Simpósio Suzuka – Habilitação Japonesa

Publicado em 15 de novembro de 2008, em Carteira de habilitação

Suzuka , 15 de Novembro de 2008

Em Suzuka, no Bunka Kaikan, aconteceu o “Simpósio 2008 em Suzuka – Em parceria com os cidadãos estrangeiros”. Organizado pela NPO Aidensha (Suzuka), com tema principal carta de habilitação japonesa para estrangeiros. Há algum tempo atrás, iniciou-se conversações sobre exames em língua portuguesa para carta de motorista na provínicia de Mie. O Simpósio veio justamente para discutir e viabilizar este processo.

&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa

Imagem do Bunka Kaikan e dos convidados a participar

Participaram do Simpósio diversas autoridades relacionadas com a comunidade estrangeira em geral. O Vice-Presidente da Mitsui Bussan – Chubu, Sr. Yamamoto Takahiko, Profa. Aoki Yukie da escola primária Chisatagaoka, representantes da polícia de Mie-Ken, políticos e membros do governo mostraram como a comunidade japonesa está empenhada em procurar soluções para os problemas que envolvem estrangeiros.

&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa

Sr. Yamamoto, da Mitsui Bussan, contando com tradução simultânea

Sr. Yamamoto da Mitsui Bussan, mostrou uma preocupação muito grande a respeito da educação das crianças filhos de estrangeiros residentes no Japão. “Muitas crianças estão residindo aqui e não falam nem o japonês nem a língua do país de origem”, salientou. A Mitsui Bussan tem ajudado anualmente escolas que trabalham com estrangeiros com doações de recursos e apoio cultural.

&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa

Sra. Sakamoto – Presidente da NPO AIdensha e Sra. Aoki da Escola Primária Chisatogaoka

O representante da polícia de Mie, trouxe informações detalhadas do sistema de carta de motorista japonês. E fez muitos comentários importantes sobre acidentes de trânsito. Apresentou números relativos aos acidentes ocorridos nos últimos anos, e disse que para diminuir estes números, é necessário mais educação ao dirigir, respeito aos idosos, respeitos as leis de trânsito que são iguais em todo território japonês.

O sistema de Carta de Motorista no Japão conta com três sistemas atualmente:

1 – Prova e testes normais

2 – Escolas especializadas em carta de motorista japonesa

3 – Troca de carta de motorista estrangeira por japonesa através de testes

O sistema de testes normais é muito difícil e complicado. Dentre 736 pessoas que deram entrada, apenas 6 conseguiram aprovação. Há muito mais chances de se tirar a carta de motorista através da escola especializada (Jidousha Gakkou). Em ambos os casos, haverá testes de visão, audição, reflexos, provas técnica e de direção.

A NPO Aidensha tem feito muitos trabalhos importantes relacionados com a comunidade brasileira, além de oferecer serviços de tradução, despachante, vistos, seguros de automóveis entre outros serviços e suporte oferecidos a comunidade estrangeira. A Presidente da NPO – Kumiko Sakamoto já morou no Brasil e conhece bem os problemas da comunidade estrangeira. E este simpósio foi aberto a discussões entre todos os presentes no dia.

&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa

Falando sua opnião, Sr. Paulo Sano, do Colégio Criativo de Iga, e imagem de brasileiros presentes no dia

E no final do Simpósio, foi lançada a idéia de se formar uma Assossiação de estrangeiros de Mie. Uma instituição que reuniria pessoas da comunidade para poder discutir problemas e soluções em relação a estrangeiros. E poder ter representatividade perante o governo, com mais organização.

O resultado do Simpósio foi positivo. Houve quem fosse contra, alegando que se os estrangeiros estão residindo aqui no Japão deveriam se esforçar para aprender a língua japonesa, e não dirigir erradamente sem carta de motorista. E outro ponto contra a proposta – o sistema de transporte japonês é muito eficiente, e se a pessoa não possui carta, deveria se locomover de ônibus e trem. Essa opnião foi de um japonês presente no dia.

&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa&nbspSimpósio Suzuka – Habilitação Japonesa

Representantes do Governo e políticos, e membros da comunidade presentes no dia

Se a iniciativa der certo, em breve teremos exames de habilitação em português, ou talvez algum sistema que viabilize a estrangeiros com menor domínio da língua japonesa a tirarem a carta. O objetivo do simpósio não era simplesmente facilitar. O exame deve ter a mesma dificuldade que para os japoneses, mas apenas a tradução dos testes para língua portuguesa.

Texto – Argeno Fujita   Fotos – Roberto Suyama


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
au - telefonia movel no Japao
Passagens Aereas para o Brasil
au - telefonia movel no Japao
Casa Própria no Japão
au - telefonia movel no Japao
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
au - telefonia movel no Japao
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Baladas no Japão