Japão estuda pagar exames para moradores de danchi feitos com material cancerígeno

Mais de 230.000 pessoas podem ter sido expostas à materiais cancerígenos em danchis, e o governo pretende pagar exames de saúde aos moradores. Saiba mais.

Habitações públicas em Saitama (imagem ilustrativa/Wikimedia)

O governo japonês poderá financiar exames de saúde para residentes de apartamentos de habitações públicas (danchi) que foram construídas com asbestos, um material perigoso resistente ao calor.

Publicidade

No início deste mês, uma pesquisa conduzida pela NHK e por um grupo de ajuda a pacientes com doenças relacionadas ao amianto (ou asbesto), descobriram que o material prejudicial foi usado em ao menos 22.000 apartamentos de habitações públicas em todo o Japão. Segundo especialistas, mais de 230.000 pessoas podem ter sido expostas.

O Ministério do Meio Ambiente está considerando pagar pela realização de exames de saúde para tais residentes se eles forem conduzidos por governos locais.

O material prejudicial foi usado em ao menos 22.000 apartamentos de habitações públicas em todo o Japão (NHK)

A inalação de amianto pode levar a problemas de saúde e causar câncer no pulmão, assim como um tipo de câncer chamado mesotelioma, que se desenvolve no revestimento dos pulmões, abdômen ou coração.

O ministério já notificou todos os centros públicos que eles devem responder a qualquer dúvida das pessoas preocupadas sobre possível exposição e recomendar exames de saúde àquelas que podem ter inalado amianto.

Em 2005, a fabricante de máquinas Kubota decidiu pagar indenização às pessoas expostas ao amianto produzido pela sua fábrica na cidade de Amagasaki (Hyogo). Até agora, mais de 300 residentes que moram perto da fábrica morreram no caso que envolveu a fábrica da Kubota.

O caso, conhecido como “Kubota Shock” levou o governo central a oferecer exames de saúde gratuitos àqueles que moram nas proximidades de fábricas que produzem amianto.

Clique aqui e acesse a página para verificar as informações e nome dos danchis (apenas em japonês).

Fonte: NHK
Imagens: NHK, Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Policial é indiciado pelo assassinato da esposa; morte dos 2 filhos está sob investigação

Publicado em 30 de junho de 2017, em Crime

Policial de Fukuoka foi indiciado pelo assassinato da esposa. Veja o andamento do caso.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!