Sentar com as pernas abertas em ônibus será proibido na Espanha

Campanha alerta: proibido sentar com as pernas abertas em ônibus na Espanha!! Veja mais!

Imagem/Reprodução: Reddit

É muito comum ver homens sentados com as pernas abertas em transportes públicos, tanto no Japão quanto no exterior. Contudo, esse ato incomodava muitas pessoas na Espanha, principalmente as mulheres.

Publicidade

Respondendo a protestos de grupos feministas, a Empresa Municipal de Transportes de Madrid, capital da Espanha, categorizou o ato de “abrir as pernas” em ônibus como uma “atitude incômoda”. A placa de sinalização de “proibição da abertura das pernas”, que inclui o desenho de um homem sentado realizando o “ato proibido”, estará presente em ônibus ao lado de outras placas como “proibir fumar” e “proibido jogar lixo no ônibus”.

Uma palavra explicada no “Dicionário de Inglês de Oxford”

Existe uma palavra inglesa formal que transmite o sentido do “ato dos homens sentarem com as pernas abertas”. Esta palavra se chama “manspreading”, um substantivo que une as palavras “man” (homem) e “spreading” (abrir ・alargar). Entretanto, esta palavra estava inserta no banco de dados online do “Dicionário de Inglês de Oxford” desde 2015.

Imagem tirada do site do EMT

A Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) utiliza a palavra “el manspreading” e apresenta o sentido da palavra neste post. No dia 6 de junho, a empresa anunciou em sua homepage que iria colocar a placa de sinalização nos ônibus com a assinatura da entidade para promover a proteção do espaço privado de cada pessoa dentro do transporte público, proibindo o “manspreading” em todos os ônibus.

“A missão deste novo ícone é fazer as pessoas pensarem sobre a necessidade do comportamento educado, e respeitarem o espaço de todos os passageiros”, disse a EMT.

Esta medida tomada pela EMT foi decidida a partir do patrocínio do departamento das igualdes de gênero da Câmara Municipal de Madrid, após uma petição online sobre a proibição do manspreading com a assinatura de 12.000 mulheres ser entregue às autoridades locais.

Na página da petição, está declarado que “existem adesivos nos transportes públicos que explicam a necessidade de ceder lugares para grávidas, pessoas com carrinhos de criança, pessoas idosas ou com deficiência, contudo, nós sempre somos afetadas nos meios de transportes públicos. Isso é manspreading!”

Não é apenas Madrid

Não é a primeira vez que casos como este ocorrem! Em 2014, a MTA (Autoridade de Transporte Metropolitano) realizou a campanha “Cara! Pare com o manspreading. É um problema de espaço.”

Entre 2014 e 2015, na Filadélfia, houve o “Cara, isso é rude”, uma campanha para resolver os problemas de sons altos de headphones nos transportes públicos e outras violações como o “manspreading”. Em Seattle, outra campanha que utilizou a ilustração de um polvo abrindo suas pernas nos assentos foi utilizada.

Após esta notícia do EMT, o jornal “The Guardian” reuniu uma série de campanhas de sensibilização de conduta que ocorreram no mundo inteiro. A matéria também inclui cartazes que foram utilizados no Japão em 1976 e 2012.

Fonte: Newsweek Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Primeira loja da Starbucks no mundo com salas de tatami será inaugurada no Japão

Publicado em 24 de junho de 2017, em Conhecendo o Japão

Segundo a Starbucks, essa será a 1ª loja da rede com salas de tatami. Confira o dia da inauguração e a localização!

O local da loja será uma casa japonesa de 2 andares construída há mais de 100 anos (Fashion Press)

A antiga capital do Japão, Quioto, tem muitas atrações turísticas para oferecer, desde seus locais históricos a paisagens cênicas, e agora está adicionando uma nova à lista – a primeira loja sob a marca global Starbucks com salas de tatami.

Publicidade

A Starbucks Coffe Japan Ltd., o braço japonês da rede Starbucks Coffee Co, informou na quinta-feira (22) que vai inaugurar uma nova loja, veiculada como a primeira no mundo onde o café será servido em salas com chão de tatami em uma casa estilo japonesa, no dia 30 de junho (sexta-feira).

O local de preparo dos cafés (Fashion Press)

Segundo a Starbucks Coffe Japan, a casa japonesa de 2 andares construída há mais de 100 anos será usada para a loja, e está localizada perto de um templo que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, o Kiyomizu-dera, um destino turístico muito popular.

O segundo andar vai destacar 3 salas com tatami, um tipo de tecido de palha entrelaçada tradicionalmente usado como revestimento no piso nos lares japoneses, disse a empresa com sede em Tóquio.

As tradicionais salas com tatami (Fashion Press)

A loja ficará de frente com a Ninenzaka, uma das ruas populares que levam em direção ao templo Kiyomizu e ao templo Kodai, e alinhada com lojas tradicionais.

De acordo com a Starbucks Coffe Japan, a loja não permitirá que as pessoas formem filas em frente ao estabelecimento e também vai restringir o número de clientes durante os horários de pico para não prejudicar a atmosfera calma da área.

Informações:

Starbucks Coffee Kyoto Ninenzaka Yasaka Teahouse Store (スターバックス コーヒー 京都二寧坂ヤサカ茶屋店)
Horário: das 8h às 20h
Localização no Google Maps, veja aqui

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagens: Fashion Press, Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!