Venda de alguns remédios para tosse e gripe será proibida

O ministério da saúde proibiu a administração de medicamentos que contenham a substância codeína para crianças menores de 12 anos. Saiba mais.

Remédios que possuem em sua receita a codeína

Codeína é uma substância amplamente utilizada em remédios para tosse. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), existem aproximadamente 600 tipos de remédios de farmácia que utilizam essa substância, e cerca de 65 tipos de remédios ministrados diretamente por médicos.

Publicidade

Em abril deste ano, alguns médicos proibiram a administração do medicamento para crianças menores de 12 anos nos EUA devido aos efeitos colaterais como insuficiência respiratória e outros. Por causa disso, o MHLW vinha discutindo com especialistas a utilização do remédio.

Segundo o ministério, foram registrados pelo menos 24 casos de pessoas que apresentaram sintomas semelhantes nestes últimos 7 anos.

Mesmo que o número de incidência de efeitos colaterais seja mínimo, especialistas do próprio ministério aconselharam a proibição da dosagem em crianças. “Há a possibilidade da incidência de efeitos colaterais graves como insuficiência respiratória principalmente em crianças”, argumentaram os especialistas.

Saco plástico com codeína

Devido a isso, o MHLW decidiu proibir a administração do medicamento para crianças menores de 12 anos. O ministério estipulou o prazo-limite para a medida ser adotada para 2019, daqui a 2 anos. O MHLW já começou a alertar profissionais e outros da área médica através das empresas farmacêuticas.

Takashi Igarashi, diretor do Centro Nacional para Saúde Pediátrica e Desenvolvimento, comentou: “Os casos de efeitos colaterais graves causados por remédios com codeína são relativamente escassos, mas com base na reação norte-americana, decidimos proibir o uso para menores de 12 anos meramente como medida preventiva.

Conheça um caso de sequelas gravíssimas

Será citado o caso de uma criança que, após de ter tomado a codeína, apresentou insuficiência respiratória e uma sequela gravíssima.

Há alguns anos, uma criança com menos de 6 anos, residente na região de Chubu, tomou um remédio para gripe que a família comprou numa farmácia, visto que o filho estava com tosse.

Horas depois, o rosto da criança ficou avermelhado e ela apresentou febre de 42ºC. Depois disso, a criança apresentou problemas respiratórios e os médicos realizaram uma incisão na traqueia, colocando um dispositivo para ajudar na respiração. Devido a isso, a criança perdeu a sensibilidade nas cordas vocais e ficou impossibilitada de falar.

O hospital onde a criança foi internada diagnosticou a causa como sintomas de intoxicação por codeína. O pai da criança disse: “Nunca imaginei que um remédio de farmácia podia causar um problema que poderia custar uma vida. Não conseguirei mais ouvir os risos e choros de meu filho. Desejo que o país faça alguma coisa para ninguém passar por isso. ”

Como conferir se a codeína está inclusa no remédio?

Além dos remédios para tosse, a codeína é utilizada na produção de “medicamentos gerais para gripe” (Sougou Kanbou-yaku – 総合感冒).

Remédio genérico de fosfato de codeína

Para saber se o remédio com codeína comprado em farmácias possui realmente a substância, basta olhar os lados do produto ou a coluna dos “componentes” nos documentos anexos.

Dependendo do produto, está escrito “fosfato de codeína (Codeine Rinsan’en – コデインリン酸) ”, “fosfato de codeína (Rinsan Codeine – リン酸コデイ) ”, “fosfato de di-hidrocodeína (Dihydrocodeine Rinsan’en – ジヒドロコデインリン酸) ” e outros.

Resumidamente, procure saber se o remédio contém qualquer substância que tenha “コデイ”.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte testa motor para foguete, dizem autoridades americanas

Publicado em 23 de junho de 2017, em Ásia

O Norte realizou um teste de combustão para um motor de foguete que poderia ser usado em um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os EUA. Veja mais.

O Norte realizou teste de um novo motor de foguete como parte de seu plano de construir um míssil capaz de atingir os EUA (NHK)

Autoridades do governo americano disseram que a Coreia do Norte realizou um teste de combustão para um motor de foguete que poderia ser usado em um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos, divulgou a emissora NHK.

Publicidade

A notícia surge em meio às tensões entre Washington e Pyongyang em relação às ambições nucleares do Norte. A administração de Trump fez a questão uma de suas principais prioridades.

Apesar da condenação internacional, a Coreia do Norte aumentou a frequência de seus testes de mísseis, com o objetivo de desenvolver um míssil nuclear intercontinental.

Coreia do Norte está em um caminho “inevitável” para alcançar seu objetivo

A Agência de Inteligência dos Estados Unidos fez um alerta no mês passado, que a Coreia do Norte estava em um caminho “inevitável” para alcançar seu objetivo.

Autoridades americanas, que falaram de forma anônima com várias agências de notícias, disseram que o último teste de motor, realizado na quinta-feira (22), pode ser um estágio de um motor de foguete para um míssil balístico intercontinental (ICBM) que seria capaz de atingir os EUA.

Em razão da natureza sigilosa de toda a atividade militar da Coreia do Norte, é difícil para os especialistas avaliarem o quão próximo o país está de construir um sólido ICBM.

O Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, fez um apelo à China para usar mais pressão diplomática sobre Pyongyang ” se eles quiserem prevenir um agravamento maior na região”.

A China é vista como principal aliada da Coreia do Norte e os EUA esperam que Pequim tenha maior influência no estado totalitário para deter tanto seus testes de mísseis quanto o programa nuclear.

Trump disse que gostaria de resolver a crise norte-coreana diplomaticamente

O Presidente Donal Trump disse que gostaria de resolver a crise norte-coreana diplomaticamente, mas já alertou que um “grande, grande conflito” é possível.

As tensões se elevaram ainda mais na semana passada quando o estudante americano Otto Warmbier, que cumpria uma pena de 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por roubar um cartaz de propaganda política, ter morrido logo após retornar aos EUA em coma.

Os EUA também aumentaram a presença militar na região, conduzindo exercícios militares com o Japão e Coreia do Sul, além de instalar um controverso sistema de defesa de mísseis no Sul, conhecido como THAAD (Terminal High-Altitude Area Defense).

Contudo, a Coreia do Sul disse recentemente que suspendeu qualquer uso do sistema até que uma avaliação ambiental seja concluída.

Fonte: BBC, NHK
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!