Desaparecidos no Japão: veja como solicitar ajuda

Veja como proceder quando se precisa encontrar no Japão um familiar que está desaparecido ou quando não consegue contato.

buscando-desaparecidos

Publicidade

Com uma certa frequência ouve-se perguntas de como se proceder no caso de um membro da família que deixa de fazer contato ou desaparece, por algum motivo.Mas quais os procedimentos corretos para encontrar uma pessoa no Japão?

Em geral, as buscas pelos desaparecidos são para retomar o laço, por causa da pensão alimentícia, comunicar o falecimento de alguém da família e, consequente, inventário.

Como explica o vice-cônsul de Nagoia Pedro Hermes, não cabe ao consulado fazer nenhum tipo de julgamento e, sim, respeitar o direito de sigilo caso a pessoa procurada seja localizada e não queira que avise seus familiares.

Segundo sua experiência nesse assunto, “50% das pessoas procuradas não querem ser encontradas”, explica.

O vice-cônsul explica que para solicitar a ajuda nessa busca, além do requerente se identificar corretamente, é preciso apresentar os dados abaixo da pessoa procurada:

  • Nome completo
  • Filiação
  • Data de nascimento

O consulado de Nagoia pede esses dados porque há homônimos e uma forma de se certificar de que se trata da pessoa buscada, é distingui-la pela filiação e data de nascimento.

Para requerer essa ajuda a pessoa pode comparecer pessoalmente no balcão de atendimento do consulado ou enviar um e-mail para assistencia.nagoia@itamaraty.gov.br. No caso de e-mail é importante enviar também o telefone para contato.

O horário de atendimento no Consulado-Geral de Nagoia é das 09h00 às 13h00.

Os 3 consulados instalados no Japão – Nagoia, Hamamatsu e Tóquio – cooperam mutuamente, portanto, para quem necessita desse tipo de assistência consular pode solicitar ajuda. No caso de quem reside no Brasil, a recomendação é fazer o contato pelo e-mail citado acima.

Para mais informações acesse http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml

Mas atenção: este é um serviço para casos importantes e de extrema necessidade.

Termos de busca: pessoas desaparecidas, familiares, encontrar parentes, consulado cidadão.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão: saiba onde ficam os 2 paraísos das cozinhas

Publicado em 22 de outubro de 2018, em Artigos de Turismo

Imagine uma rua cheia de lojas com TUDO para cozinha, restaurantes e bares! De facas a panelas, uniformes e apetrechos inusitados, saiba onde!

Cozinhas por hobby e profissinais (Wikipedia)

Sabia que no Japão há 2 locais considerados os paraísos das cozinhas? São voltados para quem é gourmet, gosta de criar e fazer seus próprios pratos, donos de restaurantes, panificadoras, cafés, confeitarias e bares. É imprescindível conhecê-la enquanto se encontra no Japão.

Publicidade

São famosos pelos grandes chefs, cozinheiros, sushimen, confeiteiros orientais e ocidentais, panificadores, donas de casa e apaixonados por artigos de cozinha. Profissionais vêm do exterior só para visitá-los, tamanha a popularidade e a variedade em um único local.

Vale muito a pena fazer um tour, pois são únicos no mundo!

1 – Paraíso das cozinhas em Osaka

Em Douguyasuji se encontra de tudo o que imaginar e até o que não sabia (divulgação)

Não há cozinheiro profissional, seja qual for sua área gastronômica, que não conheça especialmente a de Osaka (província homônima), chamada de Douguyasuji. Com história que começa lá em 1882, tem de tudo, para amadores e profissionais.

O mais interessante é que há utensílios antigos como também os mais modernos, desde uma simples concha a panelas e frigideiras. Se gosta de louças, vai se encantar com as porcelanas, cerâmicas, vidros e de outros materiais como a tradicional laca japonesa.

Profissionais vêm do mundo todo para a compra de facas de todos os tipos e finalidades, com os melhores cortes. Também, utensílios japoneses para sushi e lámen, por exemplo.

Se é dono de restaurante ou bar encontrará mostruários de alimentos – criação nipônica – idênticos aos originais, uniformes, acessórios e materiais para os estabelecimentos. Toque no mapa abaixo para abrir o link e visualizá-lo ampliado.

Concentração de estabelecimentos voltados para cozinhas de todos os tipos, da doméstica às comerciais (divulgação)

Prepare-se para andar muito, se divertir, saborear delícias pois tem restaurantes na galeria e fazer perguntas nos estabelecimentos. São mais de 60 lojas distribuídas pela galeria e fora dela.

Douguyasuji: local e horários

Fica na cidade mais famosa pela sua gastronomia e lazer, esse é o princípio do povo de Osaka. É um verdadeiro banco onde não se deposita dinheiro mas know how da cozinha. Fica em Sennichimae, bem próximo às estações de Namba e Nihonbashi. Toque aqui para abrir o mapa ampliado indicando as saídas.

  • Expediente durante a semana: das 9h30 às 18h
  • Expediente nos fins de semana e feriados: 9h30 às 20h
  • Estacionamento: procure um nas proximidades pois não há um específico da galeria
  • Página web em japonês, toque aqui

2 – Imensidão em Tóquio

Com o famoso Mercado de Tsukiji que fez história, transferido para Toyosu em outubro deste ano, Tóquio não poderia deixar de ter um local para os profissionais fazerem suas compras. Afinal, é também considerada uma cidade da gastronomia internacional.

Encontra-se de tudo para cozinhas doméstica e profissional na área Kappabashi em Tóquio (Marimo Café)

Chamada de Kappabashi Dougugai, a área tem mais de 170 lojas. Chega a ser difícil visitar todas em um dia. Diferente de Osaka, ela tem uma história mais recente, com 105 anos.

Estátua símbolo das ruas de lojas para cozinhas diversas, o ‘kappa’ em Tóquio (Google)

Em 2003 foi inaugurada uma estátua de kappa (criatura sobrenatural do folclore japonês), símbolo das ruas de utensílios, em bronze revestida de ouro. O metal nobre foi usado para desejar e simbolizar prosperidade para os donos das casas e seus clientes.

Se deseja garantir uma foto ao lado do kappa mais famoso do Japão, toque aqui para abrir o mapa do local da estátua.

O que saber sobre Kappabashi

Antes de pensar em visitar é preciso lembrar de 3 pontos importantes: a grande maioria das lojas não está aberta aos domingos e feriados, muitas lojas não aceitam cartões de crédito e leve uma grande sacola. Ou, se adquirir algo muito grande ou pesado pode pedir para a loja despachar.

Nas ruas de Kappabashi também há o contraste do antigo e com o moderno, como no Douguyasuji. Lojas simples com milhares de itens como também há as mais recentes com fachadas sofisticadas e utensílios inovadores.

Como o arroz é um alimento indispensável para o povo japonês há lojas especializadas em panelas para o cozimento que o deixam mais saboroso.

Em Tóquio também se encontra desde aventais a placas luminosas para os estabelecimentos comerciais, mas também para quem tem a cozinha como hobby.

Foto: PhotoHito

Se gosta de cozinha ocidental, uma das lojas mais famosas é a Niimi, onde há um cozinheiro gigante na fachada. É um das referências dessas ruas.

Kappabashigai

A área fica bem localizada, entre Asakusa e Ueno, de fácil acesso e de visita imperdível. Toque aqui para abrir o mapa de referência.

Imagem: divulgação

  • Se for de trem da JR pode descer em Ueno ou Uguisudani
  • Se usar o metrô pode descer nas estações Tawaramachi da linha Ginza ou Iriya da linha Hibiya e caminhar cerca 5 a 6 minutos
  • Expediente: de segunda a sexta-feira, em geral, das 9h às 17. No sábado quase todas as lojas estão abertas. No domingo, somente 30%
  • Página web em japonês, toque aqui

Bom passeio!

Se gostou da matéria compartilhe com seus amigos para que se informem sobre esses dois points imperdíveis no Japão.

Para ler mais artigos de turismo toque aqui. Se quer saber do turismo e lazer por região toque aqui.

Fontes: divulgação 
Fotos: PhotoHito, divulgação, Google e Marimo Café

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!