Polícia divulga mais informações sobre turista chinesa desaparecida no Japão

Passaram-se 9 dias desde o desaparecimento da turista chinesa no Japão. Polícia divulga informações e continua a investigação. Veja mais.

A chinesa Ki Shuketsu (26), professora do ensino fundamental em uma escola de Fujian (China), está desaparecida desde o dia 22/jul. Segundo a polícia, Ki estava visitando Hokkaido desde o dia 18 em um passeio turístico.

Publicidade

De acordo com a polícia, Ki saiu do hotel em Sapporo onde estava hospedada na manhã do dia 22. Como ela não havia voltado para o estabelecimento no dia 25, dia do voo de volta para a China, os funcionários do local relataram o ocorrido à polícia. Ki havia saído do hotel sem algumas de suas bagagens.

Segundo as autoridades, no dia de seu desaparecimento, Ki havia se hospedado em outro hotel do Lago Akan, a aproximadamente 300km de Sapporo. Ki realizou o checkout do hotel na manhã de 23 e, desde então, está desaparecida.

Polícia divulga novas informações sobre o caso

Segundo a polícia, aproximadamente 2 horas após o checkout, por volta das 9h30 do mesmo dia, câmeras de segurança de uma loja de conveniência capturaram imagens de Ki andando pelas ruas. Depois disso, Ki andou na direção oposta ao hotel.

De acordo com relatos de testemunhas, Ki havia comprado pães em uma padaria famosa próxima à loja de conveniência.

A polícia continua as investigações nas proximidades do Lago Akan.

Ki deixa carta de despedida no hotel

Segundo as autoridades, Ki deixou uma carta de despedida no hotel do Lago Akan junto à uma mala de viagem. Esta carta estava destinada aos seus pais e familiares.

Segundo o Record China, a carta dizia que Ki estava muito agradecida a seus pais, mas não estava desfrutando de sua vida atual e desejava começar uma nova vida. A partir do conteúdo da carta, é muito provável que Ki cortou o contato por conta própria. Contudo, segundo seus amigos, não havia indícios de que Ki poderia desaparecer por conta própria.

Atualmente, o pai dela está em Hokkaido para procurar a filha junto à polícia.

Fonte: HBS (Hokkaido Hoso) e NHK News
Imagem: Hokkaido News UHB

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Entenda a força do tufão N5 e por que é tão difícil prever sua trajetória

Publicado em 1 de agosto de 2017, em Tempo

Autoridades citam 13 rotas possíveis para o tufão N5. Veja mais.

As 13 possíveis trajetórias do Taifu N05 (Imagem: Weather News

Atualmente, o tufão N5 (Noru) está avançando lentamente em direção ao arquipélago principal do Japão. A previsão indica que o tufão passará pelas Ilhas Ogasawara e, até o fim de semana, prosseguirá para o norte. O tufão N5 está sendo considerado como “tufão longevo” extremamente forte (explicação no fim da matéria).

Publicidade

Contudo, esta é a previsão para até este domingo (6). As autoridades não sabem ao certo o “círculo de previsão” para a próxima semana. Ao observarmos as previsões realizadas por cada instituição, veremos que há 13 possíveis rotas para o tufão.

A imagem acima mostra as possíveis rotas tufão N5 previstas por várias instituições especializadas de cada parte do planeta. O tufão poderá avançar para o leste, oeste, sul ou norte do Japão. Por que ele tem tantas rotas variadas?

Como esse tufão acompanhará a trajetória do anticiclone do Pacífico, é muito difícil calcular precisamente sua rota, que impactará bastante na força e tamanho do anticiclone.

Normalmente não é difícil prever a localização e tamanho de um anticiclone e não há tantas variações entre as previsões de cada país. Uma previsão comum é a trajetória de uma curva brusca para a direita após a aproximação por Okinawa. Entretanto, desta vez, o tamanho e a localização do anticiclone estão muito diferentes do normal. Esse é o maior motivo de divergências nos resultados dos cálculos (modelos de previsão) dos computadores pelo mundo.

Impactos em cada região

Embora sua trajetória não esteja muito bem definida, o tufão N5 afetará diretamente ou indiretamente o arquipélago japonês em qualquer trajetória.

Caso ele prosseguir na direção oeste do Japão, será necessário muito cuidado com tempestades e pancadas de chuva. Principalmente nas Península Kii, litoral de Shikoku e sul de Kyushu. Por outro lado, embora o tufão não atinja diretamente o leste do Japão, devido ao impacto da atmosfera úmida que será trazida pelo tufão, há a possibilidade de formação de pancadas de chuva.

Além disso, espera-se que faça um calor intenso em Hokuriku por causa dos ventos montanhosos.

Caso ele prosseguir na direção do leste e norte do Japão, será necessário muito cuidado com pancadas de chuva e tempestades nas áreas litorâneas dessas regiões. Neste caso, o oeste do Japão e as regiões de Tohoku e Hokuriku poderão enfrentar um calor intenso por causa do impacto indireto do tufão.

Tufão mostra indícios de “virar” para o oeste

Trajetória mais provável do Taifu N05 (Imagem: Weather Map)

Segundo a previsão da Agência Meteorológica do Japão (JMA), a possibilidade de o tufão avançar ao norte pela trajetória ao extremo oeste está aumentando. Isto se deve ao anticiclone ao leste do tufão que está aumentando sua força. A previsão é de que o tufão vá para o oeste e se aproxime do arquipélago principal pelas regiões mais ao sul.

Na previsão recente anunciada às 3h00 da manhã de terça-feira (1º), as autoridades indicaram a possibilidade de aproximação lenta na direção noroeste no mar ao sul do Japão. No fim desta semana, prevê-se que o tufão atinja o oeste do Japão.

Caso o tufão avance pelo “círculo de previsão”, o tufão poderá trazer grandes impactos em Shikoku, no sul de Kyushu ou nas Ilhas Amami neste domingo. Prevê-se que o tufão avançará ao norte e atingirá a latitude 30ºN.

Contudo, caso o anticiclone do tufão se intensificar ainda mais, supõe-se que o tufão avance em direção do Mar da China Oriental e não atinja o Japão.

Tufão N5 é considerado “tufão longevo” extremamente forte

Tufões N5 e N10 (Imagem: Weather Map)

Tufão longevo é o termo dado para tufões que durem por mais de 10 dias desde sua formação. Entre os anos de 1951 e 2016, houve a formação de 1.726 tufões, mas apenas 147 foram considerados longevos. Devido a isso, o tufão N5 foi enquadrado à categoria de “tufões longevos”.

Além disso, existe um outro termo para tufões que durem por mais de 14 dias (2 semanas). Tratam-se dos “tufões longevos históricos” ou “tufões longevos dentro dos longevos”. Como já faz aproximadamente 10 dias desde sua formação, o tufão N5 está dentro dos tufões longevos. Contudo, como há a possibilidade de o tufão atingir o arquipélago principal, serão 16 dias desde sua formação, o que o enquadrará na categoria dos “tufões longevos históricos”.

Entretanto, a previsão precisa da trajetória que o tufão irá tomar será definida a partir da tarde de quinta-feira (3). A partir desta data, as autoridades conseguirão prever com precisão a formação de ventos e chuvas e os impactos no dia a dia.

Fonte: Weather News e JMA via Yahoo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!