Filhote de leão-das-cavernas de 50 mil anos é encontrado na Sibéria

De acordo com grupo de pesquisadores japoneses e russos, o filhote de leão-das-cavernas foi encontrado em perfeito estado em solo congelado na Sibéria.

O novo fóssil encontrado em solo congelado da Sibéria estava em perfeito estado, conforme divulgou equipe de pesquisadores russos e japoneses na quarta-feira (15) em Tóquio

O leão-das-cavernas é considerado uma subespécie do atual leão que viveu na era glacial, na mesma época dos mamutes e tigres-dentes-de-sabre.

Publicidade

Estima-se que o predador carnívoro foi extinto há aproximadamente 10 mil anos e vivia na Eurásia e na América do Norte. Os fósseis encontrados até o momento eram escassos e não estavam em bom estado, o que dificultava as pesquisas.

O novo fóssil encontrado em solo congelado (pergelissolo) da Sibéria (Rússia) estava em perfeito estado, conforme divulgou equipe de pesquisadores russos e japoneses na quarta-feira (15) em Tóquio.

Segundo o grupo, os pesquisadores haviam encontrado dois fósseis em pergelissolo de Iacútia, na Sibéria, em 2015 e outro em setembro deste ano. Todos estavam congelados e têm tamanho equivalente a um filhote de gato.

O fóssil encontrado em setembro mede 47,5cm de comprimento corporal e pesa 4,6kg. A pelagem é de cor negra e apresenta manchas e pintas. “É impressionante. É uma grande descoberta.”, disse o doutor russo Alberto Protopopov, da Academia de Ciências de Iacútia.

Os outros dois espécimes foram analisados em laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade Jikei. Segundo a universidade, um dos fósseis estava com praticamente todos os músculos, órgãos e ossos intactos. Acredita-se que o filhote morreu há pelo menos 50 mil anos, com apenas um mês de idade.

“Desejamos esclarecer até onde (o leão-das-cavernas) se diferencia dos leões atuais”, disse o professor Naoki Suzuki, da Universidade Jikei.

Fonte: Asahi News
Imagens: NAO Foundation, Cave Lion Research Project

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Norte-coreanos são resgatados pela guarda costeira japonesa

Publicado em 16 de novembro de 2017, em Sociedade

Os 3 homens foram resgatados de um barco virado ao largo da costa do Mar do Japão na quarta-feira (15).

Os homens foram encontrados sobre o fundo do barco de madeira virado a cerca de 360Km ao largo da costa da Península de Noto, província de Ishikawa (NHK/reprodução)

Três homens, aparentemente norte-coreanos, foram resgatados de um barco virado na quarta-feira (15) ao largo da costa do Mar do Japão (East Sea), informou a Guarda Costeira do Japão.

Publicidade

Os homens foram encontrados sobre fundo do barco de madeira virado a cerca de 360Km ao largo da costa da Península de Noto, província de Ishikawa, por um avião da Força Marítima de Autodefesa por volta das 13h45, de acordo com a guarda costeira.

Uma embarcação da guarda costeira chegou à área, que está fora da zona econômica exclusiva do Japão, cerca de duas horas depois e resgatou os três homens, os quais teriam dito que vieram da Coreia do Norte com outros 12 que também estavam a bordo.

Os três também disseram que estavam voltando para a Coreia do Norte após finalizar a pesca e, segundo a guarda costeira, demonstraram esperança de retornar ao seu país.

Quatro barcos de patrulha japoneses estão realizando a busca pelo outros norte-coreanos desaparecidos nas águas, de acordo com a NHK.

Fonte: NHK, Japan Today
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!