Alerta da polícia para manter a moradia segura durante o feriado

Publicado em 27 de abril de 2018, em Moradia e atualizado em 10 de agosto de 2018 as 11:03 AM

Polícia faz alerta e dá dicas importantes para manter a moradia segura no feriado. São dicas para evitar furtos e danos, inclusive de apartamentos.

&nbspAlerta da polícia para manter a moradia segura durante o feriado
Imagem real de grupo de 3 assaltantes gravada pela câmera de segurança de uma residência assaltada e divulgada pela polícia de Aichi (via ANN)

A primeira dica da polícia para a moradia segura é incluir os cuidados de proteção da casa no feriado prolongado, independente de viajar ou não. Afinal, os mal intencionados podem pensar que os moradores foram viajar.

Publicidade

Segundo divulgação da Polícia da Província de Aichi, na quinta-feira (9) o número de intrusões nas moradias de pessoas em viagem foi de 2.663 casos, o maior do Japão. 

Por isso, no período de feriados prolongados, como esse do Obon, a polícia recomenda tomar cuidado com os assaltos e furtos, independente dos moradores da casa estarem lá ou não. As estatísticas apontam que 70% dos casos de intrusão foram na ausência dos residentes, mas 30% enquanto os moradores dormiam.

Os levantamentos apuraram as formas de intrusão e até de descuido por parte dos moradores. No ano passado foram constatados que 45% dos intrusores quebraram o vidro da porta ou janela, 9% desbloquearam a chave e 33% entraram pela janela destravada.

Moradia segura: dicas

  • Trancar e/ou bloquear as janelas e portas, usando travas de segurança
  • Colocar mais uma fechadura na porta principal
  • Substituir os vidros das janelas pelos temperados, mais resistentes
  • Colocar pedregulhos em volta da casa. Assim, se o intruso caminhar vai fazer barulho
  • Instalar sensores para acender a luz à noite e de segurança
  • Fechar as corrediças (雨戸, lê-se amado, ou シャッター, lê-se shattaa, do inglês shutter) das janelas, protetoras da chuva e vento
&nbspAlerta da polícia para manter a moradia segura durante o feriado
Dicas simples da polícia para evitar intrusão de criminoso na casa ou apartamento durante passeio ou ausência

Se tem bom relacionamento com a vizinhança pode avisar que vai viajar e que se perceber algo estranho pedir para avisar a polícia. Convém deixar um número de telefone para contato.

Não é porque mora em apartamento que é seguro

Quem mora em apartamento, principalmente em andares mais altos pensa que está seguro. As intrusões ocorrem também no quinto ou andares superiores. Por isso, é melhor se prevenir. Segundo a Secom, empresa de segurança, há 5 pontos em comum dos casos de furto e roubo.

  • Prédios que ficam no raio de cerca de 500m da estação de trem/metrô
  • Prédio de até 4 andares
  • Não tem a presença do zelador
  • É relativamente novo
  • Não é um condomínio grande

Não é porque mora em um arranha-céu que está protegido. São inúmeros casos de homens-aranha que invadem apartamentos através da varanda. Por isso, trancar sempre portas e janelas é de extrema importância.

Outro detalhe é a porta eletrônica com senha. Isso também não garante segurança, já que esses criminosos usam técnicas sofisticadas para desbloquear chaves, mesmo as mais complicadas.

A Polícia da Província de Aichi informa que se encontra em vigilância, mas o próprio residente pode tomar essas medidas para evitar de ser assaltado durante o passeio ou viagem.

Fontes e imagens: ANN, Chunichi, Polícia de Aichi e Secom 


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão