Mulher morre após ser mordida por gato de rua com doença do carrapato

As autoridades anunciaram o primeiro caso do mundo da doença contraída de um mamífero. Veja mais.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) anunciou na segunda-feira (24) a morte de uma mulher, no ano passado, que foi mordida por um gato infectado por doença do carrapato. No mesmo dia, o ministério emitiu um aviso de alerta para as províncias e associações médicas.

Publicidade

A autópsia do corpo revelou que a causa da morte da mulher foi “Síndrome Trombocitopênica Febril Severa (SFTS)”. Esse é o primeiro caso do mundo de morte por SFTS transmitido por mamíferos.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), a mulher, de aproximadamente 50 anos, residente na região oeste do Japão, contraiu a doença quando tentou levar um gato de rua enfraquecido para uma clínica veterinária e foi mordida por ele. O episódio teria acontecido entre maio e julho do ano passado e a mulher morreu 10 dias após ser mordida.

Visto que não foram encontradas picadas de carrapato no corpo da mulher, o ministério concluiu que o gato foi infectado pela doença através da picada de um carrapato e o vírus foi transmitido para ela.

Desde o primeiro caso de infecção por SFTS em 2011, já foram confirmados 266 pacientes infectados até junho deste ano, dentre eles, 57 morreram. A taxa de letalidade da doença subiu para 21%.

As autoridades disseram que “não é possível infectar-se por cachorros e gatos saudáveis, e os casos de infecção por animais são extremamente raros. Caso seu animal de estimação fique doente, faça uma consulta em clínicas veterinárias. Ouça os conselhos dos veterinários e faça como o instruído”.

Fonte: Sankei Shimbun, Kyodo
Imagens: Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID)

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Caminhão atropela 4 trabalhadores na via expressa em obras

Publicado em 25 de julho de 2017, em Crime

A via expressa tinha placas indicativas, mas caminhão invade a obra velozmente e provoca morte e feridos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!