Nori foi a causa de intoxicação alimentar em Tóquio

Nori (folhas de alga) foi motivo de intoxicação alimentar de 1.000 pessoas em Tóquio. Veja mais.

Durante a segunda metade de fevereiro, a capital Tóquio registrou cerca de 1.000 casos de professores e estudantes de 7 escolas do ensino fundamental I com dores de cabeça e dores abdominais na cidade de Tachikawa.

Publicidade

A partir do fato das 7 escolas terem o mesmo cardápio de refeições, a prefeitura afirmou que se tratava de um caso de intoxicação alimentar em massa devido à refeições do menu escolar e prosseguiu com as investigações.

Foi apurado que em relação ao “Nori picado” que foi utilizado na refeição de “Oyakodon” fornecida no dia 16 de fevereiro, descobriu-se norovírus dentro das embalagens lacradas do mesmo produto que estavam estocadas com o fornecedor. O vírus que infectou os pacientes era o mesmo encontrado nas embalagens.

Devido a isso, Tóquio especificou que o motivo da intoxicação alimentar era o “Nori picado” e notificou a cidade de Osaka (província homônima), que tem a jurisdição sobre o produto.

Este “Nori picado” é fabricado e vendido pela “Tokai-ya”, com sede em Miyakojima, na cidade de Osaka, e é amplamente utilizado em refeitórios e centros de alimentação. A Tokai-ya está realizando o recall voluntário dos produtos enquanto a capital Tóquio está alertando os cidadãos.

Ademais, segundo representantes da cidade, no fim de janeiro, na cidade de Gobo (Wakayama), foram registrados casos de intoxicação alimentar em escolas de ensino fundamental I e II cujo motivo seria as refeições escolares. Fora este, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, na cidade de Kodaira (Tóquio), cerca de 90 funcionários e crianças de escola reportaram sintomas de diarreia e vômito. A capital Tóquio acredita que o motivo seja o mesmo “Nori picado” e está investigando a ligação entre os casos.

Após receber orientações da prefeitura da cidade de Osaka, no dia 28 de fevereiro, a Tokai-ya começou a recolher as embalagens de 100g de Nori picado fabricado entre os dias 10 de dezembro de 2016 e 27 de fevereiro de 2017.

A Tokai-ya comentou: “Pedimos nossas sinceras desculpas por ter causado incômodos aos clientes. Iremos dar o nosso máximo para recolher o produto (o mais rápido possível)”.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iniciada a temporada para observar os redemoinhos mais famosos do Japão

Publicado em 1 de março de 2017, em Conhecendo o Japão

Os famosos redemoinhos se formam em um Estreito no oeste do Japão. Veja mais detalhes.

Redemoinhos de Naruto (Imagem:Japan Guide)

Um evento que marca o início da temporada para ver redemoinhos foi realizado no Estreito do Naruto, no oeste do Japão.

Publicidade

Os famosos redemoinhos do Naruto se formam em um canal que liga o Mar Interior de Seto ao Oceano Pacífico, entre Tokushima e a Ilha de Awaji, em Hyogo. O anual “Uzubiraki” é realizado na primavera quando turbilhões de água se formam no local.

Uma embaixadora para o turismo local seguiu em direção ao estreito a bordo de um barco especial no último sábado (25), e, após a embarcação ter chegado na área principal das águas, ela jogou um objeto chamado “Golden Key” (Chave de Ouro) nos redemoinhos.

O objeto mede cerca de 1.7m de comprimento e simboliza a abertura da temporada de redemoinhos.

Mais de 100 turistas a bordo do barco registraram belas imagens da plataforma de observação no clima ameno.

O Portal Mie esteve no local em agosto de 2015. Confira as fotos abaixo e mais detalhes clicando aqui.

Clique na imagem para expandir
Fonte: NHK
Imagens: Portal Mie/ Topo: Japan Guide

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!