Especialistas alertam sobre epidemia da doença mão-pé-boca no Japão

Segundo especialistas no Japão, crianças pequenas são mais suscetíveis à doença. Saiba mais.

Os sintomas incluem erupção cutânea nas mãos, pés e dentro da boca (NHK)

Especialistas japoneses de doenças infecciosas estão alertando que a atual epidemia da doença da mão-pé-boca (te-ashi-kuchi-byou 手足口病) pode se espalhar futuramente ao nível de 6 anos atrás, quando o país vivenciou a maior ocorrência da infecção em 10 anos.

Publicidade

A doença é causada por um vírus. Os sintomas incluem erupção cutânea nas mãos, pés e dentro da boca. Em casos raros, ela pode causar condições graves como encefalite e a maioria dos pacientes são crianças pequenas.

A doença mão-pé-boca mostra indícios de epidemia; 7 vezes mais do que no ano passado (veja mais detalhes aqui).

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, cerca de 3.000 instituições médicas em todo o país registraram 18.100 novos casos em uma semana até o dia 9 de julho, representando um aumento de aproximadamente 7.000 casos em comparação à semana anterior.

Segundo especialistas, a maioria dos pacientes são crianças com 2 anos de idade ou menos (NHK)

As instituições médicas atenderam uma média de 5.74 pacientes cada durante o período, o segundo maior número nos últimos 10 anos após a epidemia de 2011.

Tsugoto Fujimoto, pesquisador sênior no instituto, diz que a epidemia pode atingir o pico em 2 a 3 semanas. Segundo ele, muitos pacientes são crianças com 2 anos de idade ou menos.

Ele aconselha os membros das famílias com filhos pequenos a lavarem bem as mãos com sabonete e que creches e outras instalações educacionais desinfetem itens usados por mais de uma criança.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

(Saitama) Professor fala para aluno pular da janela da escola

Publicado em 19 de julho de 2017, em Comportamento

Caso de abuso físico e verbal aconteceu em uma escola de Saitama. Veja mais.

A escola pública na cidade de Tokorozawa, Saitama (NHK)

Um professor do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Tokorozawa (Saitama) abusou verbalmente e fisicamente de um de seus alunos, incluindo dizer a ele para pular da janela da sala de aula, segundo o conselho educacional local.

Publicidade

De acordo com relatos da escola, tudo começou com vários estudantes causando um alvoroço na classe por causa de um apontador de lápis na quarta-feira passada. Durante o período de orientação após a aula, o professor pediu a um dos meninos que viesse para a frente da sala de aula, período durante o qual ele perguntou a todas as outras partes envolvidas o que havia acontecido. Quando o aluno tentou se defender, o professor o interrompeu e disse a ele para pular da janela da sala de aula.

Pule agora. Você teme pela sua vida? Pule imediatamente”, disse o professor ao menino, empurrando-o contra a janela da sala de aula localizada no terceiro andar do prédio, divulgou a mídia japonesa. Depois, o docente disse para o aluno “há 34 estudantes na classe, mas a partir de amanhã teremos 33”.

O incidente veio à tona após o menino ter se recusado a ir à escola no dia seguinte e os pais quiseram saber como havia sido seu dia escolar.

Os pais do aluno revelaram posteriormente que o filho deles havia sido submetido a abuso físico por parte do professor, incluindo tê-lo chutado nas costas em abril deste ano.

O professor teria admitido as acusações e pediu desculpas à família e ao estudante diretamente.

A escola admitiu que isso é um caso grave de bullying físico e verbal e que realizará uma reunião com os pais ainda esta semana.

Fonte: Japan Today
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!