Passageiro deficiente se arrasta pela escada de avião por causa das regras da empresa

O passageiro deficiente teve que se rastejar na escada de embarque, por causa das regras da empresa aérea. Saiba os detalhes.

Hideto Kijima, de 44 anos, estava retornando para Osaka no dia 5 de junho após passar uns dias nas Ilhas Amami (NHK)

Na quarta-feira (28), uma empresa aérea de baixo custo do Japão pediu desculpas a um passageiro deficiente por fazê-lo a sair de sua cadeira de rodas e se rastejar escada acima para embarcar em seu voo.

Publicidade

Hideto Kijima, de 44 anos, estava retornando para Osaka no dia 5 de junho após passar uns dias em Amami, uma pequena ilha no sul do Japão, quando um funcionário da empresa aérea Vanilla Air disse à ele que as regras da empresa proibiam qualquer pessoa de carregá-lo pela escada para embarcar.

Não havia qualquer tipo de elevador no pequeno aeroporto para transportar passageiros deficientes da pista até a porta da aeronave.

Os amigos de Kijima que viajavam junto com ele tentaram carregá-lo enquanto ele estava na cadeira de rodas, mas funcionários do aeroporto os impediram, dizendo que a ação era contra as regras de segurança da empresa aérea.

O passageiro deficiente disse que se rastejou pela escada usando apenas a força de seus braços (NHK)

Kijima, então, saiu de sua cadeira de rodas e começou a se rastejar escada acima até chegar na porta da aeronave. De acordo com o jornal Asahi, ele subiu cerca de 17 degraus.

Em um blog, Kijima, que tem paralisia da cintura para baixo, disse que foi forçado a se rastejar pelas escadas usando apenas seus braços.

Na quarta-feira, a Vanilla Air, subsidiária da All Nippon Airways, disse que pediu desculpas à Kijima.

“Lamentamos muito por ter causado esse sofrimento”, disse um porta-voz da empresa à AFP, salientando que a companhia aérea, desde então, tornou obrigatória a instalação de elevadores para os passageiros deficientes naquele aeroporto.

Anteriormente, a empresa aérea proibia os passageiros que não podiam andar de embarcarem em voos em Amami porque era perigoso carregar alguém escada acima, disse o porta-voz.

Kijima, que é líder da Barrier-Free Consulting, já visitou 158 países e disse à Nippon TV na quarta-feira que ficou ”surpreso” quando o funcionário disse que ele não poderia viajar se não pudesse subir as escadas.

“Eu duvido que os funcionários do aeroporto achavam que isso não era errado”, salientou Kijima.

Toshihiro Higashi, um advogado e professor de leis na Universidade Kumamoto Gakuen, desaprovou a conduta da Vanilla Air. “Espera-se que uma empresa aérea, como parte do transporte público, esteja preparada para embarcar pessoas em cadeira de rodas”, disse ele.

Uma lei que entrou em vigor em abril de 2016 proíbe a recusa ou restrição de serviços a pessoas com deficiência física sem razão legítima.

Fonte: StraitsTimes, Asahi, NHK
Imagens: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão considera enviar homem à Lua

Publicado em 29 de junho de 2017, em Curiosidades

A agência espacial japonesa considera enviar homem à Lua. Saiba mais.

A agência espacial japonesa espera que as preparações para tal projeto tenham início por volta de 2025 (NHK)

A agência espacial do Japão propôs um plano a um painel do governo sobre enviar astronautas japoneses à Lua após o ano 2025.

Publicidade

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) apresentou a ideia ao painel do ministério na quarta-feira (28). O painel tem a tarefa de discutir a direção da exploração espacial do país.

A JAXA disse que não vai desenvolver uma espaçonave tripulada por sua conta que exige altos custos de desenvolvimento.

Ao invés disso, ela fará uma contribuição tecnológica a um projeto multinacional sobre sondagem lunar tripulada. A agência espera que isso dê à ela o direito de enviar japoneses à Lua.

A agência espera que as preparações para tal projeto tenham início por volta de 2025. O ministério planeja compilar um relatório sobre a visão da exploração espacial do país até março do ano que vem.

Essa é a primeira vez que a JAXA revela de forma oficial sua intenção de enviar astronautas além da Estação Espacial Internacional (ISS). Astronautas japoneses já vivenciaram missões de longa duração na ISS que orbita a Terra a uma altitude de 400km.

A estrutura internacional para a ISS poderá continuar até 2024, mas seu futuro continua indeciso depois disso.

Uma conferência de países membros conhecida como Fórum Internacional de Exploração Espacial será realizada em Tóquio em março de 2018. Os panoramas para a futura estrutura serão discutidos.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!