O que fazer quando o cão ou gato de estimação morre

A despedida do querido pet pode ser simples, como pode ter um serviço funeral. Saiba como proceder, inclusive para não pagar multa.

Os pets também têm um tempo de vida, por isso, veja o que fazer ao morrerem (Pixabay)

O Japão é um país com população de cães e gatos que supera a dos humanos de até 15 anos. Com tantos pets, aumenta a demanda por serviço funeral, para a última despedida.

Publicidade

Quando se perde o pet, o integrante da família que parte, algumas providências precisam ser tomadas.

1 – Corpo no caixão

Primeiro é preciso escolher o caixão que pode ser de madeira ou de papelão. O de papelão é adequado somente para pets pequenos. É preciso providenciar:

  1. Toalhas de banho e rosto
  2. Lençol de toalha
  3. Gelo seco em pacotinhos ou ice pack (de gel que vai para congelador)
  4. Gaze

É preciso forrar o caixão com jornais ou toalhas, pois é possível que saiam líquidos do corpo. Depois da morte, a temperatura corporal do pet cai, por isso, se tiver pulgas, tendem a sair. Por isso, o ideal é embrulhar o corpo do pet com uma toalha.

Coloque gaze na boca e nos demais orifícios para evitar a saída dos fluidos.

Espalhe gelo seco colocado em saquinhos plásticos ou ice packs, dentro do caixão, para ajudar na conservação do corpo. 

Depois dessas providências, o caixão está pronto para ser encaminhado para o velório, para cremação ou para a solicitação da retirada pelo serviço público.

Sayamako Reien, cemitério de pets, em Saitama (HP)

2 – Tipos de funeral

Como o funeral de um animal de estimação não tem uma tradição semelhante à dos humanos, é importante decidir as intenções de como sua família quer se despedir dele.

  • Pedir para o órgão público recolher: a maior parte da população pede para a prefeitura ou subprefeitura recolher. Convém consultar a prefeitura local, pois há algumas que realizam cremação e depois entregam os restos mortais para a família. Pode sair mais em conta do que pedir para uma empresa privada
  • Solicitar a vinda de um cremador ambulante (訪問火葬業者, lê-se houmon kaso gyosha). Em geral, essas empresas mandam um veículo que realiza a cremação nas proximidades da casa. É preciso tomar cuidado com esses prestadores de serviço porque muitos não têm empresa, trabalham como autônomos e, caso aconteça algo de errado, fica difícil reclamar
  • Serviço de cremação (火葬, lê-se kaso): há uma variedade de serviços, dependendo do orçamento. Se optar por solicitar apenas a cremação, depois disso, os restos mortais serão acomodados no local privado da empresa. Sai mais em conta, a partir de 9,8 mil ienes, se o pet tiver menos de 2Kg. Se preferir que devolva os restos mortais dentro de uma urna (骨壷, lê-se kotsutsubo), tem que pagar um valor a mais. Há locais que oferecem mais serviços como o encapsulamento dos restos mortais para ser usado como acessório ou chaveiro, providencia o cemitério, etc.
  • Cemitério de animais: em geral, as famílias que querem fazer uma despedida mais formal elegem um cemitério de pets. Nesses locais, em geral, realizam a cremação, depois o enterro no cemitério, com cerimônia.

Para fazer uma busca no Google sobre os serviços de cremação para pets copie e cole ペット 火葬. E para buscar cemitério para pet copie e cole ペット霊園.

3 – Notificar a morte do pet

A notificação da morte do cão ou gato é obrigação do dono. Deve ser feita no órgão municipal – Hokenjo (Centro de Saúde Pública) – dentro de 30 dias da morte. Se você não fizer a notificação, o registro do cão permanecerá e pode ficar sujeito a uma multa de até 200 mil ienes, de acordo com o Artigo 27 da Lei de Prevenção da Raiva.

Memoriais com foto e mensagem ou cápsulas com restos mortais são alguns dos serviços oferecidos (HP Sayamako)

Fontes: Wanchan, Iquo e Seikatsu
Fotos: divulgação e Pixabay 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ministério fecha uma das pistas do Aeroporto de Haneda

Publicado em 26 de março de 2018, em Sociedade

Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte anunciou o fechamento temporário de uma das 4 pistas do Aeroporto Internacional de Tóquio.

Aeroporto Internacional de Tóquio, conhecido como Haneda (NHK)

De acordo com o escritório do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte, que funciona dentro do aeroporto, uma das pistas será fechada.

Publicidade

O Aeroporto Internacional de Tóquio, em Ota-ku, conhecido como Haneda, opera voos de quase 400 companhias aéreas de todo o mundo. É um dos aeroportos mais importantes do mundo pela sua movimentação, tanto para voos domésticos quanto internacionais.

Possui 4 pistas, de A a D, e uma delas foi fechada temporariamente nesta segunda-feira (26), às 12h50. O motivo é que o escritório do ministério encontrou um buraco de 20cm de diâmetro na pista B, onde será feito o reparo.

Se o fechamento temporário demorar poderá ocorrer atrasos nas decolagens e aterrissagens, informou a NHK. Por enquanto os voos estão operando sem problemas, usando as demais pistas.

Uso das 4 pistas conforme a posição do vento, segundo o ministério (MLIT)

Fontes e imagens: ministério e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!