Japão revela apetite feroz por arroz dos Estados Unidos

As importações de arroz americano estão aumentando muito devido aos preços mais altos de variedades cultivadas no Japão. Saiba mais.

As importações de arroz americano estão aumentando muito devido aos preços mais altos de variedades cultivadas no Japão (variedade Calrose/ imagem ilustrativa)

As importações japonesas de arroz americano estão aumentando de forma acentuada devido aos preços mais altos de variedades cultivadas localmente usadas por restaurantes, um resultado de medidas do governo para apoiar os preços de arroz nacional ao reduzir fornecimentos.

Publicidade

O Japão limita as importações de arroz estrangeiro. Entretanto, a demanda pelo produto estrangeiro mais barato e mais fácil de cozinhar está em alta no meio de empresas que fornecem serviços alimentícios.

A Calrose, cultivada no estado da Califórnia (EUA), é a variedade de alicerce que conta por cerca de 80 por cento do mercado japonês para arroz estrangeiro consumido pelas pessoas como alimento básico. A operadora da rede Yoshinoya Holdings, especializada em gyudon, começou a usar uma mistura de Calrose e arroz cultivado no Japão na primavera passada, enquanto a operadora da rede de lámen Kourakuen Holdings usa a variedade americana na preparação do arroz frito.

Menos doce que os tipos cultivados no Japão, dizem que a Calrose é adequada para pratos onde molhos são colocados sobre o arroz. E, como a variedade americana não gruda com facilidade ao ser frita, até funcionários part-timers podem prepará-la, de acordo com Yumi Kojima que lidera o escritório da Federação de Arroz dos EUA no Japão.

Os preços do musenmai aumentaram em cerca de 20% em 1 ano em alguns casos (Nikkei)

O Japão limita as importações de arroz a 770.000 toneladas anuais sob um acordo alcançado na Uruguay Round de negociações comerciais globais. Até 100.000 toneladas disso pode ser arroz para alimento básico negociado sob contratos de compra e venda.

O tipo de arroz japonês que não precisa ser lavado (musenmai), que é frequentemente usado por restaurantes, aumentou 40 ienes por quilo, ou 20 por cento, em 1 ano, para 260 ienes em alguns casos. A variedade Calrose, disponível por 190 ienes o quilo, está então sendo muito atrativa.

Algumas operadoras de restaurantes estão mostrando frustração, salientando que as políticas do governo, ironicamente, aumentaram o consumo de arroz estrangeiro no Japão.

Fonte: Nikkei
Imagens: Nikkei, Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Melhor céu estrelado do Japão é o contemplado por um vilarejo

Publicado em 2 de agosto de 2017, em Artigos de Turismo

O vilarejo recebe mais de 100 mil visitantes por ano só para apreciar o eleito melhor céu estrelado, magnífico e exuberante. Confira os vídeos e saiba onde fica.

O céu estrelado começa assim no entardecer e a noite o brilho é intenso (reprodução)

No verão de 2006, o Ministério do Meio Ambiente designou o vilarejo como o “lugar onde o brilho do céu noturno é adequado para a observação das estrelas”, considerando-o top no Japão.

Publicidade

Isso revitalizou o local, que passou a receber milhares de turistas só para a contemplação do céu estrelado mais lindo do Japão.

Trata-se do Achi Village (Achi-mura), localizado entre o Monte Ena e a cidade de Iida (Nagano). Para a apreciação desse magnífico céu estrelado, os visitantes vão até Havens Sonohara, uma estação de esqui no inverno. Na primavera, verão e outono o local é conhecido como Tenku no Rakuen (天空の楽園) ou Paraíso do Céu, na tradução livre.

Foi criado um tour noturno, para que os visitantes possam tomar uma gôndola e subir à altitude de 1.400 metros. O trajeto leva cerca de 15 minutos. Desse ponto da montanha, os visitantes podem querer tocar as estrelas e as constelações, tamanha a sensação de proximidade.

O céu noturno visto desse ponto transforma-se em uma experiência inesquecível. Céu límpido, cheio de brilhos intensos, como um tapete de diamantes no ar.

Opção de lazer no verão: contemplar o melhor céu estrelado do Japão (Sankei)

Quem costuma contemplar o céu estrelado

Num dos países do mundo onde há mais fotógrafos, eles chegam munidos de câmeras e lentes. Mas, outros grupos também fazem parte desse público.

Os casais sobem até lá para fazer juras de amor ou para pedidos de casamento. Isso ocorre com tanta frequência que o local já foi designado como um ponto romântico. Afinal, sob um céu como aquele, favorece os enamorados.

Supondo que ao chegar, o tempo mude para nublado. Para não decepcionar os visitantes, o Conselho de Promoção de Turismo da Star Village Achi tem cartas na manga. Os integrantes costumam preparar eventos, explica o jornal Sankei.

Informações do vilarejo do melhor céu estrelado

  • Local: Star Village Achi
  • Endereço (clique para abrir o mapa): Nagano-ken, Shimoina-gun Achi-mura Chisato 20-2
  • Reservas: 0265-43-3001 (em japonês)
  • Ingressos para a gôndola: ¥2.220 para adultos e ¥1.000 para estudantes de primário e ginásio. Crianças abaixo da idade do primário não pagam
  • Ingressos podem ser adquiridos no período das 18h30 às 19h30 e as gôndolas funcionam nesse mesmo horário
  • 20h00: todas as luzes são apagadas para a contemplação ou apreciação do céu
  • Segundo a web page há tours que saem de Tóquio, Osaka e Nagoia
  • HP: http://sva.jp/night_tour/

Assista aos vídeos para conferir a bela paisagem durante o dia e o esplendoroso céu estrelado.

https://youtu.be/Xnm-n7lPO2k

Fonte: Sankei News
Fotos: Sankei/divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!