Como escolher a máquina de lavar ideal

Com tantas marcas e modelos, especialista dá as dicas para escolher a máquina de lavar roupas perfeita, de acordo com o estilo de vida de cada família.

Com tantos modelos e marcas de máquinas de lavar as dicas facilitam encontrar a máquina ideal para sua casa (Flickr)

Uma revista eletrônica entrevistou um especialista em máquinas de lavar roupa. Ele dá dicas para escolher a ideal, de acordo com o tipo de família, tamanho e funções necessárias. Considerado “doutor” de máquinas de lavar, Kensuke Kanzaki, da empresa Cluster CTO, passa as dicas de forma compreensível. A primeira coisa que ele enfatiza é que “ela deve ser escolhida de acordo com o estilo de vida”.

Publicidade

Dos 4 tipos de máquina de lavar no Japão, cada um apresenta suas particularidades

4 tipos de máquina de lavar

Primeiro é preciso conhecer os 4 tipos de máquinas de lavar disponíveis no mercado.

O primeiro é o do tipo simples, com dois compartimentos – um de lavar e outro para centrifugar. Este tipo é o mais eficiente para remover qualquer tipo de sujeira. Além disso, é possível controlar até que ponto quer centrifugar as roupas lavadas. O ponto fraco é que dá um pouco mais de trabalho, pois é necessário passar as roupas lavadas para a centrífuga. Ultimamente, há modelo mais compacto e muitas famílias compram só para retirar bem a sujeira, como segunda máquina. Por exemplo, os uniformes das crianças, uniforme do trabalho ou roupas sujas depois da prática esportiva, ficam limpinhos com este modelo de máquina.

O tipo mais eficiente para remover sujeiras e encardidos

O outro é a máquina automática, com tambor na vertical, que lava e centrifuga, e tem função para programar (timer). Segundo ele, esse tipo é mais barato e mais eficiente no quesito retirar bem a sujeira das roupas acumuladas. Outro detalhe importante é que é compacto e não toma muito espaço. Como tem tampa na parte superior, facilita colocar e retirar as roupas da máquina.

Tipo automático, com timer, que lava e enxágua, é ideal para acumular as roupas, barato e não toma espaço

Outros dois tipos são da máquina que faz tudo, inclusive secagem, com tambor inclinado na horizontal ou na vertical. Estes tipos têm a característica de economia de água, além, claro, de secar as roupas. É recomendado para quem tem pressa, lava roupa todos os dias e privilegia o design da máquina.

Porém, tem dois pontos fracos em relação aos demais tipos – o nível de lavagem da sujeira é inferior e como a drenagem da água não é tão eficiente, facilita a formação de fungos e mofo, no caso do tambor na horizontal ou inclinado. Outro detalhe é em relação à abertura da porta, no caso do tambor na horizontal. Se for escolher este tipo, é preciso conferir se há espaço suficiente para acomodar a máquina e também para seu manuseio. É recomendado para famílias que precisam lavar roupas todos os dias. Mas o consumo de energia elétrica é bem mais alto por causa da secadora.

Para quem tem pressa e precisa lavar roupas todos os dias, com secadora

Máquina de lavar e quantidade de roupa

O cálculo para saber qual é o melhor tamanho da máquina a ser comprada é simples. Multiplica-se 1,5 pelo número de pessoas em casa. Essa é a média de roupas que uma pessoa usa por dia: 1,5 Kg. Assim, se são 4 pessoas = 6 Kg. Portanto, uma máquina que comporte até 6 ou 8 Kg parece ser a ideal, considerando toalhas diárias para serem lavadas juntas.

Detalhes importantes para conferir

Antes de sair às compras, leve as seguintes medidas na loja. As do local onde se vai instalar a máquina, chamada bousui pan (防水パン), tanto na largura quanto no comprimento. Altura da torneira e também da tomada.

Outras medidas a serem levadas são a largura das portas, do corredor, da porta e do interior do elevador ou das escadas.

Se costuma lavar roupas à noite é preciso escolher um modelo mais silencioso para não incomodar os vizinhos. Nesse caso diga para o vendedor que quer uma que seja de até 45db (chama-se seionsei 静音性, ou silenciosa). Falando em silêncio, a máquina com tambor na vertical tem 2 tipos de sistema: tipo drive por cinta (ベルトドライブ式, lê-se beruto doraibu shiki) e tipo inversor (インバーター式, lê-se inbaataa shiki). O segundo é mais silencioso e mais econômico em relação à energia elétrica.

Se quer uma máquina de lavar mais silenciosa escolha a com até 45db

Máquina de lavar com secadora e outras funções

Para a função de secagem, é recomendada a do tipo que usa de bomba de calor (ヒートポンプ式, lê-se hiito ponpu shiki), mais adequada para os tecidos das roupas. Aqui entra um detalhe importante para a conservação das roupas. Quanto maior a temperatura para a secagem, mais danifica as peças. Por isso, entre 60ºC e 90ºC, escolha a primeira. A com temperatura mais baixa é mais cara, mas economiza mais energia elétrica. Por isso, se pensar a longo prazo no comparativo custo x benefício, é a melhor opção.

A máquina com bom design ajuda a criar um ambiente mais bonito na lavanderia ou banheiro (Panasonic)

Se costuma lavar roupas com bastante sujeira, escolha uma máquina que tenha a função chamada ナイアガラビート洗浄 (lê-se naiagara biito senjo). Essa função faz a máquina bater e esfregar com eficiência como se fosse uma cascata de Niágara, por isso o nome.

Algumas marcas têm a função antibacteriana e antifúngica. Desde que os cuidados sejam tomados, seja em que tipo de máquina que escolher, não necessariamente essa função seja importante.

Para quem gosta de programar a lavagem, é importante escolher uma que tenha a função com timer. Quem gosta de controlar tudo pelo smartphone pode escolher modelo que tenha essa função.

Para saber do ranking dos modelos mais vendidos em 2017, toque aqui para abrir a matéria.

Fonte: My Best
Fotos: Caden Watch, Flickr

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Eventos com tema de Natal em Nagoia

Publicado em 12 de dezembro de 2017, em Turismo em Aichi

Confira alguns eventos com tema de Natal, como iluminações e exibições de fogos de artifício, em Nagoia, província de Aichi.

Publicidade

O Natal está chegando e com ele vários locais no Japão estão adornados com belas e gigantes árvores de Natal, presença do Papai Noel e até exibições de fogos de artifício.

Confira alguns locais na cidade de Nagoia, na província de Aichi, que estão com eventos relacionados ao Natal:

Midland Christmas 2018 

As iluminações são realizadas principalmente na instalação externa de observação Sky Promenade e várias áreas interiores, em uma cor dourada, assim como árvores de Natal.

  • Data: 7 de novembro a 25 de dezembro (segunda-feira) de 2018
  • Local: Midland Square (estação de Nagoia)
  • Horário: das 17h às 23h
  • Toque aqui para ver a localização


KITTE Nagoya’s Star Christmas

No átrio do primeiro andar, um pinheiro japonês real é usado para uma enorme árvore de Natal. Um programa de iluminação cria um ambiente excitante da data comemorativa com luz e som.

  • Data: 9 de novembro a 25 de dezembro de 2018
  • Local: KITTE Nagoya
  • Programação da iluminação: das 16h às 23h (realizada a cada 30 minutos)
  • Toque aqui para ver a localização


Noritake Garden’s Christmas 

Também neste ano, um Papai Noel gigante fará sua aparição. O jardim está preenchido com cores na iluminação principal de uma gigante árvore de Natal de 14 metros de altura.

  • Data: 10 de novembro a 25 de dezembro de 2018
  • Local: Noritake Garden
  • Horário: do entardecer até as 19h (de 21 a 25 de dezembro até as 21h)
  • Toque aqui para ver a localização


Nagoya Christmas Market 2018

Vendas de comidas e bebidas europeias locais como vinhos alemães, salsichas e doces, produtos de Natal, alguns workshops e muito mais. Entrada franca.

  • Data: 8 a 24 de dezembro de 2018
  • Local: Hisaya Square no Hisaya Odori Park
  • Horários:
    Durante a semana: das 15h às 20h30
    Sábados, domingos, feriados nacionais e 25 de dezembro: das 11h às 20h30
  • Toque aqui para ver a localização


Flarie Christmas 2018

Um clima romântico no parque com um arranjo de uma poinsétia de três metros de altura, estruturas em estilo ocidental e carruagens, além de iluminações em formato de coração e outras peças decorativas.

  • Data: 17 de novembro a 25 de dezembro de 2018
  • Horário da iluminação: das 17h às 22h
  • Local: Hisaya-Odori Garden Flarie
  • Toque aqui para ver a localização


 

ISOGAI Fireworks Theater in Port of Nagoya

Junto à música, fogos de artifício vão em direção aos céus criando uma história de Natal em um belo musical.

  • Data: 24 de dezembro de 2018
  • Horário: a partir das 18h30
  • Local: Garden Pier, Porto de Nagoia
  • Toque aqui para ver a localização

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!