Quem é ‘atariya’ e como se defender dele

O ‘atariya’ é um sujeito com intenção ardilosa e criminosa, envolvendo o motorista para obter lucros indevidos. Saiba como se defender.

O malfeitor chamado de ‘atariya’ existe em todo o país (Pixabay)

Na segunda-feira (12) a polícia anunciou a prisão de um suspeito de ser ‘atariya’ (当たり屋). Eichi Noguchi, assalariado, 47 anos, japonês, residente em Toyota (Aichi), pode ter cometido 70 crimes em 4 anos, lesando os motoristas.

Publicidade

No mês passado ele teria se jogado contra um veículo. Pediu ao motorista de 67 anos para fazer acordo e tomou 20 mil ienes. Apesar de negar na delegacia, a polícia suspeita que vem agindo dessa forma desde maio de 2014.

O que significa ‘atariya’

O significado da palavra é aquele ‘especializado’ em bater contra algo e obter vantagem. O sujeito que faz isso pode usar o próprio corpo, como também a bicicleta, motocicleta ou veículo.

Ele se joga propositalmente contra o oponente para fazer acordo e faturar um extra, de forma fraudulenta. Ele se torna a ‘vítima’ do suposto acidente para pedir indenização pelos danos, dias que não pode ir trabalhar e outros motivos, como contas hospitalares elevadas.

Como age o ‘atariya’

O ‘atariya’ pode estar a pé, de bicicleta, moto ou carro (Pixabay)

  • Em geral, fica de espreita em algum cruzamento. O alvo é sempre um carro em baixa velocidade. Pode jogar o corpo ou a bicicleta. Também pode fazer isso em rua estreita, se jogando contra o carro simulando atropelamento
  • Outro modo de operação é dirigir moto ou carro em rua estreita e vai reduzindo a velocidade sem usar o freio, até provocar a batida na traseira
  • De olho em quem anda a pé ou de bicicleta usando o smartphone. Pode alegar que bateu e se machucou por falta de atenção por estar teclando ou jogando no smartphone
  • Motoristas mulheres e idosos são alvos mais fáceis para esse sujeito
  • Se ele estiver de carro pode se aproximar de forma a quebrar o espelho lateral e alegar acidente
  • Carro em marcha a ré também pode ser alvo. Pode jogar o corpo ou a bicicleta alegando que foi falta de atenção do motorista

Medidas na hora do suposto acidente

Em caso de acidente provocado por um sujeito suspeito de ‘atariya’, chame a polícia e não deixe o local antes dele. Esse procedimento é válido para todos os tipos de acidente mas, especialmente nesse caso, peça para a polícia examinar detalhadamente o caso.

Chame a polícia e não saia do local antes do ‘atariya’ (Wikipedia)

Não caia na armadilha da negociação de acordo na hora, antes da polícia chegar. Se isso acontecer é causa ganha do suposto ‘atariya’, portanto, deixe para resolver o possível acordo na presença da polícia ou de testemunhas, com tudo gravado. Por isso, avise-o que usará o smartphone para gravar a conversa.

Medidas preventivas

Gravador no carro sempre ajuda como prova (Flickr)

Para se prevenir desse sujeito malfeitor, tenha em mente:

  • Seguro do carro em dia, pois ele vai se acertar com a seguradora  
  • Tenha sempre câmera de segurança automotiva, preferencialmente na dianteira e traseira
  • Mantenha sempre a postura de direção segura, evitando de encostar demais no carro da frente, não falar ao telefone celular, respeitar a sinalização, etc.
  • Se a ocorrência provocada pelo malfeitor for quando estiver a pé ou de bicicleta, chame a polícia para resolver o caso

Leia outra matéria de dica de como evitar o a forma de dirigir provocativamente, chamada de aoriunten.

Fontes: JNN e Best Legal 
Fotos: Flickr e Pixabay 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Monge explica diferença entre suástica ‘manji’ e cruz nazista

Publicado em 12 de novembro de 2018, em Notícias do Mundo

A suástica vista nos templos japoneses é ancestral 卍 e carrega simbologia e significado positivos, enquanto que a de Hitler é de ódio.

A suástica budista usada nos templos japoneses é um símbolo de felicidade e prosperidade (Photozou)

O monge budista Kenjitsu Nakagaki, 57 anos, residente nos Estados Unidos, relançou um livro especial sobre as diferenças entre a suástica ancestral e a usada por Hitler, a nazista.

Publicidade

No sábado (10), foi realizada uma palestra para essa explicação, em Nova Iorque. O gancho para escrever o livro já bem difundido nos Estados Unidos foi a antipatia das pessoas pelo símbolo usado nos templos budistas japoneses.

Monge faz palestra para o relançamento do livro que explica a diferença (Sankei)

Ele contou que ficava assustado ao ouvir das pessoas que a suástica budista era confundida com a Harken Kreuz. A budista (卍, lê-se manji) é proveniente das culturas ancestrais, simbolizando felicidade e prosperidade.

Na tradução livre do original, o livro intitulado ‘A suástica budista e a cruz de Hitler’ explana sobre a origem. A palavra e o símbolo derivam do sânscrito svastika, com significado de boa sorte e considerada auspiciosa.

Suástica da paz e cruz do ódio

A história apresenta registros de mais de 5 mil anos do símbolo em diversas civilizações como a indiana, asteca, outras indígenas como a dos norte-americanos e nas culturas budista e hinduísta. Mas também foi encontrada na arquitetura greco-romana.

À esq. a suástica de origem ancestral e à dir. a usada por Hitler, com hastes em sentido horário (Wikipedia)

A cruz usada por Hitler tem as hastes ao contrário, como no sentido horário. Essa semelhança se deve a outras identificadas entre o sânscrito e o idioma alemão. Supõe-se que os dois povos sejam da etnia ariana.

O monge explica que se o líder alemão a usou para promover o ódio, a usada pelos templos budistas é para o contrário: a promoção da paz.

Decidiu escrever o livro para elucidar sobre o símbolo 卍 e propagar a paz. Afinal, manji é proveniente da regeneração da vida, da boa sorte e da felicidade.

Fontes: Sankei e Wikipedia 
Fotos: Photozou, Sankei e Wikipedia 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!