Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Nova categoria de habilitação para dirigir caminhões visa atrair jovens motoristas

Publicado em 17 de março de 2017, em Sociedade

Nova categoria de carteira de habilitação no Japão visa incentivar jovens motoristas. Veja mais.

(Imagem ilustrativa: arquivo Portal Mie)

Um novo tipo de carteira de habilitação foi criado a pedido da indústria de caminhões, que quer mais motoristas jovens em meio à escassez e envelhecimento da força de trabalho.

Publicidade

Sob a revisada Lei de Tráfego em Rodovias, que entrou em vigor no domingo (12), um nova categoria de licença para dirigir caminhões de “porte quase-médio” foi criada para veículos com peso entre 3.5 a 7.5 toneladas, incluindo passageiros e carga.

Esta nova categoria chama-se 準中型自動車免許 (Jun Chugata Jidousha Menkyo), uma categoria intermediária entre Futsu e Chugata. (clique aqui para ver a matéria completa publicada pelo Portal Mie).

Para criar um espaço para a nova categoria de caminhão, o limite máximo para caminhões regulares foi reduzido de 5 para 3.5 toneladas e o limite mínimo para caminhões de porte médio foi elevado de 5 para 7.5 toneladas.

Essa foi a primeira alteração de classificação desde 2007, quando a categoria de caminhões de porte médio foi introduzida.

Incentivo a jovens motoristas no Japão

Enquanto motoristas de caminhões de porte médio precisam ter no mínimo 20 anos de idade com 2 ou mais anos de experiência no volante para conseguir a licença, aqueles com 18 anos ou mais sem experiência agora têm permissão para obter uma licença para dirigir caminhões de porte quase- médio.

Funcionários da indústria esperam que a nova categoria encoraje mais jovens a procurarem por serviços relacionados a transportes.

Aqueles que já têm licença para dirigir veículos regulares terão permissão para dirigir caminhões de porte quase médio de até 5 toneladas. O limite de peso do veículo será eliminado para tais motoristas que atenderem a certas exigências, incluindo 4 pacotes de aulas sobre habilidades de condução que poderão ser feitas em autoescolas.

Os típicos caminhões de porte quase-médio são veículos compactos usados para fazer entregas de encomendas de curta distância em residências e lojas de conveniência.

A popularidade das compras on-line levou a um aumento acentuado na demanda por serviços de entrega de encomendas e uma séria escassez de motoristas de caminhão.

“Muitas empresas de caminhão se queixam que não conseguem preencher novas vagas de trabalho que elas publicam”, disse Saito.

“O envelhecimento dos motoristas é um assunto sério. Como os motoristas com licenças para veículos regulares podem receber uma licença para dirigir caminhões de porte quase- médio ao fazer 4 pacotes de aulas, com sorte, pessoas na faixa etária de 30 anos vão se candidatar”.

Fonte: Jiji
Imagem: Arquivo Portal Mie

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!