Quem é ‘atariya’ e como se defender dele

Publicado em 12 de novembro de 2018, em Dicas Especiais

O ‘atariya’ é um sujeito com intenção ardilosa e criminosa, envolvendo o motorista para obter lucros indevidos. Saiba como se defender.

&nbspQuem é ‘atariya’ e como se defender dele
O malfeitor chamado de ‘atariya’ existe em todo o país (Pixabay)

Na segunda-feira (12) a polícia anunciou a prisão de um suspeito de ser ‘atariya’ (当たり屋). Eichi Noguchi, assalariado, 47 anos, japonês, residente em Toyota (Aichi), pode ter cometido 70 crimes em 4 anos, lesando os motoristas.

Publicidade

No mês passado ele teria se jogado contra um veículo. Pediu ao motorista de 67 anos para fazer acordo e tomou 20 mil ienes. Apesar de negar na delegacia, a polícia suspeita que vem agindo dessa forma desde maio de 2014.

O que significa ‘atariya’

O significado da palavra é aquele ‘especializado’ em bater contra algo e obter vantagem. O sujeito que faz isso pode usar o próprio corpo, como também a bicicleta, motocicleta ou veículo.

Ele se joga propositalmente contra o oponente para fazer acordo e faturar um extra, de forma fraudulenta. Ele se torna a ‘vítima’ do suposto acidente para pedir indenização pelos danos, dias que não pode ir trabalhar e outros motivos, como contas hospitalares elevadas.

Como age o ‘atariya’

&nbspQuem é ‘atariya’ e como se defender dele
O ‘atariya’ pode estar a pé, de bicicleta, moto ou carro (Pixabay)
  • Em geral, fica de espreita em algum cruzamento. O alvo é sempre um carro em baixa velocidade. Pode jogar o corpo ou a bicicleta. Também pode fazer isso em rua estreita, se jogando contra o carro simulando atropelamento
  • Outro modo de operação é dirigir moto ou carro em rua estreita e vai reduzindo a velocidade sem usar o freio, até provocar a batida na traseira
  • De olho em quem anda a pé ou de bicicleta usando o smartphone. Pode alegar que bateu e se machucou por falta de atenção por estar teclando ou jogando no smartphone
  • Motoristas mulheres e idosos são alvos mais fáceis para esse sujeito
  • Se ele estiver de carro pode se aproximar de forma a quebrar o espelho lateral e alegar acidente
  • Carro em marcha a ré também pode ser alvo. Pode jogar o corpo ou a bicicleta alegando que foi falta de atenção do motorista

Medidas na hora do suposto acidente

Em caso de acidente provocado por um sujeito suspeito de ‘atariya’, chame a polícia e não deixe o local antes dele. Esse procedimento é válido para todos os tipos de acidente mas, especialmente nesse caso, peça para a polícia examinar detalhadamente o caso.

&nbspQuem é ‘atariya’ e como se defender dele
Chame a polícia e não saia do local antes do ‘atariya’ (Wikipedia)

Não caia na armadilha da negociação de acordo na hora, antes da polícia chegar. Se isso acontecer é causa ganha do suposto ‘atariya’, portanto, deixe para resolver o possível acordo na presença da polícia ou de testemunhas, com tudo gravado. Por isso, avise-o que usará o smartphone para gravar a conversa.

Medidas preventivas

&nbspQuem é ‘atariya’ e como se defender dele
Gravador no carro sempre ajuda como prova (Flickr)

Para se prevenir desse sujeito malfeitor, tenha em mente:

  • Seguro do carro em dia, pois ele vai se acertar com a seguradora  
  • Tenha sempre câmera de segurança automotiva, preferencialmente na dianteira e traseira
  • Mantenha sempre a postura de direção segura, evitando de encostar demais no carro da frente, não falar ao telefone celular, respeitar a sinalização, etc.
  • Se a ocorrência provocada pelo malfeitor for quando estiver a pé ou de bicicleta, chame a polícia para resolver o caso

Leia outra matéria de dica de como evitar o a forma de dirigir provocativamente, chamada de aoriunten.

Fontes: JNN e Best Legal 
Fotos: Flickr e Pixabay 


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!