Saiba tudo sobre Anisakis, a larva que causa doença pelo consumo de peixe cru

Entenda sobre anisaquíase, doença causada pelo consumo de peixe cru ou mal cozido. Saiba tudo sobre o parasita que causa isso e como se prevenir.

Muitos casos da doença parasitária chamada anisaquíase causada pelo consumo de peixes crus foram registrados no Japão. Atualmente, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar-MHLW está alertando para o consumo de sashimi e outros pratos à base de peixes crus.

Publicidade

Na Internet, muitas pessoas estão com medo de ser infectadas pelo parasita. Contudo, dentro das redes sociais, alguns internautas estão postando informações incertas sobre o parasita. “Não tem problema se mastigar bem o peixe”, “bebidas alcoólicas combatem o parasita” e outros boatos estão surgindo. Para esclarecer as dúvidas, a NHK realizou uma entrevista com órgãos especializados sobre as medidas necessárias para a prevenção da infecção pelo parasita.

O que é Anisakis?

Anisakis é uma larva tão fina quanto uma linha, podendo medir de 2 a 3 centímetros de comprimento. Ela parasita o estômago e intestino dos peixes e outros como a cavala (saba, em japonês), mas pode danificar a parede do estômago e intestino caso entre no organismo humano. Dentro de horas, a pessoa começa a apresentar sintomas como náuseas e dores abdominais.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, são registrados mais de 7 mil pacientes todos os anos.

Então o problema está apenas na cavala?

Não, pois o parasita pode estar dentro de qualquer peixe ou mariscos.

Segundo o Instituto Metropolitano de Saúde Pública de Tóquio, 40% de todos os casos são por causa do consumo de cavala. De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto, das 218 cavalas-comuns criadas em 14 áreas de produção, aproximadamente 74% estavam infectadas pelo parasita.

Contudo, além da cavala, alguns casos de intoxicação vieram do consumo de salmão, sauro pacífico, bonito (atum-bonito) e falso alabote japonês.

Nos últimos anos, peixes que antigamente eram pouco consumidos em estado fresco devido a problemas na distribuição agora estão sendo mais consumidos crus.

Os salmões de cativeiro são alimentados apenas com ração que passa por inspeção, logo as infecções são mais incomuns. Contudo, salmões que vivem na natureza podem estar com esses hospedeiros. Na pesquisa do instituto, 100% dos salmões estudados que viviam na natureza os tinham.

O Instituto de Saúde Pública de Hokkaido aconselha a todos pensarem que não existe nenhum tipo de peixe que não possa ser infectado pela larva.

Mergulhar o peixe no álcool funciona?

Não funciona. Mesmo o álcool que é considerado um grande bactericida não traz resultados. Muitos casos de infecções pela larva por consumo de peixes banhados em álcool ou marinados estão sendo registrados.

Além disso, também não adianta tentar matar a larva utilizando grandes quantidades de shoyu, wasabi ou outros temperos.

Mastigar bem resolve o problema?

Há a possibilidade do Anisakis morrer, mas possui apenas 1 milímetro de espessura. Logo há a possibilidade de ficar no meio dos dentes e não ter sido mastigado ou mordido.

Aliás, como o sashimi é um alimento pouco mastigado na maioria das vezes, os órgãos especializados não recomendam a mastigação como uma meio de prevenção.

Existe algum remédio bom contra a intoxicação por Anisakis?

Caso a pessoa consuma o peixe infectado cru ou quase cru, dentro de 8 horas, uma forte dor abdominal irá surgir. Além disso, muitos casos são acompanhados de vômitos e náuseas. Mesmo ingerindo remédios para dores abdominais comercializados em farmácias e outros, os sintomas quase não serão amenizados.

É necessário que o paciente vá a um hospital e faça um exame. Caso o Anikasis seja encontrado é preciso passar por um procedimento de remoção. Depois receberá uma medicação no hospital.

Aquecer ou congelar o peixe resolve?

É muito importante que o peixe seja congelado ou aquecido. Principalmente no caso daqueles comprados em lojas de peixes frescos ou peixes pescados pela própria pessoa.

Como na maioria das vezes o Anisakis infecta os órgãos internos do peixe, é importante que sejam retirados e descartados antes do preparo.

Contudo, também há casos em que o Anisakis vive dentro da musculatura do peixe. Nestes casos é muito difícil encontrá-lo a olho nu. É necessário que o peixe seja aquecido – frito, cozido ou assado – a uma temperatura superior a 70ºC. Não basta apenas flambar a superfície do peixe.

Além disso, no caso do congelamento do peixe, é necessário que seja colocado por mais de 24 horas à temperatura de -20ºC. É necessário que todas as partes internas do peixe sejam completamente congeladas para o Anisakis morrer.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Colegial é presa por abandono do corpo de bebê recém-nascido em casa

Publicado em 18 de maio de 2017, em Crime

Uma estudante colegial recebeu ordem de prisão depois de revelar que o corpo do seu bebê foi jogado em algum lugar da sua casa. Saiba mais.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!