Frio mais intenso deste inverno: prepare-se para mais neve amanhã!

Alerta no Japão sobre o perigo de neve pesada e tempestades hoje, e amanhã há perigo de nevasca em diversas regiões.

De acordo com a JMA (Agência Meteorológica do Japão), devido ao impacto da forte pressão atmosférica de inverno, continuará a nevar principalmente entre Tohoku e o oeste do Japão nas regiões próximas ao Mar do Japão. Também há a probabilidade de nevar em alguns lugares de Tokai e em outras regiões perto do Pacífico.

Publicidade

O acúmulo de neve ao meio-dia foi de 2.51 metros em Hijiori Minamiyama (Yamagata), 1.59 metro em Tsunan (Niigata), 95 centímetro em Kuzuryu na cidade de Ono (Fukui), 73 centímetros em Muraokaku Yado (Hyogo), 33 centímetros na cidade de Niigata, 12 centímetros em Tottori, e também está começando a nevar no lado do Pacífico como em Nagoia.

Nos lugares com maior acúmulo de neve como em Nagano e Niigata, nestas 24 horas, nevou aproximadamente 50 a 60 centímetros.

Ademais, os ventos começaram a ficar mais fortes no lado do Mar do Japão e, antes do meio-dia, chegaram a 94 km/h no Aeroporto de Tottori.

No céu de Hokuriku e do norte do Japão, uma frente fria de -42ºC está afetando o clima, levando muito frio para boa parte do Japão.

No domingo (15), a previsão é de que o frio fique mais intenso, portanto prepare seus agasalhos.

Além de a neve estar caindo principalmente nas áreas montanhosas no lado do Mar do Japão, em algumas planícies localizadas nas regiões do leste e oeste do Japão próximas ao Pacífico, poderá haver o acúmulo de neve e possibilidade de neve pesada em alguns locais.

Em relação à quantidade de neve nas próximas 24 horas, nos lugares com maior acúmulo, será de 1 metro em Niigata, 70 centímetros em Kanto Koshin e Tokai, 60 centímetros em Kinki e Chugoku, 50 centímetros em Tohoku, 40 centímetros em Hokkaido e 20 centímetros em Shikoku, segundo a previsão.

E até segunda-feira (16), por todo o território japonês, os ventos ficarão mais fortes e, além de tempestades de neve em lugares próximos ao Mar do Japão, o mar ficará violento e as ondas podem atingir 6 metros de altura.E a previsão é que neve da mesma forma que no domingo.

A JMA alerta, principalmente as regiões próximas ao Mar do Japão, sobre o perigo de muita neve que pode prejudicar os meios de transporte, além de ondas altas e perigos de avalanches.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neve em quase todo Japão; brasileiros relatam sobre o tempo hoje

Publicado em 14 de janeiro de 2017, em Comunidade

O volume de neve chega a 2,51 metros em Yamagata, e nas regiões do Mar do Japão também continua o alerta para nevasca. Brasileiros relatam sobre a neve nas suas cidades.

Kakamigahara (Gifu) amanheceu com a paisagem branca (Eli Ivanski)

Quase todo o arquipélago japonês recebeu neve e, em alguns locais específicos, nevasca, como em Yamagata, chegando a 2,49 metros de volume. Se até ontem eram 5 vítimas, com 1 morte, na manhã deste sábado, em consequência da neve, mais uma vítima fatal. No vilarejo de Sakae (Nagano), quase na divisa com a província de Niigata, um monge, 63 foi encontrado morto. Segundo a polícia, ele estaria fazendo o trabalho de remoção da neve quando foi atingido na cabeça por uma árvore que teria caído com o peso da neve.

Publicidade

Em Niigata, o corpo de bombeiros registrou acidentes e incidentes por conta da neve. Um atropelamento ocorrido por volta das 11h00 deste sábado, tirou a vida de uma mulher na faixa dos 80 anos. Também, pessoas que removiam a neve ficaram feridas, sendo uma grave e 5 com lesões leves.

Consequências da neve

Os meios de transporte como aviões, shinkansen e trens tiveram paralisação e atrasos em quase todas as províncias que foram atingidas pela neve. E há motivos, pois em Yamagata o volume da nevasca passou de 2 metros e meio de altura, chegando a 2,51 ao meio-dia deste sábado. Em Niigata foi registrado 1,59 m, enquando em Ono-cho (Fukui), chegou a quase 1 m (95 cm). A costa do Mar do Japão, desde Tottori até o norte, é a região mais atingida pela neve, a qual só se acumula.

Por outro lado, a neve confere uma paisagem especial, como no vilarejo de Shirakawa, que ganha uma maquiagem imperdível somente nesta época do ano.

vilarejo de Shirakawa (Gifu), imperdível visita nesta época (NHK)

Até amanhã, domingo, as regiões mais altas deverão grande quantidade de neve, mesmo nas províncias que tradicionalmente não costuma ficar com a paisagem branca no inverno.

Os brasileiros e a neve

Kakamigahara (Gifu) amanheceu com a paisagem branca nesta manhã de sábado. Segundo Eli Ivanski, residente na cidade, disse que com a alternância de sol e nuvens, no período da tarde a neve já estava derretendo. “Como hoje é sábado e a maioria das empresas está de folga, não soube de caso de falta de pessoas”, disse ela que trabalha em empreiteira.

divisa de Gifu com Mie e o comerciante João do Boi Bom  (Roberto Jr.)

Em Kuwana (Mie), o comerciante João, do Boi Bom, disse que apesar da neve o movimento da loja está normal. Ou seja, ninguém se intimidou com os flocos e a baixa temperatura para sair às compras.

apesar do alerta de neve, a quantidade foi pouca em Nagoia (Anna Shudo)

Na capital de Aichi, Nagoia, por volta das 2h30 o asfalto começou a ficar branco, acumulando 2 cm de neve. Porém, de manhã ela já derreteu e ocasionalmente a cidade tem recebido flocos de neve. A província de Aichi estava sob alerta de neve mas essa foi cancelada por volta das 14h00. O trânsito fluiu normalmente e a neve não impediu ninguém de ir trabalhar.

Brasileira conta sobre a pesada atividade na neve

neve em Toyama (@ototobi/Twitter)

Para quem mora em Takaoka (Toyama), como Rosana Alecrim, há 23 anos, o inverno tem rotina rigorosa. “Mesmo morando em apartamento, temos o trabalho comunitário de pegar a pá e remover a neve do estacionamento. Isso cansa”, explica. No entanto, ela confessa que a cada ano a neve diminui um pouco, comparada ao volume de 23 anos atrás quando chegou no Japão. Neste sábado, mesmo com o acúmulo de cerca de 10 cm e temperatura de 1 grau não impede das pessoas saírem para o trabalho.

As províncias da região Hokuriku (Fukui, Ishikawa e Toyama) continuam com alerta de neve, inclusive para domingo.

 

Fontes: NHK/Portal Mie
Fotos: cedidas/Twitter

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!