Médico que ficou com pacientes em cidade de Fukushima após crise nuclear morre em incêndio

Médico que permaneceu numa cidade de Fukushima, mesmo com a ordem de evacuação, morreu em incêndio. Entenda a história de comprometimento profissional.

medico-fukushima-1

Publicidade

Hideo Takano, de 81 anos, diretor do Hospital Takano, na cidade de Hirono, morreu em um incêndio, ameaçando o futuro do hospital e possivelmente da comunidade de 2.800 residentes.

A casa de madeira onde Takano residia, no mesmo local do hospital, pegou fogo na noite de 30 de dezembro. A polícia encontrou o corpo do médico dentro da casa.

Takano e outro médico cuidaram de pacientes internados antes da tripla fusão em março de 2011, que foi ocasionada pelo Grande Terremoto no Leste do Japão.

Cotidiano após o desastre de Fukushima

Quando o governo da cidade ordenou no dia 13 de março de 2011 que todos os residentes evacuassem, Takano e a maioria de seus funcionários escolheram ficar para continuar tratando das pessoas internadas no hospital. Eles consideraram muito arriscado transportar os idosos e pacientes frágeis para outro lugar quando a província inteira estava em desordem.

“Gostaríamos de evitar o colapso dos serviços médicos locais. Nós, como um governo local, precisamos responder à dedicação de Takano”, disse na terça-feira (3) o prefeito de Hirono, Satoshi Endo, intensificando seu pedido por assistência dos governos central e da província de Fukushima.

Hirono tinha uma população de aproximadamente 5.000 pessoas antes do desastre nuclear. Mas somente um pouco mais da metade dos residentes retornaram para viver na cidade após a ordem de evacuação ter sido retirada, 1 ano depois.

medico-fukushima-2

Desde o final de dezembro passado, havia 102 internados no Takano Hospital, embora o número de funcionários tenha diminuído em cerca de um terço do nível pré-desastre. Médicos a tempo parcial se juntaram à Takano para cuidar de pacientes após o desastre, mas ele era o único médico que trabalhava a tempo integral no quadro de funcionários.

“Takano costumava dizer que nada o fazia mais feliz do que cuidar dos pacientes”, disse um dos funcionários do hospital, descrevendo o comprometimento do médico.

De acordo com representantes de Hirono, médicos a tempo parcial continuaram cuidando de pacientes até o dia 3 de janeiro, após a morte de Takano.

A cidade conseguiu assegurar médicos temporários para o hospital após a data através da cooperação da cidade de Minami-Soma.

Médicos do Hospital Geral de Minami-Soma também colaboraram e formaram um grupo para dar auxílio no Takano Hospital. Mais de 20 médicos se cadastraram para oferecer serviços voluntários, incluindo profissionais das províncias de Chiba, Shizuoka e Nagano.

Fonte: Asahi
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota apresenta carro que entende as emoções humanas

Publicado em 6 de janeiro de 2017, em Tecnologia

A Toyota apresentou nesta quarta-feira (04) um carro conceito que consegue entender os usuários.

toyota-concept-aiO “TOYOTA Concept – i” é um automóvel de passageiros de quatro assentos que apresenta uma fonte de energia que não expele gás carbônico durante a condução. Porém, o mais impressionante é que este carro possui instalado uma inteligência artificial que consegue reconhecer as emoções das pessoas e armazenar seus gostos, além de possuir instalado alguns recursos interativos.

Publicidade

O automóvel dirige de acordo com as emoções e humor dos usuários e, caso o motorista estiver muito cansado, ele sugere a direção autônoma. A empresa pretende construir um automóvel com algumas funcionalidades deste carro conceito e testá-lo nas vias públicas do Japão em alguns anos.

Um carro conceito é um veículo experimental construído com novas tecnologias. Técnicos e designers da Toyota preparam a exibição ao público e análise de especialistas. Este veículo será exposto na CES, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas (EUA).

Gill Pratt, CEO do Instituto de Pesquisas da Toyota, disse que o maior desafio é desenvolver uma direção autônoma completamente capaz de dirigir em qualquer situação para prevenir acidentes.

Fonte: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!