Parto sem dor e com segurança para a mamãe

Atualmente 60% dos partos sem dor são realizados em clínicas, o que requer atenção, alerta a sociedade médica.

Tendência de aumento do parto sem dor no Japão (Flickr)

A Associação dos Ginecologistas e Obstetras do Japão-JAOG divulgou o resultado de uma pesquisa realizada no país, no ano passado. O tema foi o parto sem dor (無痛分娩, lê-se mutsuu bunben), procedimento feito com anestesia para aliviar as dores do parto normal. Descobriu-se que 60% dos partos sem dor são realizados em consultórios ou clínicas pequenas, informou o noticiário da NHK.

Publicidade

A sociedade médica de ginecologistas e obstetras informou também que nos últimos anos, esse tipo de parto apresenta tendência de crescimento. Quando realizado de forma segura proporciona conforto para a mulher. Caso contrário, pode colocar a vida dela em risco, como acontecem acidentes por conta da anestesia. E esses podem chegar tirar a vida da mulher.

Poucos casos de parto sem dor

Soube-se há tendência de aumento para esse tipo de parto, correspondente a fatia 5,2% de todos os partos realizados no ano anterior. O questionário foi encaminhado para 2.400 instituições e 40% delas responderam. Dentre essas, 60% são consultórios ou clínicas pequenas.

Segundo o levantamento feito pelo jornal Asahi, em 8 anos, foram realizados 1.443 partos sem dor, até julho deste ano. “Não há crescimento dos acidentes ou incidentes envolvendo o parto sem dor. A proporção em relação aos outros tipos de parto não muda muito. Não foi observado aumento de acidente só dos partos sem dor”, diz a matéria de 11 deste mês.

O doutor Osamu Ishiwata, presidente da sociedade médica de ginecologistas declarou “o parto sem dor realizado de forma correta é seguro. Mas ele pode ter consequências como intoxicações ou complicações por conta da anestesia. Em um consultório ou clínica pequena não se consegue lidar com isso. Há necessidade desses locais trabalharem em conjunto com um hospital”.

A associação pretende fazer uma análise mais detalhada e apresentar um relatório para a sociedade.

Médico e presidente da JAOG em entrevista sobre o parto sem dor em clínicas pequenas e consultórios (NHK)

Fontes: JAOG, NHK e Asahi
Fotos: Flickr e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Edamame como aperitivo ou lanchinho para as crianças

Publicado em 24 de julho de 2017, em Culinária

Edamame é um típico cardápio de entrada servido nos restaurantes e barzinhos japoneses. É conhecido no mundo todo com essa grafia romanizada. Saiba como preparar essa delícia.

Publicidade

A típica entrada japonesa edamame (枝豆, literalmente ramo da leguminosa) é preparada com os grãos de soja ainda dentro da vagem. Saudável, delicioso e rico em nutrientes (vitaminas e sais minerais), ainda mais se for preparado com sal integral marinho (粗塩 – arajio).

É uma iguaria milenar, pois há registro de edamame deixado por um fiel, em um templo budista. O monge registrou o fato, em agradecimento, datado de 1.275.

Ele pode ser encontrado congelado, mas nada mais saboroso do que prepará-lo em casa e na quantidade que desejar. Depois de pronto, pode ser servido como entrada, snack para as crianças, ou nas saladas (apenas os grãos).

Ingredientes

  • 400g de edamame
  • 1,2l de água
  • 1 colher de chá de sal para esfregar
  • 2 colheres de sopa de sal para o cozimento
  • Sal a gosto para o tempero

Modo de preparar

  • Primeiro é preciso colocar o edamame cru em uma bacia e lavá-lo bem em água corrente.
  • Depois, com uma tesoura, corte as pontas (4 a 5mm de cada extremidade)
  • Em uma tigela, cubra todos os edamame cortados com 1 colher de chá de sal. Esfregue bem para remover os pelinhos da vagem. Lave em água corrente.
  • Em uma panela coloque a quantidade indicada de água, junto com 2 colheres de sopa de sal, e espere levantar fervura. Coloque o edamame já lavado e cozinhe por 5 a 6 minutos em fogo médio. Experimente um deles para ver se está cozido. Se achar que ainda falta cozinhar, deixe mais uns 2 minutos.
  • Em um escorregador, despeje o cozido. Assim que cortar a água, jogue uma quantidade de sal a gosto e dê uma misturada. Espere esfriar para levar à geladeira.
  • Deixe na geladeira por cerca de 1 hora antes de servir.

Dica para que o edamame fique ainda mais delicioso e nutritivo: procure usar sal marinho de boa qualidade.

Fonte: Rakuten
Foto ilustrativa: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!