Mazda, Suzuki e Yamaha também manipularam testes de emissões de poluentes

O relato é o mais recente episódio em uma lista crescente de manipulação de dados no Japão que prejudicou a imagem da indústria de fabricação do país.

Mazda, Suzuki e Yamaha também conduziram testes impróprios de eficiência de combustível e emissões de poluentes (Flickr, Banco de imagens)

As empresas japonesas Mazda, Suzuki e Yamaha conduziram testes impróprios de eficiência de combustível e de emissão de gases poluentes em seus veículos, informou o Ministério dos Transportes na quinta-feira (9).

Publicidade

O relato é o mais recente episódio em uma lista crescente de manipulação de dados no Japão que prejudicaram a imagem da indústria de fabricação do país, conhecido por produção eficiente e de alta qualidade.

As descobertas foram resultado de investigações internas ordenadas a montadoras japonesas pelo ministério, após testes impróprios terem sido realizados em veículos na Subaru e Nissan.

Representantes para a Mazda e Suzuki confirmaram que apresentaram ao ministério relatórios sobre testes impróprios, mas se negaram a fazer comentários adicionais. A Yamaha confirmou que realizou testes inapropriados.

“Em relação às inspeções de emissões de poluentes… é um fato que houve ações impróprias”, disse um porta-voz da Yamaha. “Lamentamos sinceramente”.

As ações da Mazda caíram cerca de 1,8%, o mais baixo em cerca de quatro semanas, e as da Suzuki 5,2%, sua pior sessão desde novembro de 2016. As ações da Yamaha tiveram queda de 4%.

Em julho deste ano, a Nissan admitiu que havia medido emissões de poluentes e eficiência de combustível de forma imprópria para 19 modelos de carros vendidos no Japão.

A Kobe Steel, a Mitsubishi Materials e a Toray Industries, todas importantes fornecedoras de peças para carros a fabricantes globais, admitiram manipulação de dados de produtos no ano passado.

Muitas das montadoras, já afetadas por vendas fracas, também têm estado sob pressão decorrente das tarifas sob veículos importados propostas pelo presidente dos EUA Donald Trump.

Fonte: Agência Reuters via CNBC
Imagem: Flickr, banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inéditas desde o século retrasado: contínuas ‘noites tropicais’

Publicado em 10 de agosto de 2018, em Sociedade

O calor insuportável por tão longo período de tempo é inédito desde o idos de 1881 nas cidades de Nagoia e Gifu. Saiba o que são ‘noites tropicais’.

Fotos: Flickr

A onda de calor que chega a ser perigosa para a saúde tem se prolongado nas cidades da região Tokai. Igualmente as chamadas noites tropicais vêm afligindo a população em ampla área no Japão.

Publicidade

Até mesmo Tajimi (Gifu), considerada a cidade mais quente do Japão, vem amargando com temperaturas nunca registradas.

Mas, as que bateram recorde de noites tropicais contínuas, chamadas de 熱帯夜, lê-se nettaiya, são Nagoia (Aichi) e Gifu (província homônima).

Até quinta-feira (9) Gifu completou 30 dias consecutivos de noites perigosas para a saúde. Já em Nagoia foram 29 dias contínuos.

Noites supertropicais

O que significam esses números? As estatísticas mostram que desde 1881 não havia esse dado na história de Gifu. O máximo até então foi no verão de 1994, com 28 dias consecutivos.

Quando o termômetro mostra mais de 27ºC após as 18h, como nesse caso em Nagoia, é chamada de noite supertropical (FNN)

No mesmo ano Nagoia teve 20 noites tropicais, mas os 29 dias, são históricos, desde 1890 quando começaram as coletas de dados.

Noites tropicais se referem a temperaturas acima de 25ºC de noite, colocando em risco a vida das pessoas. Ocorre um aumento potencial de hipertermia na hora do sono, se não ligar o aparelho de ar-condicionado. E não foram poucas as noites com termômetros marcando 30 ou 31ºC. Nesse caso são chamadas de noites supertropicais.

A notícia complementar é da previsão de que essas noites tropicais continuem por mais uma semana em várias cidades da região Tokai.

Fontes: Asahi e FNN Fotos: Flickr e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!