Arábia Saudita começa a entregar primeiras carteiras de motorista para mulheres

Publicado em 6 de junho de 2018, em Sociedade

Arábia Saudita emitiu as primeiras carteiras de motorista para 10 mulheres em 4 de junho.

&nbspArábia Saudita começa a entregar primeiras carteiras de motorista para mulheres
A imagem acima divulgada pelo Ministério Saudita de Informação mostra uma mulher exibindo sua carteira de motorista no Departamento Geral de Tráfego em Riade no dia 4 de junho (AP via Yomiuri)

A Arábia Saudita emitiu suas primeiras carteiras de motorista a 10 mulheres na segunda-feira (4) enquanto o reino se preparava para retirar a única proibição do mundo sobre mulheres no volante em três semanas, mas algumas que fizeram campanha para o direito de dirigir continuam presas.

Publicidade

De acordo com uma declaração do governo, 10 mulheres que receberam carteiras de habilitaçãos já tinham licenças para dirigir de outros países, incluindo EUA, Grã-Bretanha, Líbano e Canadá.

Elas realizaram um breve teste de direção e exame de vista antes de receberem suas licenças no Departamento Geral de Tráfego em Riade. A mídia internacional não estava presente para o evento.

Outras mulheres em todo o país vêm se preparando para o direito de dirigir em 24 de junho ao realizar cursos de direção em campus universitário somente para elas. Algumas estão até treinando para se tornarem motoristas de empresas como a Uber.

As mulheres sauditas se queixam há muito tempo de ter que contratar motoristas de táxi do sexo masculino, cujo custo é alto, usar táxis ou depender dos maridos para ir trabalhar ou realizar outras tarefas.

A medida surpresa de emitir algumas licenças com antecedência ocorreu enquanto ativistas que fizeram campanhas para o direito de dirigir continuam presas, enfrentando possível julgamento.

A promotoria da Arabia Saudita disse no domingo (3) que 17 pessoas haviam sido detidas nas últimas semanas sob suspeita de tentar abalar a segurança e estabilidade, um caso que ativistas dizem ter como alvo as defensoras proeminentes dos direitos das mulheres.

Fonte e imagem: Yomiuri


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão