Cai número de sem-teto no Japão

Desde janeiro deste ano, 4.977 pessoas estavam morando em locais como margens de rios ou parques em todo o país.

Sem-teto em parque de Tóquio (imagem ilustrativa)

O número de sem-teto no Japão atingiu uma baixa de 15 anos, com menos de 5.000, segundo o ministério do bem-estar, atribuindo a diminuição aos esforços realizados pelos governos locais em ajudá-los a se tornarem independentes.

Publicidade

A contar de janeiro deste ano, 4.977 pessoas estavam morando em locais como margens de rios ou parques em todo o país, queda de 557 ante o ano anterior e ficando abaixo dos 5.000 pela primeira vez desde 2003, quando o ministério iniciou uma pesquisa sobre os sem-teto no Japão.

A pesquisa foi conduzida junto a funcionários de governos locais que patrulham suas comunidades para identificar pessoas que não têm uma moradia permanente.

Mais de 90% do total, ou 4.607, eram homens e as mulheres somaram 177, enquanto o gênero era desconhecido para as 193 pessoas restantes, visto que elas estavam todas cobertas por roupas. Três quartos viviam nos 23 bairros na central de Tóquio e em grandes cidades designadas pelo governo em toda a nação.

Por província, Tóquio registrou o número mais alto (1.242), seguida por Osaka (1.110) e Kanagawa (934). Em seis províncias – Aomori, Akita, Yamagata, Nara, Shimane e Nagasaki – não houve registro de sem-teto.

O ministério observou que o número atual poderia ser maior que 4.977, visto que a pesquisa foi baseada em observações de pessoas designadas por governos locais, portanto, algum sem-teto pode não ter sido incluído se estava vivendo em um local diferente daqueles onde os funcionários pesquisaram.

Fonte: Japan Today
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Oarai Sun Beach: top de Ibaraki

Publicado em 16 de julho de 2018, em Turismo em Ibaraki

Extensa praia para se divertir com a família, área para churrasco e a primeira no Japão a ter design universal para quem usa cadeira de rodas.

Praia extensa, limpa, mar calmo e muita diversão (divulgação)

Se mora em Kanto, uma excelente opção no verão é a Oarai Sun Beach, com maravilhosa infraestrutura para receber os banhistas. Fica apenas a 100Km de Tóquio, na província de Ibaraki.

Publicidade

Somente na temporada é possível usar a área para fazer churrasco, sem necessidade de reserva, gratuitamente.

Classificada com 5 estrelas no quesito água limpa pelo Ministério do Meio Ambiente, é também uma praia segura e ótima para um dia de relax.

Desde 1997 se tornou praia sem barreiras para pessoas com cadeira de rodas. Foi a primeira do país a introduzir essa facilidade. Veja no vídeo.

Antes da abertura da temporada, voluntários da cidade fazem a limpeza da orla. Por isso, se puder colaborar, todos agradecem.

Para quem gosta de pescar, na foz do rio Nakagawa (那珂川河口) existe um local onde há tanto os peixes de água doce como os marinhos.

Para quem gosta de acampar a prefeitura local apresenta 2 locais. Para saber toque aqui para abrir a página, em japonês.

Foto: Ibaraki Guide

O mar é calmo, ideal para famílias com crianças pequenas e idosos.

A prefeitura local promove campeonatos de vôlei e de surfe. Tem festival de fogos de artifício.  

Foto: Ibaraki Guide

Oarai Sun Beach

  • Temporada 2018: 14 de julho a 19 de agosto
  • Horário: 8h às 16h
  • Estacionamento: 7 mil veículos, sendo 20 para cadeirantes. Custa ¥1.000/dia. Para quem tem deficiência física e/ou cadeirante, basta apresentar a carteirinha e está livre do pagamento
  • Locais para descanso: 6
  • Infraestrutura: aluguéis de barcos de borracha, esteiras, guarda-sol e outros, banheiros e chuveiros
  • Festival dos fogos de artifício: 28 de julho, sábado à noite
  • Local: Oarai-cho, em Ibaraki (toque aqui para abrir o mapa)

Note que a praia pode ser frequentada o ano todo. Porém, no período e horário da temporada, há salva-vidas.

Fontes e fotos: Oarai Town, Oarai Info e Ibaraki Guide

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!