Pirâmide humana no Undoukai: Perigo nas escolas japonesas?

Publicado em 18 de maio de 2015, em Educação

Professor de universidade alerta sobre os perigos existentes da pirâmide humana, apresentação clássica dos Undoukai nas escolas japonesas.

Professor de universidade alerta sobre os perigos existentes da pirâmide humana, apresentação clássica de Undoukais nas escolas japonesas.

Para quem tem (ou já teve) filho na escola japonesa ou teve a oportunidade de visitar um undoukai, uma gincana esportiva realizada anualmente nas escolas, provavelmente, já deve ter visto a pirâmide humana feita pelos alunos.

A pirâmide humana, conhecida por kumitaisou em japonês, é um clássico que não pode faltar num undoukai. Entretanto, apesar de ser uma apresentação tradicional, ela está gerando polêmica entre pais e professores.

Ryo Uchida, professor da Universidade de Nagoia e pesquisador de perigos e acidentes escolares, alertou sobre os riscos da pirâmide humana em artigo para a Yahoo! JAPAN.

Fraturas e sequelas

Cada vez mais as escolas estão tentando bater os recordes. Em 2012, um aluno fraturou a perna numa escola em Osaka ao tentar formar uma pirâmide humana de 11 andares. Outro acidente ocorreu em Kansai, ao formar uma pirâmide que resultou em ferimentos em 4 alunos.

Alguns casos chegaram a resultar em sequelas. Apenas em 2012, foram 3 casos registrados em todo o Japão: um de deficiência auditiva e os outros 2 em deformidade na fratura.

18 mai piramide humana 1

Mais de 7m e 200kg

Mesmo com os acidentes, as escolas continuam com as pirâmides gigantes. Uma pirâmide de 10 andares chega a ter 7m de altura e quem fica na base chega a aguentar cerca 200kg.

Não são poucos os alunos que reclamam de dores na cintura devido ao peso, e no joelho devido a areia e as pedras, além das quedas do topo.

Segundo o Ministério do Trabalho, até mesmo para um adulto trabalhar num local com mais de 2m, é necessário ter cercas, redes de proteção e uso de cinto de segurança, enquanto as crianças sobem sem proteção nenhuma em alturas acima de 3m.

Sensação de união? Pressão?

A educação física é fundamental na formação de cidadãos saudáveis, porém, qual a necessidade e a vantagem de arriscar as crianças a esse ponto?

Muitos alegam que a pirâmide é uma maneira dos alunos aprenderam a sensação de união, o prazer do trabalho em equipe. Mas será que realmente as crianças estão adquirindo essa experiência de vida? Ou é necessário todo esse risco para aprender isso?

“Recomendo que parem com as pirâmides humanas não apenas visando a segurança das crianças, mas também os professores que correm o risco de serem processados caso ocorra um acidente,” disse Ryo Uchida.


 

Vídeo: Pirâmide humana de 10 andares

Fonte: Yahoo! JAPAN
Imagens: Matome Naver

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
au - telefonia movel no Japao
Passagens Aereas para o Brasil
au - telefonia movel no Japao
Casa Própria no Japão
au - telefonia movel no Japao
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
au - telefonia movel no Japao
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Baladas no Japão