Muitas mortes aconteceram no Japão por consumo de plantas venenosas

Plantas venenosas confundidas com comestíveis provocaram a morte de várias pessoas no Japão nos últimos anos. Saiba mais.

O açafrão-do-prado (à dir.) é geralmente confundido com o alho victoriano (à esq.) / Instituto de Saúde Pública de Hokkaido

Onze pessoas morreram após consumirem plantas venenosas nos últimos 10 anos até 2016, supostamente porque as confundiram com plantas comestíveis, de acordo com o Ministério da Saúde e outras fontes.

Publicidade

Seis das vítimas consumiram açafrão-do-prado (inusafuran イヌサフラン ), uma planta que geralmente é confundida com outra, comestível, o alho victoriano (gyoujya-ninniku ギョウジャニンニク).

Pessoas que comeram o açafrão-do-prado apresentaram sintomas como dores de estômago e intestino solto dentro de 2 a 12 horas. Ao contrário do alho victoriano, o açafrão-do-prado não produz odor como o de alho. A planta possui flores de cor rosa e roxo claro.

Uma mulher de 80 anos se tornou a vítima mais recente, em maio deste ano, quando ela consumiu açafrão-do-prado em Hokkaido.

Três pessoas – o segundo maior número – morreram após terem consumido a planta acônito, que contém uma neurotoxina. Os lábios e a língua daqueles que consumem a planta ficam dormentes após 10 a 20 minutos. Os membros, então, ficam paralisados e os pacientes sentem náuseas.

O acônito (torikabuto トリカブト) é frequentemente confundido com a Anemone flaccida (nirin sou ニリンソウ). O acônito desenvolve flores lilás no outono, enquanto a última, flores brancas na primavera.

O acônito (à esq.) é frequentemente confundido com a Anemone flaccida (à dir.) / Instituto de Saúde Pública de Hokkaido

Das pessoas que sofreram doenças de caráter médio a grave após comer plantas venenosas, a maioria delas, ou 179, consumiram o narciso (suisen 水仙), que é facilmente confundido com o nirá (ニラ) /cebolinha chinesa (Allium tuberosum).

O consumo de narciso pode provocar náuseas e vômitos dentro de 30 minutos. Ao contrário do nirá, as folhas de narciso não liberam cheiro.

O narciso (à dir.) é frequentemente confundido com a cebolinha chinesa (à esq.)/ Instituto Público de Saúde de Hokkaido

“Ninguém deve consumir qualquer tipo de planta a não ser que elas sejam indiscutivelmente comestíveis”, disse Miou Toda, líder da 3ª seção da divisão de informação de segurança sobre medicamentos, alimentos e químicos do Instituto Nacional de Ciências da Saúde.

Ela alertou que as pessoas devem estudar as características de plantas nocivas que lembram as comestíveis antes de colhê-las.

Fonte e imagens: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sinalizações indicando rotas erradas e perigosas aparecem no Monte Fuji

Publicado em 17 de julho de 2017, em Conhecendo o Japão

Sinalizações mal-intencionadas guiam alpinistas em direção a rotas erradas e perigosas no Monte Fuji.

Seta pintada de branco na rocha (inf. à dir) mostra uma direção errada da rota original (Sankei)

Recentemente, as autoridades locais da província de Shizuoka ficaram preocupadas com a aparição repentina de várias setas de guia pintadas em locais na sétima estação do Monte Fuji, levando os alpinistas a uma direção errada e perigosa, divulgou o Sankei Shimbun.

Publicidade

As setas foram avistadas pintadas em rochas e outros pontos próximos à cabana Miharukan, ao longo da rota de alpinismo regular, no final de junho, segundo representantes da cidade de Oyama da província de Shizuoka.

Com cerca de 30cm de comprimento, as setas estavam pintadas de branco, encontradas ao longo de um total de 300m da rota.

Embora não tenha havido relatos de pessoas feridas como resultado da sinalização mal-intencionada, que poderia levar a um acidente, a cidade informou que vários alpinistas seguiram a rota errada, que guia em direção a uma área acidentada e escorregadia.

“Isso pode não somente levar a um terrível acidente, mas também é um ato extremamente mal-intencionado do ponto de vista da preservação da natureza”, disse um representante da cidade.

Autoridades locais colocaram fitas em volta dos locais onde há setas pintadas e vai remover a tinta brevemente, divulgou o Sankei Shimbun.

Fonte: Sankei,
Imagens: Sankei, Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!