fazem um check-up somente após a doença ter alcançado um estágio avançado.

“A falta de conscientização deve ser o motivo pelo qual os homens demoram a se consultar com um médico”, disse Shimomoura.

Sem estratégias de tratamento especificamente destinadas a pacientes do sexo masculino, os procedimentos são similares àqueles para as mulheres.

Se o câncer ainda está em um estágio tratável, uma cirurgia é realizada para remover o tumor. Após a operação, quimioterapia ou radioterapia, ou ainda uma combinação das duas será usada para prevenir uma recorrência.

Evento de conscientização realizado por ONG

A Cancer Net Japan disse que organizou o evento em janeiro para responder a um crescente aumento de solicitações de pacientes do sexo masculino com câncer de mama que estavam buscando a oportunidade de se encontrar com outros na mesma situação.

Os três pacientes que participaram do primeiro evento chamado de Men’s BC (BC breast cancer, câncer de mama) disseram que pouca informação é disponibilizada sobre o câncer de mama masculino, mesmo na internet.

Casos de pacientes do sexo masculino

“Sempre que eu digo às pessoas que tenho câncer de mama elas ficam surpresas e me pedem para repetir o que eu disse”, frisa um dos pacientes.

Dentre os três participantes estava um funcionário de hospital de 50 anos da província de Saitama. Há quatro anos, um tumor foi detectado em sua mama direita quando ele passou por check-up após uma cirurgia de câncer colorretal.

Outro paciente, de 64 anos, foi diagnosticado com câncer de mama quando ele tinha 59.

Ele sentiu um caroço de cerca de dois centímetros em sua mama esquerda e foi ao médico, que o encaminhou para um exame mais completo em um hospital maior.

Seu câncer já tinha evoluído para o estágio IIIB em uma escala de estágio que vai de 0 a IV.

“Fiquei chocado porque foi logo depois que eu descobri o caroço e pensei que ainda estava no estágio inicial”, disse ele. Graças a uma cirurgia e tratamento anticâncer, ele conseguiu evitar uma reincidência.

A Cancer Net Japan planeja realizar o segundo Men’s BC em abril (toque aqui para abrir a página em japonês).

A organização espera alcançar mais pacientes do sexo masculino ao fornecer informações sobre a doença através de serviços de rede social.

Fonte: Japan Times, Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trem especial com tema sakura estará em operação

Publicado em 10 de março de 2018, em Turismo em Tóquio

Com o “Sakura Train”, a Tokyo Metro quer dar destaque aos vários locais de visualização de flores de cerejeira na cidade que podem ser acessados através da rede de metrô.

A decoração de flores de cerejeira traz a alegria da primavera (Tokyo Metro)

Neste ano, a Tokyo Metro está se juntando às festividades da época de primavera com um “Sakura Train” para dar destaque aos vários locais de visualização de flores de cerejeira na cidade que podem ser acessados através da rede de metrô.

Publicidade

E, julgando pelas imagens do interior do vagão de trem, a nova promoção parece que está determinada a transformar o humor de passageiros apressados na alegria da primavera, mesmo nas condições mais congestionadas.

Adesivos especialmente dispostos nas janelas fazem parecer que o trem está viajando em um trilho que passa entre cerejeiras em pleno auge, enquanto aqueles nas paredes representam enxurradas de pétalas que aderem ao trem enquanto ele passa.

“Vamos entrar a bordo do trem e ir ver as flores de cerejeira!” é o slogan para a nova campanha (Tokyo Metro)

Se juntando à Tokyo Metro para a nova promoção está a Asahi, que fez nome por ela mesma com sua linha anual de latas e garrafas decoradas com desenhos de sakura. Imagens de suas cervejas de primavera podem ser encontradas em cartazes dentro dos vagões.

O Sakura Train estará em operação na linha Ginza de 12 de março a 8 de abril, limitado apenas a um de seus trens da série 1000.

Fonte: Sora News 24
Imagens: Tokyo Metro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!