Arábia Saudita começa a entregar primeiras carteiras de motorista para mulheres

Publicado em 6 de junho de 2018, em Sociedade

Arábia Saudita emitiu as primeiras carteiras de motorista para 10 mulheres em 4 de junho.

&nbspArábia Saudita começa a entregar primeiras carteiras de motorista para mulheres
A imagem acima divulgada pelo Ministério Saudita de Informação mostra uma mulher exibindo sua carteira de motorista no Departamento Geral de Tráfego em Riade no dia 4 de junho (AP via Yomiuri)

A Arábia Saudita emitiu suas primeiras carteiras de motorista a 10 mulheres na segunda-feira (4) enquanto o reino se preparava para retirar a única proibição do mundo sobre mulheres no volante em três semanas, mas algumas que fizeram campanha para o direito de dirigir continuam presas.

De acordo com uma declaração do governo, 10 mulheres que receberam carteiras de habilitaçãos já tinham licenças para dirigir de outros países, incluindo EUA, Grã-Bretanha, Líbano e Canadá.

Elas realizaram um breve teste de direção e exame de vista antes de receberem suas licenças no Departamento Geral de Tráfego em Riade. A mídia internacional não estava presente para o evento.

Outras mulheres em todo o país vêm se preparando para o direito de dirigir em 24 de junho ao realizar cursos de direção em campus universitário somente para elas. Algumas estão até treinando para se tornarem motoristas de empresas como a Uber.

As mulheres sauditas se queixam há muito tempo de ter que contratar motoristas de táxi do sexo masculino, cujo custo é alto, usar táxis ou depender dos maridos para ir trabalhar ou realizar outras tarefas.

A medida surpresa de emitir algumas licenças com antecedência ocorreu enquanto ativistas que fizeram campanhas para o direito de dirigir continuam presas, enfrentando possível julgamento.

A promotoria da Arabia Saudita disse no domingo (3) que 17 pessoas haviam sido detidas nas últimas semanas sob suspeita de tentar abalar a segurança e estabilidade, um caso que ativistas dizem ter como alvo as defensoras proeminentes dos direitos das mulheres.

Fonte e imagem: Yomiuri


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão