Panelas de pressão no Japão: tipos e as 7 mais vendidas

Existe uma infinidade de panelas de pressão no Japão, desde as mais simples às elétricas. Veja o ranking das mais vendidas.

Além do feijão nosso de cada dia, vários pratos podem ser preparados rapidinho com a panela de pressão

A panela de pressão é uma mão na roda para quem cozinha. Além da rapidez ajuda na economia doméstica por consumir menos gás ou energia elétrica se usar o fogão vitrocerâmico. Também conserva as propriedades dos alimentos.

Publicidade

Para o feijão nosso de cada dia, ela é um item indispensável na cozinha. Então, saiba que os tipos disponíveis no Japão são basicamente os mesmos do Brasil: convencionais – de peso ou mola – voltada para fogões a gás e vitrocerâmico e elétrico. Os preços variam de pouco mais de 3 a quase 30 mil ienes.

Em agosto do ano passado, um site japonês realizou um teste com as disponíveis no mercado, sob a supervisão e análise de uma analista de gastronomia e food coordinator (algo como coordenadora de alimentos, na tradução livre).

Independente da marca, elas analisaram 3 aspectos: tempo de cozimento, acabamento do alimento cozido e facilidade de uso. Foram analisados 8 tipos diferentes, todos com pressões de 80 a 140kPa.

Análise dos alimentos cozidos nas diversas panelas de pressão (The 360 Life)

Em todas elas experimentaram cozinhar carne de porco, peixe cavala (saba) e abóbora. Avaliaram também o peso de cada panela, a facilidade de manuseio, a segurança e a facilidade de manusear a tampa, a veracidade da pressão em kPa, a menos barulhenta e a dificuldade/facilidade em queimar o alimento.

A que bateu todas as concorrentes foi uma das mais baratas do mercado, da marca Pearl Metal. Ela aparece na lista das mais vendidas, veja.

Ranking das 7 mais vendidas no Japão  

No ranking há 2 tipos de panelas de pressão: a elétrica e de descompressão que usa molas. Qual a diferença entre essa e a simples usada no Brasil?

A com peso é fácil de saber quando inicia a fervura, essa peça começa a se agitar e apitar. Então, sabe-se que está na hora de abaixar o fogo.

A com mola é mais silenciosa e permite selecionar o tipo de pressão, se quer mais suave ou mais forte, com regulador rotativo. Para saber quando começou a pressão, sobe um pino vermelho. As desse tipo são as mais vendidas no Japão.

Os materiais utilizados pelos fabricantes são alumínio e aço inox, com camada antiaderente ou não. As com acabamento em inox são mais seguras para a saúde.

No fim desta matéria tem uma panela de pressão diferente e inusitada. Seu preço é atraente.

7 – Koizumi

É elétrica, com 5 modos de cozimento, incluindo o arroz. De fácil manuseio, permite programar e manter o prato quente por 12 horas. Tem capacidade para 2,5 litros. Acompanha uma colher para arroz, uma concha e um copo medidor. Custa na faixa de 11 mil ienes.

6 – Siroca SPC-101

É da marca de Hong Kong, consome 700W, que cozinha legumes, carnes, arroz e outros, bastando selecionar no painel. Ideal para famílias pequenas, pois cozinha no máximo 2 litros e chega 70kPa de pressão. Disponível nas cores branca, vermelha e marrom. Custa em torno de 11 mil ienes.

5 – Clipso Minit Duo

É da marca T-Fal, uma panela 2 em 1 (クリプソ ミニット デュオ) que tanto pode ser usada como panela de pressão com panela comum. Tem capacidade para 4,2 litros, seletor para escolher qual função, a pressão chega a 65kPa, e de fácil manuseio. Pode ser usada em todos os tipos de fogão. Tem revestimento antiaderente de titânio. Custa na faixa de 13.100 ienes.

4 – Wonder Chef

Esta é uma elétrica ワンダーシェフ 電気圧力鍋, que funciona a 50/60Hz e consome 800W, faz arroz, ensopados, curries, caldeiradas, feijão, etc. Como a panela elétrica de arroz, quando o prato fica pronto, soa um alarme e automaticamente entra no modo para conservar aquecido. Tem capacidade para 4 litros e com ela vem uma tampa de vidro, 1 concha, 1 colher para arroz, 1 bandeja para cozinhar a vapor, 1 livro de receitas e 1 limpador de pino. Custa em média 12 a 13 mil ienes.

3 – T-Fal 6 litros

A fabricante promete 10 anos de garantia para ela (modelo Clipso Arch P4360732), com regulador para 3 pressões, acompanha tampa de vidro e uma bandeja para cozimento a vapor. Para abrir e fechar é fácil, com uma mão. A tampa fecha em qualquer ponto, bastando abaixar a alça superior. Funciona em todos os tipos de fogão e promove economia, gasta-se ⅓ da panela simples. Não ocupa muito espaço para guardar pois não tem cabo comprido. Preço de 12 a 14 mil ienes.

2 – Pearl Metal

Este fabricante disponibiliza as panelas de pressão em vários tamanhos: 2,5l, 3,5l, 4,0l, 4,2l, 4,5l, 5,5l e 6l, todas com um livro de receitas. Além disso, há facilidade para adquirir a borracha ou o pino regulador, como também os acessórios como tampa de vidro ou bandeja para cozimento a vapor. Se não quiser uma com cabo comprido, pode adquirir uma de 4 litros, com duas abas laterais. Pode ser usada em qualquer tipo de fogão. A mais vendida, de 3,5l pesa apenas 2 quilos. A pressão de todos os modelos varia de 60kPa a 100kPa. A de 3,5l custa menos de 4 mil ienes. A de 2,5l pode ser adquirida na faixa de 3,3 mil ienes. Todas são de aço inox.

1 – Zojirushi EL-MB30

Com capacidade de 1,5l, é elétrica, consome 1.200W, ideal para famílias pequenas. A marca é famosa por oferecer produtos de primeira linha. Basta colocar os ingredientes na panela, selecionar a função no painel e esperar o alarme tocar. Cozinha legumes, pescados e carnes, proporcionando variar bem o cardápio todos os dias. A vantagem da panela de pressão elétrica é que não queima os alimentos. A cor é bordô e preço fica na faixa dos 27 mil ienes.

Panela de pressão de plástico?

Sim, há panelas de pressão próprias para serem usadas em forno de micro-ondas. Os materiais usados na sua fabricação são plástico e silicone. A pressão não é forte (27kPa) mas ajuda. Dá para fazer arroz, bolos, pudim, cozidos e caldeiradas. A da Iris Aoyama (マイヤー 電子レンジ圧力鍋) tem capacidade para 2,3l, várias cores e custa na faixa de 3,8 mil ienes. A da marca スケーター custa na faixa de 6 mil ienes.

Fontes e fotos: Kakaku, The 360 Life e Amazon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

A piscina mais funda do mundo será inaugurada

Publicado em 5 de abril de 2019, em Notícias do Mundo

A piscina com profundidade de 45 metros, completa com passagens subaquáticas, deve ser inaugurada na Polônia no fim deste ano.

A Deepspot terá capacidade para 8 mil metros cúbicos de água (Flyspot.com/Deepspot via CNN)

Até que profundidade as pessoas podem ir? Quando a piscina mais funda do mundo ser inaugurada na Polônia no fim deste ano, completa com túneis subaquáticos e saliências, visitantes poderão chegar a uma profundidade de 45 metros.

Publicidade

Um local de treinamento ideal para mergulhadores profissionais, a piscina Deepspot concentrará 8 mil metros cúbicos de água, o equivalente ao volume de oito piscinas semiolímpicas.

A piscina está sendo construída na cidade de Mszczonow, na Polônia (Flyspot.com/Deepspot via CNN)

A piscina está em construção na cidade de Mszczonow. Cerca de 1.100 toneladas de aço estão sendo usados para reforçar sua estrutura, a qual inclui um “buraco azul” que levará ao seu ponto mais fundo.

Segundo os designers, a piscina será adequada tanto para mergulhadores iniciantes como para os mais experientes, mas aqueles que não querem se molhar também podem se divertir nas instalações, graças a um túnel subaquático para espectadores.

A passagem subaquática (Flyspot.com/Deepspot via CNN)

Salas de conferência e treinamento também vão ter vista para o interior da piscina, assim como quartos de hotel.

Assim que for inaugurada, a Deepspot vai ultrapassar a Y-40 Deep Joy italiana. Localizada na área de resort de Montegrotto Terme, perto de Veneza, a piscina no local é a atração principal do Hotel Millepini.

Contudo, a Deepspot não vai permanecer na posição de topo por muito tempo, visto que uma outra piscina ainda mais funda deverá ser inaugurada no Reino Unido em 2020. Atualmente, sendo construída em Colchester, a Blue Abyss terá 50 metros de profundidade.

John Vickers, diretor de gestão da Blue Abyss, disse que o projeto é “mais do que somente uma piscina com tamanho super” e vai operar como um “centro de treinamento para astronautas”, e um centro de para ajudar as pessoas a alcançarem o pico de suas capacidades físicas”.

Fonte: CNN Travel

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!