Japão lembra 72 anos do bombardeio atômico em Nagasaki

Centenas de pessoas estão se reunindo em Nagasaki para lembrar os 72 anos do bombardeio atômico dos EUA.

Centenas de pessoas se reúnem para lembrar os 68 anos do bombardeio atômico em Nagasaki (2013) / Kyodo

Centenas de pessoas estão se reunindo em Nagasaki para a Cerimônia Memorial da Paz, que terá início às 10h30. Há 72 anos, a cidade foi arrasada por uma bomba atômica dos Estados Unidos.

Publicidade

O primeiro-ministro Shinzo Abe participará da cerimônia juntamente com representantes de 58 países e territórios. As pessoas em Nagasaki começaram a oferecer orações antes do amanhecer.

Todos os presentes farão 1 minuto de silêncio às 11h02, o momento exato quando a bomba atingiu a cidade.

O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, lê uma declaração de paz todos os anos durante a cerimônia.

Neste ano, Taue poderá fazer referência a um tratado das Nações Unidas que proíbe legalmente armas nucleares, adotado por 122 países e territórios no mês passado.

O tratado não foi assinado por estados de armas nucleares ou por países que dependem delas para proteção, incluindo o Japão. Taue pretende encorajar o governo japonês a atravessar a disparidade em relação ao tratado.

Em Nagasaki, a idade média dos sobreviventes, também conhecidos como hikabusha, é de 81 anos. Sendo assim, há um senso de urgência em suas vontades de tornar a cidade o último local atingido por uma bomba atômica.

Os bombardeios atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.

Fonte: NHK
Imagem: Japan Times, Kyodo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto de 7,0M na China deixa 9 mortos e 164 feridos

Publicado em 9 de agosto de 2017, em Ásia

O forte terremoto de magnitude 7,0 na noite de terça-feira, na província de Sichuan, China, derrubou milhares de casas e até esta manhã 9 pessoas morreram.

Equipes trabalham para resgate das pessoas na província de Sichuan, China, após terremoto de 7,0 (China Daily)

As atividades de resgate prosseguem em Jiuzhaigou, província de Sichuan, na China, onde ocorreu um terremoto de magnitude 7,0, às 21h19 de terça-feira (8).

Publicidade

O Vale Jiuzhaigou, por sua beleza, é patrimônio histórico, onde milhares de turistas fazem visitas. Na ocasião do terremoto, há notícias de que 2,8 mil deles teriam ficado presos por conta do colapso da recepção do hotel. Segundo informações do jornal Independent, todos já foram evacuados.

No dia do terremoto, mais 34 mil turistas visitaram Jiuzhaigou, o parque nacional, segundo a imprensa local. Segundo informações do People’s Daily, dentre os mortos, 5 são turistas. 

As informações até as 7h00 desta quarta-feira (9) são de 9 pessoas mortas e 164 feridas. Segundo a NHK, bombeiros e policiais trabalham no resgate das pessoas que ficaram presas nos escombros.

Terremotos anteriores no mesmo local da China

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu todos os esforços para organizar rapidamente o trabalho de socorro e resgatar os feridos após o terremoto, noticiou o XinhuaNet.

As autoridades chinesas enviaram equipes médicas, socorristas e materiais de alívio para a área atingida pelo terremoto, onde a densidade populacional é de 6 pessoas por quilômetro quadrado.

O terremoto interrompeu os serviços ferroviários. O departamento ferroviário da Sichuan suspendeu 14 linhas.

O terremoto foi sentido na capital provincial Chengdu a cerca de 300km ao sul do epicentro e outras regiões das províncias vizinhas de Gansu e Shaanxi.

A Administração de Terremotos da China disse que 107 réplicas foram detectadas até as 22h30 de terça-feira e há possibilidades de terremoto de magnitude 6 nos próximos dias.

Sichuan é uma região propensa ao terremoto. Em maio de 2008, um terremoto de magnitude 8,0 atingiu Wenchuan e matou mais de 80 mil pessoas. Em 2013, um terremoto de magnitude 7,0 atingiu Lushan, matando 196, segundo o XinhuaNet.

Assista ao vídeo para conferir algumas imagens.

Fontes: NHK, Independent e XinhuaNet
Fotos: China Daily

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!